IAD lança edital inédito de seleção para mestrado internacional em Cinema

foto iad     Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL), do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou o edital de seleção para o preenchimento de vagas do Programa de Intercâmbio Internacional de Pós-graduação do International Master in Audiovisual and Cinema Studies 2019 (IMACS/PPGACL 2019). As inscrições serão recebidas a partir desta quarta-feira, 3, e se estendem até esta sexta-feira, 5. A seleção prevê o preenchimento de cinco vagas, podendo chegar a oito, de acordo com a disponibilidade das universidades estrangeiras.

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter nacionalidade brasileira ou situação migratória regular no Brasil, possuir graduação em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e preencher todos os requisitos específicos exigidos pela instituição estrangeira ou programa a que se candidatar, como previsto na página da instituição.

O ingresso no Programa será realizado através de processo seletivo que consiste em três etapas incluindo análises de Currículo Lattes, carta para a universidade de destino e projeto de pesquisa, entrevista por Skype e aprovação por parte das instituições estrangeiras conveniadas. O projeto de pesquisa pode ser direcionado para qualquer linha de pesquisa do PPG-ACL, desde que o tema seja relacionado com cinema e audiovisual.

O intercâmbio terá duração de dois períodos letivos, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Todo o processo de inscrição será feito através do SIGA–UFJF e não serão aceitas inscrições presenciais, por correspondência, ou fora do prazo.

Não há previsão de bolsas de estudo da UFJF ou do PPG-ACL para os alunos selecionados e estes deverão ser responsáveis por todas as despesas ligadas ao período de intercâmbio, incluindo passagens, seguro de saúde e estadia.

Iniciativa inédita

Conforme o coordenador do Programa, professor Felipe Muanis, é a primeira vez que o edital é aberto para o público externo. O objetivo é criar a primeira turma do IMACS na UFJF e estimular a internacionalização na pós-graduação da instituição. “A UFJF é a única universidade da América Latina e do Hemisfério Sul a participar deste mestrado internacional. Isso vai de encontro à política que vem sendo adotada pela Pró-reitoria de Pós-graduação no sentido de internacionalizar as pesquisas desenvolvidas aqui”.

O IMACS funciona apenas para o mestrado e não é uma cotutela, ou seja, o diploma de mestrado do aluno matriculado na UFJF será da UFJF. Entretanto, como aponta Muanis, o acordo entre as universidades da rede facilita a continuidade dos estudos no exterior. “Há um acordo que se um aluno da UFJF for aprovado no doutorado da universidade que faz parte do convênio, o diploma é automaticamente aceito. Essa desburocratização vai facilitar o ingresso tanto de nossos alunos que vão para fora, quanto de estudantes do exterior interessados no nosso programa”.

O International Master in audiovisual in Cinema Studies (IMACS) é uma rede internacional que reúne 14 universidades, doze europeias, uma canadense e uma brasileira, a UFJF. O objetivo da rede é favorecer o intercâmbio de alunos e professores que pesquisem cinema e audiovisual, visando o aperfeiçoamento de pesquisas e a internacionalização do PPG-ACL.

Outras informações: (32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens

Matéria retirada do site: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/04/02/iad-lanca-edital-inedito-de-selecao-para-mestrado-internacional-em-cinema/