II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro

cropped-icone2

Chamada para Trabalhos

“Produtores e produtoras na história do cinema brasileiro”

15 a 17 de agosto de 2018, Universidade Federal de Juiz de Fora

É com muita satisfação que anunciamos a continuidade da Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro , que teve sua primeira edição em 2017, entre os dias 16 e 18 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (http://www.cinevi.uff.br/jornada/).

A II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, a ser realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora, mantém como principais objetivos promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas sobre a história e a historiografia do cinema no Brasil.

Ainda que muito se fale em produção, em detrimento de atividades como distribuição, exibição e recepção, não são numerosos os estudos voltados para a figura do produtor, os modos e mecanismos de financiamento (com ou sem a participação do Estado) ou a própria trajetória de produtores e de companhias produtoras ao longo da história do cinema no Brasil, a começar pelos primeiros produtores/financiadores do período silencioso. Também são raras as pesquisas que contemplem empresas menos conhecidas ou que investiguem aspectos ainda pouco explorados da atuação dos grandes estúdios. Tendo como balizas essas questões, convidamos pós-graduandos, doutores e pesquisadores independentes a submeter trabalhos que abordem o tema “Produtores e produtoras na história do cinema brasileiro”.

Além das comunicações sobre produtores e produtoras, a II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro também irá aceitar propostas que abordem outros temas e aspectos da história do cinema no país. Nos dois casos, a Jornada tem especial interesse nos seguintes tópicos:

• relações e estratégias de produção, distribuição e exibição

• diálogos transnacionais

• questões estéticas e de gênero em perspectiva histórica

• a atividade cinematográfica e o Estado

• preservação audiovisual

• ensino da história do cinema e audiovisual brasileiros

• metodologia de pesquisa em arquivos

• relações entre mídias e práticas culturais

• questões tecnológicas

• releituras historiográficas

A II Jornada será dividida em dois momentos:

• Dia 15, quarta-feira: II Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro

• Dias 16 e 17, quinta e sexta-feira (manhã e tarde): Apresentação de comunicações, com mesas compostas por três participantes cada uma. Local: Auditório Geraldo Pereira, Instituto de Artes e Design da UFJF. O tempo de apresentação para cada comunicação é de no máximo 20 minutos.

Realização: Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens e Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da UFJF; Grupos de Pesquisa “Historiografia Audiovisual” e “Cinema Brasileiro: História e Preservação”; Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine/Universidade Federal Fluminense) e Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/Universidade Federal de São Carlos).

Inscrições

A submissão de proposta será realizada até o dia 21 de maio de 2018, através do e-mail jornadacinemabrasileiro2018@gmail.com. A lista dos aprovados será divulgada no início de junho de 2018

Para efetivar a participação, os proponentes aprovados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (pesquisadores e docentes) e de R$ 25,00 (estudantes). As instruções para o pagamento serão divulgadas posteriormente.

Formatação da proposta

• Nome do proponente:

• Instituição de origem:

• Minibiografia (até 500 caracteres com espaço):

• Título do trabalho:

• Palavras-chave (três):

• Resumo (até 1.000 caracteres com espaço):

• Resumo expandido (até 3.000 caracteres com espaço):

• Bibliografia Básica (até 1.000 caracteres com espaço):

Propostas que não respeitem a formatação indicada, incluindo o número máximo de caracteres, serão desconsideradas.

1. Envio das propostas: até 21 de maio de 2018

2. Divulgação das propostas selecionadas: início de junho de 2018

3. Realização da Jornada: 15 a 17 de agosto de 2018

Comitê Organizador