Fechar menu lateral

Boletim FORCINE – Outubro 2017


unnamed

# Outubro 2017

unnamed (1)


XIII Congresso FORCINE na UNILA proporciona amplo espaço de trocas entre escolas de cinema.  

Foi realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), de 20 a 23 de setembro de 2017, o XIII Congresso FORCINE, que teve como tema “Fronteira: Limites e Permeabilidades” e contou com 150 inscritos, dentre representantes de escolas associadas, professores, estudantes e profissionais de mercado de cinema e audiovisual do Brasil e da Argentina. Na cerimônia de abertura Virginia Flôres, coordenadora do curso de cinema e audiovisual da UNILA ressaltou a importância das escolas para a experimentação, a vice-diretora do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH – UNILA) saudou os presentes e agradeceu pela escolha da UNILA como sede do evento em 2017. A presidente do Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Telévision (CILECT) Maria Dora Mourão destacou a potência do audiovisual no mundo transnacional em que vivemos. O diretor financeiro do FORCINE, Guilherme Carvalho da Rosa representou a presidente Alessandra Meleiro na mesa de abertura, transmitindo a mensagem da mesma em defesa da manutenção da identidade original da UNILA e fazendo um rápido apanhado das atividades do fórum no ano de 2017. O reitor da UNILA, Gustavo Oliveira Vieira ressaltou a importância do curso de cinema e afirmou que fazer cinema desde as margens é um modo de se alargar as identidades. Por fim, Esteban Ferrari, presidente da Federación de Escuelas de Imagen y Sonido de América Latina (FEISAL), participando via teleconferência desde a Bolívia, onde ocorria a Assembleia Geral da entidade, ressaltou a importância do audiovisual na sociedade e aspotências da integração Latino-Americana. Após a cerimônia os participantes de deslocaram para o Cine Cataratas JL onde houve uma sessão com 3 curtas do I FestUniBrasilia, o lançamento dos Cadernos FORCINE #3 e a sessão de abertura com os filmes “Espera” de Carlos Cezare, “A Linha Imaginária”, de Cintia Langie e Rafael Andreazza e “Aurelia y Pedro”, de Omar Robles e José Permar. A mesa de abertura, as mesas e alguns GTs foram transmitidos ao vivo pela página do FORCINE no Facebook e seguem disponíveis para consulta. Nos três dias do evento foram realizadas duas mesas: “Políticas públicas e suas implicações no ensino e pesquisa do cinema e audiovisual da América Latina ”, “Novas tecnologias e modos de difusão do cinema e do audiovisual” e quatro grupos de trabalho: “Convergência e múltiplas plataformas na grade curricular: teoria e prática nos cursos de cinema e audiovisual”; “Estratégias de capacitação para atuação de egressos no(s) mercado(s) de cinema e audiovisual”; “Gestão didático-pedagógica das Escolas de Cinema e Audiovisual: o desenho da matriz curricular” e “A gestão tecnológica das escolas de cinema e audiovisual”. Neste último se configurou a criação de uma comissão permanente de tecnologia do FORCINE que atuará na elaboração de diretrizes tecnológicas para o ensino de cinema e dará suporte às escolas. O evento também contou com exibição de filmes de escolas gentilmente cedidos pela FEISAL (V Muestra FEISAL) e pelos Les Ateliers Varan. A plenária final avaliou positivamente o encontro, destacando o alto nível e pertinência dos temas debatidos, ressaltando a contribuição de participantes argentinos em todos os debates e valorizando a importância das trocas ocorridas naqueles três dias. Na ocasião, aprovou-se o aumento da anuidade para R$ 700,00  e elaborou-se a lista de deliberações. A diretoria agradeceu à escola sede pelo empenho na realização do Congresso, a todas as escolas participantes pelas contribuições nos debates e enfatizou a importância tanto do pagamento das anuidades para a manutenção do fórum, quanto da participação efetiva de todas as escolas nas ações da entidade.

unnamed (2)

