Fechar menu lateral

Alunos e professora da UFJF são selecionados para o Festival Primeiro Plano

imagens curta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_

   

 

 

 

 

 

       Pelo menos quatorze filmes de alunos e de uma professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão entre os selecionados para as mostras competitivas do Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, Primeiro Plano. Das 300 inscrições recebidas, 23 foram selecionados para a Mostra Mercocidades, para produções da América do Sul, e 27 para a Mostra Regional, produzidos em Juiz de Fora e Zona da Mata. Plano. O festival tem o objetivo de dar visibilidade para diretores que estão estreando a vida profissional.

 

    O estudante de Jornalismo, Gabriel Duarte foi um dos selecionados do festival para a mostra Mercocidades com o seu primeiro filme: Azar. “Tinha essa ideia há muito tempo e foram, por meio de estudos no laboratório de roteiros organizado pelo próprio coletivo Luzes da Cidade, que consegui desenvolver o curta-metragem. Também foram essenciais os encontros com o grupo de pesquisa Estéticas do Real com o professor Nilson Alvarenga, na Faculdade de Comunicação.” A história se passa em 1968 e acompanha o dia de uma professora em uma sexta-feira 13.

 

    Segundo Duarte, o curta segue a pesquisa em realismo. “O Azar começou com um experimento inicial dos estudos que eu tinha feito. Ele serviu como um primeiro passo para tentar experimentar, tentar colocar em prática o que eu aprendo no grupo de pesquisa.”

 

    A professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFJF, Alessandra Brum, foi uma das selecionadas na Mostra Regional com o filme Meu coração tem dono. O trabalho é fruto de estudos do grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual. “Uma das linhas do grupo é Criação, cinema e audiovisual. Em conversas com professores que trabalham com o que chamamos de narrativas mínimas, pensamos em uma história curta, a partir de um conto do livro do professor Sérgio Puccini, Amanhã aqui neste mesmo lugar.”

 

    Para a professora, é interessante notar a grande participação dos alunos de Cinema e Audiovisual da UFJF no festival. “Temos um grupo muito forte de alunos. Quase 50% dos selecionados para a Mostra Regional são alunos nossos. É importante pensar como o curso movimenta o audiovisual também na cidade e na região.”

 

    As alunas do curso de Cinema e audiovisual Lara Nonato, Monique Alves, Thaiz Araujo e Claudia Rafaela também foram selecionadas, com o curta Um dia na vida, sobre a vivência na cidade de Juiz de Fora. “Produzimos o filme para uma disciplina do curso. A proposta foi um curta dirigido por quatro meninas, em que cada uma acordasse no mesmo dia e registrasse os momentos. Uma direção de quatro pessoas para que cada pedaço do curta tivesse a identidade de cada uma”, explica Monique Alves. Na montagem, foi criada a história de uma personagem que vive a cidade sob os olhares diversos das quatro diretoras. “Muitas pessoas vem de outra cidade, moram aqui por um tempo e conhecem pouco de Juiz de Fora. Com essa história, nos relacionamos com a temática do festival, falando da cidade e tentando perceber sua identidade.”

 

    Além de alunos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual, também foram selecionados filmes de estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Veja a lista completa.

 

    A coordenadora de comunicação do Primeiro Plano, Marília Lima ressalta a diversidade dessa edição. “Este ano recebemos filmes com diversas temáticas e estéticas. Nossa curadoria buscou com isso uma programação que expressasse essa multiplicidade de olhares presente no cinema na América do Sul. Para nós, os festivais de cinema têm como papel político selecionar os curtas com base naquilo que eles representam dentro de um contexto histórico, seja na forma, no tema ou em seus processos de realização.”

 

    O festival premia o melhor curta-metragem desenvolvido por universitários matriculados em instituições de Juiz de Fora, com R$ 9 mil, para a realização de um novo filme que será exibido no próximo ano. O festival ocorre entre os dias 5 e 10 de novembro no Teatro Paschoal Carlos Magno.

 

 

Matéria do site: https://www2.ufjf.br/noticias/2018/10/10/alunos-e-professora-da-ufjf-sao-selecionados-para-o-festival-primeiro-plano/