Fechar menu lateral

Disciplinas eletivas 2023.3

Estão definidas as disciplinas eletivas oferecidas pelo curso de Cinema e Audiovisual no semestre letivo 2023.3. As disciplinas devem ser escolhidas no momento da matrícula, que se inicia em 21 de julho, no SIGA.
Cabe lembrar que as disciplinas de Tópicos não têm pré-requisito e podem ser cursadas fora de ordem. As duas disciplinas estarão disponíveis aos alunos do curso novo e aos do 2º ciclo, desde que não tenham disciplinas obrigatórias no mesmo horário.
Os alunos que já cursaram as disciplinas com esses códigos não podem se matricular novamente, mesmo que o conteúdo seja diferente.

ART496 – Tópicos em Cinema e Audiovisual II
Desenho animado em retrospectiva e perspectiva

Professor Rogério Terra Junior

Estudo da utilização histórica do desenho manual no cinema de animação, especialmente em seus aspectos autorais e experimentais. Abordagem da transição entre a tecnologia analógica do lápis, papel e tinta, para a tecnologia dos instrumentos e aplicativos de digitalização e tratamento de imagens geradas a partir de traço manual. Avaliação das possibilidades futuras do trabalho com desenho no cinema de animação. Proposta de realização de um pequeno desenho animado com traço, técnica e estética pessoal.
Vagas: 45, sendo 41 reservadas para o curso de Cinema e Audiovisual (97A)
Dia/horário: quarta-feira das 18:00 às 22:00
Sala 210

 

ART498 A Tópicos em Cinema e Audiovisual IV
O cinema de horror e as representações do medo

Professor Lúcio Reis Filho

A disciplina se dedicará ao cinema de horror e suas manifestações em diferentes contextos e nacionalidades. Considerando seus temas, convenções, abordagens e classificações, pretende-se observar como o horror – gênero tributário da literatura e um dos mais antigos da arte cinematográfica – representa os medos, valores e questões sociais que caracterizam momentos históricos distintos, adaptando-se a eles. Com aporte das teorias do cinema e da literatura especializada, faremos um percurso cronológico – do primeiro cinema e das vanguardas aos ciclos dos anos 1930, 1940 e 1950; do cinema moderno ao cinema de horror contemporâneo.
Vagas: 49, sendo 45 reservadas para o curso de Cinema e Audiovisual (97A)
Dia/horário: quarta-feira das 18:00 às 22:00
Sala 211