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Envio de documentos

ATENÇÃO

Os documentos devem ser enviados de acordo com a metodologia da pesquisa. Observe atentamente as adequações dos projetos à Resolução 466/12 CNS e a Norma Operacional 001/13 CNS. Nos  projetos com áreas temáticas especiais (povos indígenas, novo fármaco, material biológico…) devem ser observados também as Resoluções complementares. OBS: pesquisas em Ciências Humanas e Sociais deve ser observado também a Resolução 510/16 CNS.

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O CEP/UFJF NÃO RECEBE NENHUM DOCUMENTO FÍSICO. O PROCESSO É TODO ON-LINE E DEVERÁ SER ACOMPANHADO PELO PESQUISADOR

TODOS OS DOCUMENTOS ENVIADOS pelo pesquisador, devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto. Em atenção a  Norma Operacional nº 001/2013 CNS, que complementa a Resolução CNS nº 466/2012 (e suas complementares), PORTANTO NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS EM FORMATO DE IMAGEM.

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 O MANUAL DO PESQUISADOR (link) É ESSENCIAL DO INÍCIO AO FIM DA SUBMISSÃO DO PROJETO, A SEGUIR PASSO A PASSO DAS PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONAS À SUBMISSÃO DE PROJETOS E ALTERAÇÕES EM PLATAFORMA BRASIL.

O MANUAL DO USUÁRIO – ÁREA HUMANAS E SOCIAIS (LINK) para resposta de pendências de projetos relacionado à área de HUMANAS E SOCIAS, vinculados à RESOLUÇÃO 510/2016.

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DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO NA PLATAFORMA BRASIL

­O Projeto de Pesquisa Detalhado é obrigatório – Projeto Detalhado (Modelo)

OBS: Este modelo só devera ser utilizado para encaminhamentos de projetos para o CEP/UFJF. Para inscrições em editais utilizar o modelo de projeto específico.

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­Modelo para resposta de pendênciaClique para fazer o download do modelo (Arquivo .docx – 32,5 kB)

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A Folha de Rosto emitida pela Plataforma Brasil deve ser assinada, digitalizada e submetida ao CEP/UFJF. Atenção aos campos de datas e assinaturas, que devem ser devidamente identificadas. O campo “Instituição Proponente” deverá conter preferencialmente o carimbo do Diretor da Unidade/Instituto.

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Visando atender as singularidades metodológicas de cada pesquisa, estamos disponibilizando um roteiro para auxiliar na construção do(s) TCLE(s) Roteiro elaboração TCLE (Modelo)

Abaixo, modelos que podem vir a contribuir na elaboração:

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­Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Biorrepositório) 

Modelo de TCLE e demais documentos voltados para

pesquisas as quais utilizarão Biorrepositório – Clique aqui 

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Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha. Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato telefônico  dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local e da CONEP,

quando pertinente. – Modelo

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­Termo de Assentimento Livre Esclarecido

para anuência do participante da pesquisa:

Criança, adolescente ou legalmente incapaz.

OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha.

Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato

telefônico  dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local

e da CONEP, quando pertinente. – Modelo

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os responsáveis

no caso de participação de Criança, adolescente ou legalmente incapaz. OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha. Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato telefônico dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local e da CONEP, quando pertinente – Modelo

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Dispensa de TCLE. Conforme determinação da CONEP, CNS e MS:

para a obtenção de dados do participante de pesquisa, mesmo em

prontuários, faz-se necessário o preenchimento do Termo de

Consentimento Livre e Esclarecido ( TCLE) pelo participante

de pesquisa. O TCLE é o instrumento pelo qual o participante

manifesta(rá) a sua anuência e autorização para que os

documentos-fonte sejam consultados. Logo, se houver, da

parte dos pesquisadores, a intenção de consultar os prontuários

médicos ou dados secundários durante a pesquisa, essa informação

tem que ficar explicita no TCLE, devendo-se explicar, claramente,

quem terá acesso direto aos documentos. – Modelo

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Declaração de Concordância e Infraestrutura: esta declaração é apenas uma sugestão, pois a mesma deve ser redigida pela instituição que declara infraestrutura e concordância com a realização da pesquisa, em papel timbrado E contendo o carimbo no campo de assinatura – Modelo

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Curriculum Lattes do Pesquisador Responsável e equipe/assistente da pesquisa;

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Termo de Confidencialidade e Sigilo – Modelo

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Instrumentos de coleta de dados da pesquisa (questionários, formulários, entrevistas, roteiro e outros) caso seja pertinente ao seu projeto, devem vir em um documento em anexo.

