Fechar menu lateral

Boletim FORCINE – Fevereiro 2018

unnamed

 

 

 

 

# Fevereiro 2018

janela_clermont-ferrand_2018FORCINE NO MARCHÉ DU FILM COURT CLERMONT-FERRAND 2018

No dia 2 de fevereiro teve início a 40a. edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand, o maior festival dedicado ao filme de curta duração, onde foram apresentadas as mais recentes produções em mostras competitivas francesa, internacional, labo (dedicada à inovação) e mostras especiais. Foram 71 programas diferentes exibidos em 16 salas e prestigiados por um público de 165 mil pessoas.

O Brasil esteve representado mais uma vez, através da ação comandada pela Kinoforum, tornada possível pelo apoio da Embaixada do Brasil em Paris / Ministério das Relações Exteriores. O FORCINE se fez presente, representando as Escolas de Cinema no Brasil, através de um folder para a promoção de filmes universitários de universidades de várias regiões do país, exibidos no Festival de Brasília.

O Festival de Clermont-Ferrand recebeu 6215 inscrições para a Mostra Internacional, de 131 países e, destes, foram selecionados para exibição 75 curtas, entre eles três brasileiros “Vaca Profana”, “ A Gis” e “Subcutâneo”. Além desses três curtas, um quarto curta na competição Labo, voltada a projetos mais experimentais, o “Meninas Formicida”. Paralelamente ao festival, aconteceu o 33. Mercado de Filmes Curtos, um espaço de negócios que reúne representantes de todos os setores mundiais envolvidos com o filme de curta-duração. Mais informações estão disponíveis no relatório da Associação Cultural Kinoforum.

 

 janela_FESTFEST – New directors | new films festival com inscrições até 4 de março

Encerra no dia 4 de março o período de inscrições para o FEST – new directors | new films, um festival de cinema cujo foco está na educação, networking e financiamento. É destinado àqueles que estão iniciando suas carreiras na indústria cinematográfica, principalmente estudantes de cinema. A 14ª edição acontecerá entre os dias 18 e 25 de junho de 2018, em Espinho, Portugal.

Dedicado à divulgação e mostra do trabalho de cineastas emergentes e à formação de público para o cinema independente, o FEST está dividido em sessões competitivas e não competitivas, com uma programação de cerca de 190 filmes. A sessão educacional do evento contará com aproximadamente 30 workshops/masterclasses, lecionados por personalidades do topo na indústria cinematográfica internacional. Com mais de 500 participantes vindos de mais de 30 países, é um excelente complemento para o plano curricular acadêmico, permitindo a criação de uma rede de networking e de troca de conhecimentos.

O período de submissão de filmes para competição encerra no dia 4 de março de 2018 e as inscrições são gratuitas para estudantes de escolas parceiras do Forcine. O festival aceita filmes nos seguintes formatos: 

A) Longas-Metragens (filmes a partir de 55 minutos de duração) de Ficção e Documentário de realizadores que estejam na sua primeira ou segunda produção de longas-metragens, independentemente da idade do autor

B) Curtas-Metragens (produção com duração até 54 minutos) de Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental, de realizadores até os 30 anos de idade (inclusive) no final da produção.

Outras informação em http://site.fest.pt/pt/novos-realizadores-novo cinema/submissoes-de-filmes-2018.

 

janela_FGVFGV ABRE CURSO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS AUDIOVISUAIS EM SÃO PAULO

Estão abertas as inscrições para o curso Gestão de Negócios Audiovisuais, nova modalidade de formação executiva que está sendo lançada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. As aulas começam no dia 22 de março e terão duração de três meses neste primeiro módulo.

O curso é voltado para profissionais com formação e/ou atuação na área audiovisual (cinema, séries, programas de TV) com, no mínimo, três anos de experiência profissional.  Dentre os assuntos que serão abordados, o plano de ensino inclui: aprovação de projetos e prestação de contas junto à Ancine, financiamento para a produção audiovisual, gestão de direitos, mercado e negócios.

As aulas serão ministradas principalmente por agentes do setor e produtores. Dentre as idealizadoras e professoras do curso, estão Débora Ivanov, Diretora da Ancine, e Alessandra Meleiro, professora da Universidade Federal de São Carlos. O curso também conta com a participação de convidados como Alex Braga (Diretor da Ancine), as produtoras Andrea Barata Ribeiro (O2 Filmes) e Georgia Costa Araújo (Coração da Selva), Mauro Garcia (presidente executivo da BRAVI), os advogados Marcos Bitelli e Rodrigo Salinas, especializados nas questões jurídicas do audiovisual e o Coordenador de Prestação de Contas da Ancine, Mauricio Bortoloti, além do produtor Reynaldo Marchesini (Flamma).

Neste primeiro semestre, as aulas ocorrerão nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 18h, na FGV da Avenida Paulista, em São Paulo. Ao todo, a carga horária do curso será de 110 horas/aula. Para mais informações sobre as disciplinas, corpo docente e inscrições, acesse http://mgm-saopaulo.fgv.br/cursos/gestao-de-negocios-audiovisuais-0

 

 

janela_ECOFALANTECONCURSO CURTA ECOFALANTE ​TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTUDANTES ATÉ 10 DE MARÇO 

Estão abertas as inscrições para o Concurso Curta Ecofalante, que premia produções de estudantes universitários, de cursos técnicos, do ensino médio e de escolas livres de cinema. Os curtas selecionados serão exibidos na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 31 de maio a  13 de junho em cinemas e espaços culturais da cidade de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas de 01 de fevereiro até 10 de março de 2018, pelo site www.ecofalante.org.br/mostra. Todos os filmes inscritos serão analisados pela comissão de seleção da mostra. Os critérios de seleção terão como base as qualidades artísticas, técnicas e a relevância temática da obra. Filmes que não cumprirem com o regulamento do concurso, disponível no mesmo site, não serão considerados.

Os filmes devem ter sido finalizados a partir de 2016, ter até 30 minutos de duração e tratar de temas socioambientais, tais como:​​ ​água, alimentação, consumo, contaminação, energia, habitação, mobilidade, mudanças climáticas, poluição, sustentabilidade, povos & lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, áreas verdes, áreas urbanas, economia verde, globalização, vida selvagem, políticas públicas socioambientais.

 

Colabore com o Boletim FORCINE

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim FORCINE. Colaborações com a edição de fevereiro são bem-vindas até o dia 15/03/2018, através do e-mail contato.forcine@gmail.com (favor informar no título da mensagem “Boletim FORCINE”). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.