Fechar menu lateral

​Segunda edição do Festival “Filmes da Estação” abre inscrições de curtas-metragens

​Segunda edição do Festival “Filmes da Estação” abre inscrições de curtas-metragens

Pela Janela, Diego de Jesus

O Festival Filmes da Estação de Juiz de Fora (MG) está com retorno marcado. A segunda edição da mostra acontece entre os dias 4 e 6 de maio e recebe inscrições de curtas-metragens brasileiros a partir desta segunda-feira (8). O registro gratuito e online dos filmes deve ser feito por meio da ficha disponibilizada no site www.filmesdaestacao.com.br até o dia 25 de fevereiro.

 Os produtores interessados podem inscrever quantos vídeos desejarem, desde que cada obra tenha sido produzida a partir de janeiro de 2016 e possua duração máxima de 20 minutos. Também cabe ao responsável pelo filme declarar a classificação indicativa, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Justiça.

Serão aceitos curtas-metragens com qualquer temática, as únicas exceções são as produções que possuem finalidade de promover instituições e/ou empresas e as que foram elaboradas exclusivamente para a televisão.

Todos os filmes inscritos serão submetidos à avaliação preliminar de uma curadoria convidada, responsável pela composição da Mostra Competitiva. Um júri nomeado pela organização do Festival premiará três produções que receberão o Troféu de Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri. O público também poderá votar no curta que receberá o Troféu de Melhor Filme do Júri Popular. Não haverá premiação em dinheiro ou bens. A obra que não for selecionada para a Mostra Competitiva pode ser incluída em outra mostra dentro do Festival.

A primeira edição do Festival Filmes da Estação aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio de 2015. Contou com um total de 611 filmes inscritos, vindos de todos os cantos do país. A programação final, composta por 57 curtas-metragens, foi exibida em quatro mostras, Estação; Xangai; Extra e Trenzinho. As duas primeiras transformaram a Praça da Estação em um cinema a céu aberto, tendo como paredes o conjunto arquitetônico considerado a porta de entrada do município no século XIX.

Mais de 700 pessoas se emocionaram, se divertiram e refletiram ao longo dos quatro dias de exibição, cumprindo diversos objetivos, que vão desde a formação de público, ao incentivo da circulação de filmes com esse formato no país. O Festival também abriu espaço para que novos cineastas apresentem um retrato da produção contemporânea de filmes, promovendo também a valorização e a utilização do espaço público da Praça. O Filmes da Estação conta com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa e Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.