Fechar menu lateral

Boletim FORCINE – Novembro 2017

unnamed#Novembro 2017

unnamed

O curta brasileiro no mercado de filmes de Clermont-Ferrand

No dia 2 de fevereiro de 2018 terá início a 40a. edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior evento mundial dedicado ao filme de curta duração, onde são apresentadas as mais recentes produções em mostras competitivas internacionais e francesas. 

Paralelamente ao festival acontece o Marché Du Film Court, um espaço excepcional de negócios que reúne representantes de todos os setores mundiais envolvidos com o filme de curta-duração, onde o FORCINE já esteve presente EM 2017, contando com o apoio do Ministério das Relações Exteriores – Embaixada do Brasil em Paris.

O Mercado oferece espaço a expositores de todo o mundo para realizar encontros profissionais seja em formato de mesas-redondas, fóruns e ateliês, além de uma videoteca que apresenta os filmes inscritos em terminais de vídeo para facilitar acesso de compradores. São estandes, reunindo profissionais de empresas, agências e escolas de mais de 120 diferentes países.

Em 2018 o FORCINE estará lá representado, através de uma ação capitaneada pela Kinoforum, em um estande que abrigará produções e informações sobre o mercado audiovisual brasileiro, além de diretores dos filmes brasileiros, Distribuidoras e Escolas de nosso país. Escolas interessadas em participar da ação, favor entrar em contato com ameleiro@ufscar.br. 

unnamed (1)

Forcine e Netflix desenham iniciativa conjunta de capacitação de talentos para atuar em séries de TV 

A empresa americana Netflix, com sede em Los Angeles, se reuniu em São Paulo no mês de novembro com a presidente do Forcine visando traçar os primeiros passos da iniciativa conjunta de capacitação de talentos para atuar em séries de TV.

A representante da empresa, Claudia Augustinis, ex Conspiração Filmes, afirmou a intenção de produzir 20 séries por ano no Brasil e, ciente da carência de técnicos e profissionais na área, pretende investir no financiamento de projetos de capacitação de mão de obra. A primeira minissérie brasileira produzida pela Netflix, intitulada 3%, surgiu a partir de um projeto de estudantes da USP.

unnamed (2)

LATC anuncia plataforma para estudantes e recém-formados das escolas de cinema associadas ao FORCINE

A fim de dar visibilidade aos jovens que estão entrando na competitiva indústria audiovisual, o Latin American Training Center-LATC anuncia uma nova ferramenta para a divulgação de projetos audiovisuais (ficção e documentário) para estudantes e recém-formados que estão em busca de apoio para financiamento, coprodução, crowdfunding, distribuição, serviços de pós-produção, entre outros.

Através de sua nova parceria com o FORCINE, o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, o LATC oferece esta plataforma em seu site exclusivamente a estudantes no último período e recém-formados (até um ano) das escolas associadas ao FORCINE. Atualmente estão associadas 24 escolas de cinema.

Esta nova plataforma faz parte da missão da LATC de apoiar os novos profissionais da indústria audiovisual latino-americana e irá gerar grande visibilidade para os projetos, que serão disponibilizados a produtores de toda a América Latina, e até mesmo de outras regiões. Os produtores interessados entrarão diretamente em contato com os estudantes, sem o intermédio do LATC.

Os interessados em utilizar esse espaço de divulgação, cedido de forma gratuita, devem preencher a Ficha de Solicitação (disponível em nosso site: www.latamtrainingcenter.com), com informações resumidas do projeto, uma pequena biografia do responsável, um link e/ou e-mail para contato e uma imagem promocional, que será divulgada no site e nas redes sociais do LATC. A ficha deve ser enviada para Tiago Elídio (tiago.latc@gmail.com), que verificará as informações e avaliará se o projeto está em conformidade com o perfil do LATC e de seus parceiros. Será divulgado um projeto por semana por ordem de chegada da solicitação e ele ficará disponível durante um mês.

Junto com a ficha, deverá ser encaminhada carta/ofício da escola confirmando que o aluno está regularmente matriculado no último período. Recém-formados (até um ano) podem encaminhar uma cópia do diploma ou documento de conclusão.

Veja divulgação recentemente feita no Portal Filme B (exclusivo para assinantes). 

unnamed (3)

Após perderem bolsa de estudos, estudantes brasileiros lançam campanha de financiamento coletivo internacional para garantir a conclusão do último ano do curso de cinema na prestigiosa escola de cinema EICTV

Com apenas um ano letivo de se formarem – e depois de perderem suas bolsas de estudo do governo federal – 9 estudantes de cinema brasileiros em seu último ano de estudos na Escola Internacional de Cinema e TV – EICTV em San Antonio de los Baños, Cuba, iniciaram uma campanha de financiamento coletivo internacional no valor de 11.502,02 euros para garantir a conclusão do curso.

