Horários 2024.1

Está disponível a grade horária para o período letivo 2024.1

Horários 2024-1 (formato .pdf, 178KB)

Tópicos em Cinema e Audiovisual

As disciplinas de Tópicos não têm pré-requisito e podem ser cursadas fora de ordem. As duas disciplinas são eletivas disponíveis a todos os alunos, independente do período – desde que não tenham matérias obrigatórias no mesmo horário.

• Tópicos em Cinema e Audiovisual I – Ana Raiza Mello e Jonathan Ferreira (mestrandos)
    Neste semestre, a disciplina buscará colocar em discussão um panorama de práticas e estratégias audiovisuais do campo das narrativas seriadas contemporâneas. Traçaremos um histórico das transformações formais resultantes da confluência entre fatores tecnológicos, industriais e de recepção, culminando no paradigma da complexidade narrativa. As reflexões serão, sobretudo, acerca das produções a partir dos anos 2000 até a atualidade. Nas últimas décadas, parece haver uma intensificação dessa complexidade, com narrativas cada vez mais elaboradas. Desse modo, objetiva-se discutir as formas de contar uma história, tanto do ponto de vista narrativo como de estilo. Abordaremos os diferentes tipos de narradores nas obras audiovisuais, questões relacionadas a adaptações para mídias diferentes, desenvolvimento, subjetividade e complexidade de personagens, universos expandidos, escolhas estéticas e temáticas, entre outros tópicos.
  • Tópicos em Cinema e Audiovisual III – Marília Xavier (pós-doutoranda PPGACL)
    Direção e Prática de Documentário Envolve o estudo e a prática das diferentes abordagens do documentário. A pesquisa, o argumento e o roteiro dos diversos formatos documentais. A relação da direção com o tema e os personagens. A entrevista, o dispositivo e o ensaio. Da divisão da equipe, à montagem e finalização.
  • As ementas das demais disciplinas se encontram disponíveis no PPC dos cursos.

PPC Curso 97A – curso novo (formato .pdf, tamanho 621KB)  Páginas 18 a 39
PPC Curso 66B – segundo ciclo (formato .pdf, tamanho 459KB) Páginas 14 a 26