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• Os documentos deverão ser digitalizados e submetidos via PLATAFORMA BRASIL.

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PROJETOS DE PESQUISA NO ÂMBITO HU

A análise dos projetos de pesquisa que serão desenvolvidos no âmbito do HU-UFJF, em parte ou na sua totalidade deverão ser feitas prioritariamente pelo CEP do HU-CAS (CNPJ 21.195.755/0002-40).  Caso opte que seu projeto seja analisado no CEP/UFJF (CNPJ 21.195.755/0001-69) e no (HU-UFJF, CNPJ 21.195.755/0002-40 ) além da documentação de acordo com sua metodologia, também será necessário anexar ao protocolo de pesquisa à Carta de Anuência, que atesta tanto o cadastro no Rede Pesquisa, como a autorização para utilização da infraestrutura e a viabilidade econômica do projeto no HU, para tanto se faz necessário o cadastro de pesquisas da Ebserh, chamado Rede Pesquisa. Neste sistema, o pesquisador deverá seguir os procedimentos, que tem como um dos documentos a serem emitidos que será à Carta de Anuência, a ser assinada pelo Setor de Gestão de Pesquisas, Inovação e Tecnologia em Saúde (SGPITS) e pela Unidade de Gestão em Pesquisa (UGPESQ).  Para mais detalhes sobre os procedimentos, acesse o link Site Ebserh – Cadastro de pesquisas CEP-HU.

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PROJETOS  DE PESQUISA NO DE GOVERNADOR VALADARES

Orientações adicionais, para TRAMITAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NO CEP/UFJF e PASSO A PASSO PARA INCLUSÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE/ UNIDADE ÓRGÃO CAMPUS GV NA FOLHA DE ROSTO, aos PESQUISADORES DO CAMPUS DE GOVERNADOR VALADARES – PASSO A PASSO

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PROJETOS COM ÁREA TEMÁTICA ESPECIAL

Os documentos anexados pelo pesquisador, devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto. Em deferência a lista de checagem apresentada na Norma Operacional nº 001/2013 CNS, que complementa a Resolução CNS nº 466/2012 (e suas complementares).

OBS: O documento que possuir assinatura e por este motivo estiver em FORMATO .PDF e não permitir o uso de tal recurso supracitado, FAZ-SE NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DESTE MESMO DOCUMENTO sem a assinatura com a opção copiar/colar,  NA VERSÃO “DOC” (word).

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DOCUMENTOS PÓS PESQUISA

• Relatório Final de Pesquisa – Todas as áreas do conhecimento – Relatório Final de Pesquisa (Modelo)

• Relatório Parcial de Pesquisa – Todas as áreas do conhecimento – Relatório Parcial de Pesquisa (Modelo)

• Relatório Final de Pesquisa – Estudos Clínicos Unicêtricos e Multicêntricos – Modelo Relatório Final de Pesquisa – Clínicos Uni/Multicêntricos (Modelo).

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ATENÇAO: Caso seja necessário realizar alguma EMENDA AO PROJETO DE PESQUISA clique no link a seguir para acompanhamento do passo a passo. NÃO ESQUECER DE ANEXAR O RELATÓRIO PARCIAL às emendas. (Clique aqui – link passo a passo emenda)


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OBS:  Ao realizar a(s) RESPOSTA(s) DE PENDÊNCIA(s), seguir as informações passadas em PARECER CONSUBSTANCIADO. LEMBRANDO QUE O PRAZO MÁXIMO PARA RESPOSTA É DE ATÉ 45 DIAS, contados da emissão do parecer consubstanciado.

Para que sejam identificadas as pendências, e, facilite a correção do projeto pelo relator que as indicou, SEMPRE EVIDENCIE AS ALTERAÇÕES REALIZADAS, PREFERENCIALMENTE EM AMARELO.

CASO ENTENDA DE FORMA DIVERGENTE DA PENDÊNCIA SINALIZADA, RESPONDÊ-LAS NO CAMPOOUTRAS INFORMAÇÕES/JUSTICATIVAS“.


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ENDEREÇO

Prédio da Reitoria (Sala da PROPP) à disposição de segunda a quinta de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 e na sexta-feira de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

Tel.:  (32) 2102-3788 / cep.propp@ufjf.br