Fechar menu lateral

Tangerinas de Amianto – mostra de cinema queer

Tangerinas de Amianto, a mostra de Cinema Queer da UFJF, foi organizada pelo professor Lúcio Reis Filho e pelo aluno Vinicius Maia.
As exibições ocorrem toda terça-feira do mês de Novembro das 14:00 às 17:30, na Sala de Cinema Germano Alves. Classificação indicativa 18 anos.

Confira a programação completa da mostra:

07/11 – Cinema underground/experimental

The Image, Michael Armstrong (estrelando David Bowie)

A pintura de um artista ganha vida e o assombra. (via MUBI)

Dyketactics, Barbara Hammer

O primeiro filme de amor lésbico feito por uma lésbica, Dyketactics revela a estética de Hammer que liga visão e toque. 110 imagens em 4 minutos transformam este filme sensível em um “comercial lésbico. (via MUBI)

Multiple Orgasm, Barbara Hammer

Uma mão brinca com uma vagina enquanto a mesma cena flutua sobre um mar de formações rochosas eróticas. (via MUBI)

Pink Narcissus, James Bidgood

Um poema erótico que explora os devaneios de um prostituto gay. Na reclusão de seu apartamento ultra-kitsch, ele cria uma série de fantasias narcisistas com assassinos, dançarinos, escravos e motoqueiros com roupas de couro. (via MUBI)

14/11 – Cinema dos anos 80 e 90 

The Living End, Gregg Araki

Dois jovens soropositivos – um crítico de cinema semi-profissional e um traficante de drogas – iniciam uma onda de crimes pelo país. (via Letterboxd)

Línguas Desatadas, Marlon Riggs

Imagens de performances, cenas chocantes, entrevistas sérias, críticas mordazes à homofobia em filmes negros, pessoas em close recitando poesia ou simplesemente contando suas vidas, formando um retrato de energia inesgotável tanto dos negros quanto dos homossexuais. (via Filmow)

16/11 – SESSÃO ESPECIAL 16h

Lançamento do curta “O Legado dos Vaga-lumes“, às 16h

21/11 – Cinema brasileiro latino-americano 

Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui, Érica Sarmet

Cansada da solidão, uma motoqueira de meia-idade vai a uma festa lésbica pela primeira vez, onde conhece quatro jovens queer poliamorosas. Ao se reunirem, seus universos criam uma identificação intemporal compartilhada por uma linguagem comum. Durante um fim de semana, elas dividem suas casas. (via MUBI)

O Bosque dos Sonâmbulos, Matheus Marchetti

Um grupo de hóspedes reprimidos em um antigo hotel na montanha cai sob um feitiço noturno onde podem viver seus desejos mais secretos na floresta ao seu redor. (via MUBI)

Rojo, Carlos Alejandro Molina

Jesse é um adolescente viciado em redes sociais. Um dia, um ‘amigo’ gay desconhecido propõe um encontro às cegas em um local público, mas o menino, não tendo visto seu rosto, insiste que ele use uma camisa vermelha para reconhecê-lo. O que Jesse nunca imaginou é que com aquele encontro alguns de seus piores medos se tornariam realidade, muito além do que imaginava ser possível. (via IMDb)

Doce Amianto, Guto Parente e Uirá dos Reis

Depois de ser abandonada pelo homem que ama, Amianto isola-se em um mundo de fantasia e delírios. Sua única amiga é Blanche, uma garota morta que a protege do além. Misturando ingenuidade e melancolia, Amianto tenta se reconectar com o mundo real. (via Itaú Cinemas)

28/11 – Cinema contemporâneo

Blank Narcissus, Peter Strickland

Um velho diretor pornô faz um comentário em 2022 para o DVD de um filme underground de 16 mm que ele fez em 1972 e foi recentemente redescoberto. Enquanto o belo protagonista do filme passa por uma série de devaneios eróticos, o diretor lamenta seu caso de amor mal-sucedido com seu protagonista. (via IMDb)

Harvest (s1ngular), Ramón J. Goñi

Dois homens criam o bebê de outra pessoa em completo isolamento até que um deles decide fugir com “a coisa”. Harvest é um thriller retro-psicopata que se passa em um universo alternativo dos anos 1960, onde a tecnologia de ponta de hoje é coisa do passado. (via IMDb)

Tangerine, Sean Baker

Na véspera de Natal, a prostituta trans Sin-Dee Rella se encontra com sua amiga, também prostituta trans, Alexandra no Donut Time. Ao descobrir que está sendo traída pelo seu namorado e cafetão Chester com uma mulher branca, Sin-Dee sai imediatamente à procura dos dois. (via MUBI)