MINICURSO:
Dia 02/12/14, Terça-feira:
9:00 às 12:00h (Sala 212) – Aula 1:
A aula abordará alguns dos conceitos teóricos que orientam os estudos da mobilidade no cinema. A fundamentação teórica é interdisciplinar, abrangendo a geografia cultural e os estudos de cinema. Será tratada a questão da mobilidade a partir dos estudos de Cresswell (2006). A aula abordará também a definição do gênero do road movie – tradicionalmente entendido como norte-americano – segundo o estudo de Laderman (2002) – e discutirá (re)definições do gênero dentro do contexto brasileiro e latino-americano. A discussão incluirá questões de estética do movimento a partir de análise de estilo (Bordwell 1996). Após uma discussão teórica, a aula focará a relação entre a mobilidade e a política, com relação especial à revisão da história (pós-colonial e pós/ditatorial) em contexto nacional e transnacional. Os filmes abordados incluirão: Bye bye Brasil (Diegues, 1978); Diários de motocicleta(Salles, 2004e Nostalgia da Luz (Guzman, 2010).
Dia 03/12/14, Quarta-feira:
9:00 às 12:00h (Sala 212) – Aula 2:
A aula aborda as articulações entre experiências e representações de mobilidade e questões de gênero (gender). A discussão partirá do pressuposto teórico da política do movimento (Adey 2010), Massey (1994) Corrigan (1996) e gênero e narrativa, Mulvey (1975), e se centrará principalmente na representação da mobilidade vivenciada por mulheres. A aula se deterá em questões estéticas e narrativas para considerar a relação entre gênero (road movie) e gender. A sessão pensará também a questão de gênero dentro da problemática da construção do espaço. Os filmes discutidos incluirão: O céu de Suely (Ainouz, 2006) La Jaula de Oro (Quemada-Diez, 2013) e Y tu mamá también (Cuarón 2001).
Dia 04/12/14, Quinta-feira:
9:00 às 12:00h (Sala 212) – Aula 3:
A aula refletirá sobre a relação entre a mobilidade no cinema latino-americano e as representações identitárias relacionadas à raça e à etnia e interseções com questões de gênero. As reflexões de Stam e Shohat (2000) sobre eurocentrismo e etnia providenciam o ponto de partida teórico. Entre as questões abordadas estarão: Como é representada a identidade indígena no cinema? Qual é a relação entre deslocamento e subalternidade? Existe uma correlação entre deslocamento e empoderamento na construção de identidades indígenas? Como se (re)atualizam identidades indígenas em movimento em contextos nacionais e transnacionais? Entre os filmes estudados, estarão Iracema, uma transa amazônica (Bodanzky & Senna, 1975) e Las Acacias (Giorgelli, 2011).
Dia 05/12/14, Sexta-feira:
9:00 às 12:00h (Sala 212) – Mini curso – Aula 4:
A aula enfocará a questão da mobilidade e sua interligação com a ecocrítica dentro de um contexto de transnacionalidade. Em que sentido a mobilidade serve para refletir questões ligadas à relação do homem com o ambiente? Qual é o lugar da paisagem? Como se pensa e problematiza a noção de “fronteira” dentro do contexto latino-americano em perspectiva ecocrítica? Entre os filmes discutidos, constará La camioneta: the Journey of an American School Bus (Kendall, 2013).