CHAMADA PARA SELEÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM GAMEARTE NA MÚSICA E EDUCAÇÃO
O VI Festival Internacional de Inverno de Brasília – FIB, coordenado pela professora Beatriz Salles, visa mapear, divulgar e sedimentar uma linha de pesquisa Música e Mídias Interativas, no contexto da inovação artística e tecnocientífica, com a colaboração e parceria da Petrobrás, Universidade de Brasília e Instituto Federal de Brasília, bem como, incentivar e constituir um canal de comunicação, entre os grupos emergentes na área, situados na academia, Instituições de Ensino Superior, indústria ou em coletivos independentes.
O FIB possibilitará o encontro de apaixonados pelo jogo e domínio da tecnologia de games que hibridizam conhecimentos da música, da arte, da educação e do entretenimento utilizando, por exemplo, conceitos de simulação, inteligência artificial, pintura digital, modelagem 3D, realidade aumentada, entre outros que gamefiquem o processo criativo como metodologia e filosofia. É uma grande oportunidade para se ter uma visão de como está o interesse artístico e tecnocientífico pelo campo de conhecimento transdisciplinar.
[ …]
Assim, o Comitê Acadêmico do FIB 2011 convida você a submeter seu trabalho como:
• Artigos acadêmicos que descrevam trabalhos com resultados relacionados a Música e Games, Música e Educação, Gamearte e Design de Interação;
• Artigos que descrevam resultados relacionados a interfaces interativas;
• Trabalhos artísticos interativos e performáticos;
• Trabalhos experimentais em desenvolvimento nas escolas da rede pública ou privada e em Institutos Tecnológicos de ensino.
1. Objetivo da Chamada
Esta chamada tem por objetivo apresentar as pesquisas científicas que consolidem informações acerca da área de gamearte na música e educação, que contribua para o desenho de instrumentos e ações de desenvolvimento da pesquisa e políticas artísticas e tecnológicas. A pesquisa científica deverá contemplar tópicos e questões, tais como:
_ Interrelações dos games com cinema, televisão, Internet, celular etc;
_ Análise das tendências da pesquisa e ensino de Música e Games no Brasil.
_ Metodologias de criação de música, design e arte para games.
_ Processos de criação de games, destacando a função da música.
_ Ensino e pesquisa de ponta atuais no desenvolvimento das interfaces sensório-motoras de um game.
_ Criação de interfaces para o ensino de conteúdos musicais interativos.
_ Outros assuntos pertinentes envolvendo a música e game.
2. Prazos e Procedimentos
Divulgação e recebimento das propostas:
i. Divulgação – 1 a 15 de novembro de 2011;
ii. Esclarecimento de dúvidas por e-mail –
suzeteventurelli@gmail.com – até 15 de novembro de 2011;
iii. Encaminhamento de resumos para apresentação até 20 de novembro de 2011;
iv. Resultados até 25 de novembro de 2011;
v. Apresentação dos trabalhos em mesas redondas na Universidade de Brasília (telefones 61 – 92777997 e 31071187).
1.3 Comitê artístico-científico
Professores Instituto de Artes: Suzete Venturelli, Beatriz Salles, Juliana Silva, Alexandre Romariz e Alexandre Zaguetto
Apoio: Estudantes pós-graduação: Ana Lemos, Claudia Loch, Danilo Guimarães, Francisco Barretto, Sidney Medeiros, Leonardo Guilherme Freitas, Juliana Hilário, Victor Hugo Valentim e Hudson Bomfim”
–
Suzete Venturelli
MídiaLab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional
Departamento de Artes Visuais
Instituto de Artes
Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910-900, Brasília – DF
61 31071187 92777997 31071174