Congrad aprova calendário acadêmico para 2022

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, na última terça-feira, dia 21, o calendário acadêmico vigente para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares em 2022. As aulas do primeiro semestre começam em 18 de abril e terminam em 19 de agosto. Já as do segundo período letivo,  iniciam em 12 de setembro e finalizam em 20 de janeiro de 2023.

Vale destacar que, conforme a resolução Nº 73/2021 do Congrad, o calendário acadêmico é válido para os cursos de Educação a Distância e para as graduações presenciais da UFJF que têm condições de iniciar o ano letivo 2022.

Confira o calendário acadêmico de 2022.

Primeiro semestre

As matrículas para o primeiro semestre poderão ser feitas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), de 14 a 20 de março. O sistema volta a abrir entre os dias 25 e 31 do mesmo mês para ajustes feitos pelos próprios acadêmicos. Já os coordenadores têm até o dia 29 de abril para fazerem os acertos finais necessários, sendo que a matrícula em disciplinas com vagas ociosas deve ser feita no dia 2 de maio. Além disso, o calendário prevê o trancamento de disciplina no Siga que termina no dia 27 de maio.

De 16 a 20 de maio, os estudantes que irão se formar no fim do primeiro semestre deverão se inscrever para a Colação de Grau Unificada e a autorização da inscrição pelos Coordenadores, via Siga, deve ser feita entre 23 e 27 do mesmo mês.

Segundo semestre

Com início previsto para 12 de setembro, os estudantes devem fazer as matrículas entre os dias 24 e 28 de agosto e os ajustes poderão ser feitos entre 2 e 7 de setembro. Já os pedidos para dispensa de disciplinas estão previstos para serem realizados entre os dias 12 e 30 de setembro, e as matrículas em disciplina com vagas ociosas devem ser feitas pelos coordenadores no dia 22 do mesmo mês.

Em relação à colação de grau, as inscrições deverão ser feitas pelo Siga, entre 3 e 7 de outubro, sendo que a autorização dos coordenadores pelo Sistema acontece entre 10 e 18 do mesmo mês. Antes do término do semestre letivo em 20 de janeiro de 2023, haverá um recesso acadêmico entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro.