ATENÇÃO
Os documentos devem ser enviados de acordo com a metodologia da pesquisa. Observe atentamente as adequações dos projetos à Resolução 466/12 CNS e a Norma Operacional 001/13 CNS. Nos projetos com áreas temáticas especiais (povos indígenas, novo fármaco, material biológico…) devem ser observados também as Resoluções complementares. OBS: pesquisas em Ciências Humanas e Sociais deve ser observado também a Resolução 510/16 CNS.
O CEP/UFJF NÃO RECEBE NENHUM DOCUMENTO FÍSICO. O PROCESSO É TODO ON-LINE E DEVERÁ SER ACOMPANHADO PELO PESQUISADOR
TODOS OS DOCUMENTOS ENVIADOS pelo pesquisador, devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto. Em atenção a Norma Operacional nº 001/2013 CNS, que complementa a Resolução CNS nº 466/2012 (e suas complementares), PORTANTO NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS EM FORMATO DE IMAGEM.
O MANUAL DO PESQUISADOR (link) É ESSENCIAL DO INÍCIO AO FIM DA SUBMISSÃO DO PROJETO, A SEGUIR PASSO A PASSO DAS PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONAS À SUBMISSÃO DE PROJETOS E ALTERAÇÕES EM PLATAFORMA BRASIL.
O MANUAL DO USUÁRIO – ÁREA HUMANAS E SOCIAIS (LINK) para resposta de pendências de projetos relacionado à área de HUMANAS E SOCIAS, vinculados à RESOLUÇÃO 510/2016.
DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO NA PLATAFORMA BRASIL
O Projeto de Pesquisa Detalhado é obrigatório – Projeto Detalhado (Modelo)
OBS: Este modelo só devera ser utilizado para encaminhamentos de projetos para o CEP/UFJF. Para inscrições em editais utilizar o modelo de projeto específico.
Modelo para resposta de pendência – Clique para fazer o download do modelo (Arquivo .docx – 32,5 kB)
A Folha de Rosto emitida pela Plataforma Brasil deve ser assinada, digitalizada e submetida ao CEP/UFJF. Atenção aos campos de datas e assinaturas, que devem ser devidamente identificadas. O campo “Instituição Proponente” deverá conter preferencialmente o carimbo do Diretor da Unidade/Instituto.
- Segue portaria orientando sobre cargos possíveis pela assinatura do referido documento apresentado ao nosso CEP – Portaria SEI 541/2021 – Click para abrir.
Visando atender as singularidades metodológicas de cada pesquisa, estamos disponibilizando um roteiro para auxiliar na construção do(s) TCLE(s) Roteiro elaboração TCLE (Modelo)
Abaixo, modelos que podem vir a contribuir na elaboração:
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Biorrepositório)
Modelo de TCLE e demais documentos voltados para
pesquisas as quais utilizarão Biorrepositório – Clique aqui
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha. Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato telefônico dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local e da CONEP,
quando pertinente. – Modelo
Termo de Assentimento Livre Esclarecido
para anuência do participante da pesquisa:
Criança, adolescente ou legalmente incapaz.
OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha.
Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato
telefônico dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local
e da CONEP, quando pertinente. – Modelo
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os responsáveis
no caso de participação de Criança, adolescente ou legalmente incapaz. OBS: devem as páginas de assinaturas estar na mesma folha. Em ambas as vias deverão constar o endereço e contato telefônico dos responsáveis pela pesquisa e do CEP local e da CONEP, quando pertinente – Modelo
Dispensa de TCLE. Conforme determinação da CONEP, CNS e MS:
para a obtenção de dados do participante de pesquisa, mesmo em
prontuários, faz-se necessário o preenchimento do Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido ( TCLE) pelo participante
de pesquisa. O TCLE é o instrumento pelo qual o participante
manifesta(rá) a sua anuência e autorização para que os
documentos-fonte sejam consultados. Logo, se houver, da
parte dos pesquisadores, a intenção de consultar os prontuários
médicos ou dados secundários durante a pesquisa, essa informação
tem que ficar explicita no TCLE, devendo-se explicar, claramente,
quem terá acesso direto aos documentos. – Modelo
Declaração de Concordância e Infraestrutura: esta declaração é apenas uma sugestão, pois a mesma deve ser redigida pela instituição que declara infraestrutura e concordância com a realização da pesquisa, em papel timbrado E contendo o carimbo no campo de assinatura – Modelo
Curriculum Lattes do Pesquisador Responsável e equipe/assistente da pesquisa;
Termo de Confidencialidade e Sigilo – Modelo
Instrumentos de coleta de dados da pesquisa (questionários, formulários, entrevistas, roteiro e outros) caso seja pertinente ao seu projeto, devem vir em um documento em anexo.
• Os documentos deverão ser digitalizados e submetidos via PLATAFORMA BRASIL.
PROJETOS DE PESQUISA NO ÂMBITO HU
A análise dos projetos de pesquisa que serão desenvolvidos no âmbito do HU-UFJF, em parte ou na sua totalidade deverão ser feitas prioritariamente pelo CEP do HU-CAS (CNPJ 21.195.755/0002-40). Caso opte que seu projeto seja analisado no CEP/UFJF (CNPJ 21.195.755/0001-69) e no (HU-UFJF, CNPJ 21.195.755/0002-40 ) além da documentação de acordo com sua metodologia, também será necessário anexar ao protocolo de pesquisa à Carta de Anuência, que atesta tanto o cadastro no Rede Pesquisa, como a autorização para utilização da infraestrutura e a viabilidade econômica do projeto no HU, para tanto se faz necessário o cadastro de pesquisas da Ebserh, chamado Rede Pesquisa. Neste sistema, o pesquisador deverá seguir os procedimentos, que tem como um dos documentos a serem emitidos que será à Carta de Anuência, a ser assinada pelo Setor de Gestão de Pesquisas, Inovação e Tecnologia em Saúde (SGPITS) e pela Unidade de Gestão em Pesquisa (UGPESQ). Para mais detalhes sobre os procedimentos, acesse o link Site Ebserh – Cadastro de pesquisas CEP-HU.
PROJETOS DE PESQUISA NO DE GOVERNADOR VALADARES
Orientações adicionais, para TRAMITAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NO CEP/UFJF e PASSO A PASSO PARA INCLUSÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE/ UNIDADE ÓRGÃO CAMPUS GV NA FOLHA DE ROSTO, aos PESQUISADORES DO CAMPUS DE GOVERNADOR VALADARES – PASSO A PASSO
PROJETOS COM ÁREA TEMÁTICA ESPECIAL
Os documentos anexados pelo pesquisador, devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto. Em deferência a lista de checagem apresentada na Norma Operacional nº 001/2013 CNS, que complementa a Resolução CNS nº 466/2012 (e suas complementares).
OBS: O documento que possuir assinatura e por este motivo estiver em FORMATO .PDF e não permitir o uso de tal recurso supracitado, FAZ-SE NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DESTE MESMO DOCUMENTO sem a assinatura com a opção copiar/colar, NA VERSÃO “DOC” (word).
DOCUMENTOS PÓS PESQUISA
• Relatório Final de Pesquisa – Todas as áreas do conhecimento – Relatório Final de Pesquisa (Modelo)
• Relatório Parcial de Pesquisa – Todas as áreas do conhecimento – Relatório Parcial de Pesquisa (Modelo)
• Relatório Final de Pesquisa – Estudos Clínicos Unicêtricos e Multicêntricos – Modelo Relatório Final de Pesquisa – Clínicos Uni/Multicêntricos (Modelo).
ATENÇAO: Caso seja necessário realizar alguma EMENDA AO PROJETO DE PESQUISA clique no link a seguir para acompanhamento do passo a passo. NÃO ESQUECER DE ANEXAR O RELATÓRIO PARCIAL às emendas. (Clique aqui – link passo a passo emenda)
OBS: Ao realizar a(s) RESPOSTA(s) DE PENDÊNCIA(s), seguir as informações passadas em PARECER CONSUBSTANCIADO. LEMBRANDO QUE O PRAZO MÁXIMO PARA RESPOSTA É DE ATÉ 45 DIAS, contados da emissão do parecer consubstanciado.
Para que sejam identificadas as pendências, e, facilite a correção do projeto pelo relator que as indicou, SEMPRE EVIDENCIE AS ALTERAÇÕES REALIZADAS, PREFERENCIALMENTE EM AMARELO.
CASO ENTENDA DE FORMA DIVERGENTE DA PENDÊNCIA SINALIZADA, RESPONDÊ-LAS NO CAMPO “OUTRAS INFORMAÇÕES/JUSTICATIVAS“.
ENDEREÇO
Prédio da Reitoria (Sala da PROPP) à disposição de segunda a quinta de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 e na sexta-feira de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.
Tel.: (32) 2102-3788 / cep.propp@ufjf.br