Fechar menu lateral

Boletim FORCINE – Março/2018

# Março 2018

  

LACT ORGANIZA CONCURSO DE ARGUMENTOS DE LONGA-METRAGEM PARA ESTUDANTES DO BRASIL E DA FLÓRIDA

Através de uma parceria entre o Latin American Training Center (LATC) – escola associada do FORCINE – e a Florida Atlantic University em Boca Raton, Florida, ocorrerá o primeiro Concurso de Argumentos de Longa-metragem para Estudantes do Brasil e da Florida. A iniciativa visa incentivar coproduções de longas-metragens (ficção ou documentários) entre os dois países, além de buscar promover filmagens em locações de ambas as regiões e ajudar os novos roteiristas nas indústrias de cinema e entretimento altamente competitivas de hoje.

O concurso está aberto a estudantes matriculados em universidades do Brasil ou da Flórida e será focado nas temáticas fronteira e imigração. É patrocinado pelo LATC e pela Escola de Comunicação e Estudos Multimídia da Florida Atlantic University, com o apoio da Brazil International Foundation e da REBRAFIC, a Rede Brasileira de Film Commissions. O período de inscrição vai de 23 de abril a 30 de maio. Acesse regulamento, calendário e ficha de inscrição nos links. Em breve os documentos estarão disponíveis também no site do LATC:  www.latamtrainingcenter.com


11ª MOSTRA ESCOLAS DE CINEMA CIBA-CILECT

Estão abertas até 19 de maio de 2018 as inscrições para a 11º Mostra Escolas de Cinema CIBA-CILECT, a ser realizada durante o 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e voltada para produções de estudantes de cinema da América Latina.  Agendado para período de 25 de julho a 1° de agosto de 2018 em diversos espaços da cidade de São Paulo, o festival tem por objetivo a divulgação e a reflexão sobre a singularidade estética do cinema realizado na América Latina e no Caribe. O evento busca, além da formação de público, promover o encontro de profissionais do meio cinematográfico, como produtores, diretores, professores, estudantes e interessadas em discutir os caminhos do cinema e do audiovisual. O regulamento e a ficha de inscrição encontram-se no site do festival: http://www.festlatinosp.com.br/2017/inscricao-mostra-escolas-de-cinema/.


BANCO DIGITAL ICAB CADASTRA CURRÍCULOS DE ESTUDANTES DE CINEMA

Encontra-se já disponível o formulário Online para o Banco Digital ICAB, no qual estudantes podem cadastrar seus currículos. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo promover a aproximação entre empresas do setor audiovisual que buscam mão de obra qualificada e profissionais/estudantes do segmento que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho. Parceria ICAB e BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que representa os interesses da produção audiovisual independente brasileira, os currículos cadastros no BALCÃO DIGITAL ICAB serão analisados e disponibilizados às produtoras e empresas associadas/parceiras BRAVI e ICAB. Podem participar tanto profissionais liberais (especialistas e técnicos), quanto estudantes universitários do segmento audiovisual e mídias digitais acima dos 18 anos de idade, de todos os estados brasileiros. Para participar, acesse https://podio.com/webforms/19436531/1310111.


A PESQUISA OS FESTIVAIS AUDIOVISUAIS EM 2017: GEOGRAFIA E VIRTUALIZAÇÃO ESTÁ FINALIZADA E DISPONÍVEL PARA ACESSO.

A pesquisa é uma atualização do estudo referente ao ano de 2016, Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes, divulgada no Boletim FORCINE de # Maio de 2017, de autoria de Paulo Vitor Luz Corrêa. Para acesso à pesquisa Os Festivais Audiovisuais em 2017: Geografia e Virtualização, basta clicar: https://goo.gl/tmVLCL. A Kinoforum produziu um gráfico com base na pesquisa que pode ser acessado aqui: https://goo.gl/2CGUj8. Mostras e Festivais que informarem ao autor (pauloluzcorrea@gmail.com) os dados posteriormente a essa publicação serão incluídos na amostragem. A pesquisa terá atualizações periódicas, mantendo o link para acesso.

ESPM RIO E ETEC JORNALISTA ROBERTO MARINHO SÃO AS MAIS NOVAS ASSOCIADAS AO FORCINE

Temos a alegria de anunciar o ingresso da ESPM Rio e da Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho SP as mais novas escolas integrantes do Forcine. Os professores Pedro Peixoto Curi e Mauro Araujo Gut são os respectivos representantes das instituições. Todos são muito bem-vindos para fazer uso da lista para divulgação das atividades de suas escolas e integração com outras associadas.

Recebam os cumprimentos da diretoria e das demais escolas associadas ao Fórum.

FORCINE SE SOLIDARIZA COM A UNIVERSIDAD DE MEDIOS AUDIOVISUALES CAAV JALISCO

Após tomar conhecimento do desaparecimento de três estudantes de cinema da Universidad de Medios Audiovisuales CAAV Jalisco no México, por meio de mensagem repassada pelo prof. João Guilherme Barone – PUC –RS, a diretoria do FORCINE entrou em contato com Martín Salinas e se juntou a diversas outras instituições em uma nota de repúdio ao ocorrido e pedido de ações efetivas ao governo mexicano.

Colabore com o Boletim FORCINE

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim FORCINE. Colaborações com a edição de abril são bem-vindas até o dia 15/04/2018, através do e-mail contato.forcine@gmail.com (favor informar no título da mensagem “Boletim FORCINE”). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.