Fechar menu lateral

Animação de JF é selecionada em festivais do Brasil e de Portugal

A animação “Terra, cuide dessa bola”, da produtora A Gente que Fez Animações, de Juiz de Fora, está sendo divulgada em diversos festivais de cinema. Conforme o diretor Acacio Alves Pinto Júnior – Cacinho, o filme foi selecionado para 16 festivais no Brasil e três em Portugal. Financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, o trabalho já foi premiado no Fest Art Deco, de São Paulo, na categoria Melhor Animação pelo Júri Popular, em maio passado.

“Ganhar prêmios em festivais é maravilhoso, mas ser classificado para participar destes eventos já é excelente, porque isso complementa o ciclo do audiovisual. Produzir o filme não basta, é importante que o trabalho chegue ao espectador. A exibição nos festivais garante um alcance fantástico para o trabalho”, declara Cacinho.

“Terra, cuide dessa bola” aborda a necessidade de preservação do meio ambiente e apresenta uma crítica ao consumo desenfreado e irresponsável. A animação tem duração de dez minutos e utiliza a técnica de stop motion, com bonecos produzidos em EVA, arame e madeira. Três personagens – um idoso e dois meninos – passam, de forma lúdica e objetiva, a mensagem de que é necessário repensar nossos hábitos e costumes para que as novas gerações possam ter um planeta sustentável.

A preocupação com a sustentabilidade aparece também no cenário, nos objetos cênicos e nos bonecos, nos quais foram utilizadas pequenas sucatas.

:: Ficha técnica::
Direção: Cacinho
Produção executiva e direção de produção: Lu Carvalho
Vozes: Davi Borges (4 anos) e Tiago Vitor
Música: Thiago Gobet Spada
Sound design: trilha sonora.com 
Figurinos: Tatá Carvalho
Bonecos: Marcos Alexandre e Cacinho
Assistentes de animação: Denis Andre e Welington Euzébio
Roteiro/fotografia/arte/animação: Cacinho