Escuela Internacional de Cine y TV – EICTV (Escola Internacional de Cinema e TV) www.eictv.org foi fundada como subsidiária da Fundação do Novo Cinema Latino Americano – FNCL em 15 de dezembro de 1986 pelo jornalista colombiano e escritor do Prêmio Nobel Gabriel Garcia Marquez , Os teóricos e cineastas cubanos Julio García Espinosa e Tomás Gutiérrez Alea, poeta e cineasta argentino Fernando Birri, todos os quatro ex-alunos da escola de cinema da Cinecittà em Roma, juntamente com os cineastas brasileiros Orlando Senna e Sergio Muniz.

A escola oferece uma abrangente educação teórica e prática em cinema, dentro de um ambiente e uma comunidade completamente autossuficiente que abriga seus estudantes, professores, funcionários. Todos os anos, cerca de 40 estudantes das Américas, África, Ásia e Europa são selecionados para completar o Curso regular em um intensivo de três anos em uma das seguintes especialidades: Direção Documental, Direção de Ficção, Som, TV e Novas Mídias, ou Roteiro. O EICTV também oferece oficinas internacionais (de curta duração) para estudantes e profissionais.

A escola esta situada à 30km de Havana em San Antonio de los Baños. Desde a sua fundação mais de 700 alunos de mais de 50 países se formaram na EICTV, muitos dos quais ganharam grandes prêmios em festivais internacionais. Alguns alunos notáveis ​​incluem o cineasta peruano Diego Vega (“Octubre”), a venezuelana Mariana Rondon (“Pelo Malo”), o diretor cubano Juan Carlos Cremata (“Viva Cuba”), o diretor cubano argentino Alejandro Brugues (“Juan de los Muertos”), o diretor brasileiro Eryk Rocha (“Cinema Novo”) e Laura Amelia Guzman (“Dolares de Arena”) da República Dominicana e os diretores espanhóis Jaime Rosales (As horas do dia A Solidão) e Benito Zambrano (Solas ou Habana Blues).

Ao longo dos anos, centenas de professores e profissionais do cinema e da televisão e indústrias de todo o mundo ensinaram cursos e oficinas de altos estudos na EICTV, incluindo o renomado Francis Ford Coppola, Walter Salles, Martin Scorsese, Robert Redford e George Lucas.

A campanha financiamento coletivo está localizada na plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/brasileirosnaeictv) e as doações podem ser feitas em qualquer moeda. O apoio institucional para a campanha é oferecido pelo Centro de Treinamento Latino-Americano-LATC http://www.latamtrainingcenter.com. Tanto a EICTV como a LATC são membros da Associação Internacional de Escolas de Cinema e Televisão – CILECT http://www.cilect.org

Contatos: Matheus Phillip: matheusphillip@gmail.com e Fernanda Lima: fernanda.latc@gmail.com

unnamed (4)

Ebook “Cinema e universidade: diferentes convergências”

Foi recentemente lançado o ebook “Cinema e universidade: diferentes convergências”, pela Editora da UFPE. O livro, organizado por Laércio Ricardo, Thaís Vidal e Txai Ferraz, reune artigos que discutem a produção universitária, os festivais do segmento, o papel da universidade no percurso de cineastas e cinéfilos e a extensão em cinema nas universidades brasileiras, além de experiências de educação não-formal em audiovisual.

Participam do livro os seguintes pesquisadores: Angela Prysthon (UFPE); Augusto Bozetti (UNISINOS) e Gabriela Almeida (ULBRA); Bruno López Petzoldt (UNILA); Chico Lacerda (UFPE); Danilo Scaldaferri (UFRB); José Gatti (UFSC); Laécio Ricardo (UFPE); Luís Fernando Moura (UFMG); Marcelo Ikeda (UFC); Marcelo Pedroso (UFPE); Mariana Porto (UFPE); Paulo Cunha e Igor Calado (UFPE); Rafael de Almeida (UEG); Thaís Vidal (UFPE) e Txai Ferraz (UFMG); e Tunico Amancio (UFF). O ebook está disponível para acesso e download em dois endereços:

Site da Editora: 

http://www.loja.edufpe.com.br/portal/spring/livro/detalhe/495.Neste link, vocês podem visualizá-lo no formato de livro e baixar o pdf.

Site do MOV:

http://www.movfestival.com/2017/pt/ebook/.  PDF Para download.

 

Colabore com o Boletim FORCINE

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim FORCINE. Colaborações com a edição de dezembro são bem-vindas até o dia 15/12/2017, através do e-mailcontato.forcine@gmail.com (favor informar no título da mensagem “Boletim FORCINE”). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.