Bacharelado em Cinema e Audiovisual recebe nota máxima do MEC

O Bacharelado em Cinema e Audiovisual, oferecido pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu conceito 5 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Este é o conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação.

A avaliação envolve três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. As notas para o curso de Cinema e Audiovisual foram 4,36; 4,89; e 4,22, respectivamente.

Segundo o diretor do IAD, professor Fabrício Carvalho, o resultado é fruto de um trabalho coletivo. “A avaliação feita pelo Inep é um processo complexo e longo, que termina com a visita dos avaliadores. Ela contribui para melhorias do curso, porque há um avaliador externo que aponta deficiências ou aquilo que poderia ser melhorado, para que ele atinja seu potencial máximo. Quando o curso tira nota 5, nos deixa muito satisfeitos, porque a gente está desenvolvendo um trabalho com competência junto à Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e ao Conselho Superior (Consu)”.

Busca pela excelência
As instalações do IAD foram visitadas entre os dias 1º e 4 de dezembro. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, afirma que a conceituação positiva não elimina o esforço institucional na busca pela excelência. “Recebemos com muita satisfação o resultado. As três dimensões foram muito bem conceituadas. O relatório será objeto de análise cuidadosa por parte da Diretoria de Avaliação, pois temos ciência de que, mesmo quando nos é atribuído conceito máximo, há pontos a aprimorar”.

Michéle acrescenta que a Diretoria orienta e assessora as coordenações de curso nas etapas de preparação para avaliações externas. Da mesma forma, gerencia a avaliação interna de disciplinas, via Siga, que estará aberto a partir do dia 10 de dezembro para docentes e discentes avaliarem as disciplinas do período 2019/3.

(32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design