Os Cadernos FORCINE # 3 já estão no ar

Na terceira edição dos Cadernos FORCINE, editados pela primeira vez em formato digital, escolas, acadêmicos, gestores culturais e estudantes brasileiros trazem suas contribuições sobre como lidam com o campo do audiovisual. A edição é composta por 10 textos que tratam de temas diversos e relevantes para o ensino do cinema e do audiovisual como: relação escola – mercado / academia – indústria, experimentação e inovação, novas formas de distribuição, festivais, cinema universitário, narrativas transmidiáticas e multitelas. Cadernos FORCINE #3 conta com textos de Jonas Almeida (INFNET – RJ), Carol Misorelli e Livia Almendary (Tautana Mobilização Social – SP), Cassia Mendonça Conti (BossaLab – SP), Paulo Vitor Luz Corrêa (UNIMONTE – SP), Wilton Garcia (UNISO – SP), Esther Hamburger (USP – SP), Cíntia Langie (UFPEL-RS), Cristina Barreto Menezes Lopes, (Metrocamp – SP), Danielle Christine Leite Ribeiro, Alessandra Meleiro, Guilherme Carvalho da Rosa e Luciana Rodrigues Silva -UFSCar (SP), UFPEL (RS), FAAP (SP) e Marta Machado (UFSC – SC).

A publicação encontra-se disponível no site do FORCINE na aba Publicações. Boa leitura!

 

unnamed (3)

Blog de crítica cinematográfica traz matéria sobre filmes da Mostra FestUni Brasília

A publicação Calvero, de Pelotas, publicou um panorama do I FestUniBrasília. A matéria assinada por Matheus Strelow destaca as “diversas sensibilidades em presente ebulição, que apontam a novos horizontes a ser alcançados em futuro próximo na produção nacional”. Após breve análise dos títulos apresentados na mostra (dentre os quais Deusa, de Vinícius Silva, na foto acima), o autor conclui que “O conjunto completo de filmes demonstra a força revolucionária que, em tempos de crise moral, vem se desenvolvendo nos principais centros de ensino cinematográfico do Brasil, comprovando que o cinema brasileiro, um dos melhores do mundo, guarda um imenso potencial transformador.”

Para ler a matéria completa, acesse o link.

unnamed (4)
Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual aprova importantes mudanças para obras cinematográficas.

Entre as deliberações estão maiores investimentos em distribuição e alteração na participação do Fundo nas receitas.

Foi realizada no dia 17 de outubro a 39ª reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. Foram votadas pelos membros do comitê a revisão da participação do FSA na Receita Líquida do Produtor (RLP) de 0,8 para 0,5, mantido o prazo de 7 anos, sem redução após o retorno integral, incluindo licenciamentos. Quanto aos investimentos na comercialização, ficou aprovada a opção de investimento do Fundo na distribuição da obra cinematográfica até o limite de 50% no P&A (Print and Advertising), quando o FSA tiver investido na produção da obra. Segundo análise da diretora-presidente em exercício Débora Ivanov, “Dessa forma estaremos fortalecendo os produtores e investindo estrategicamente em um dos principais gargalos do mercado, que é a distribuição. Muitos filmes não chegam ao mercado. Isso porque a capacidade de investimento dos distribuidores nacionais é limitada, e filmes com potencial de mercado tem dificuldade para disputar com grandes players do mercado internacional”.

Outras decisões tomadas durante a reunião dizem respeito a recursos para digitalização das obras cinematográficas nacionais e para festivais brasileiros, além de investimentos em capacitação dos agentes do mercado. Nesta última medida, foi aprovada um curso da ANCINE em parceria com o SENAI para gestão de projetos. O objetivo é oferecer à distância, em ambiente virtual, conteúdo básico para a gestão de projeto juntos a ANCINE, com informações essenciais sobre fontes de financiamento, aprovação de projetos, etapas de acompanhamento até o registro de CPB e, em especial, a gestão orçamentária e sua consequente prestação de contas. O curso irá abranger as cinco regiões do país, capacitando um total de 1.000 alunos.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o link.


unnamed (5)

Nova escola associada: Latin American Training Center

Temos a alegria de anunciar o ingresso do Latin American Training Center como a mais nova escola integrante do quadro de associadas do Forcine. Com o LATC, somos 24 instituições de ensino em Cinema e Audiovisual associadas.

Steve Solot, Fernanda Lima, Tiago Elidio e Kate Lira são os representantes da instituição e já foram devidamente incluídos em nossa e-lista. Todos são muito bem-vindos para fazer uso da lista para divulgação das atividades de suas escolas e integração com outras associadas.

Recebam os cumprimentos da diretoria e das demais escolas associadas ao Fórum.

unnamed (6)

Nova sessão temática do Boletim FORCINE abordará boas práticas em audiovisual e educação.

Após dedicar cinco edições às trocas de informações e compartilhamento de boas práticas em preservação audiovisual nas escolas, o Boletim FORCINE passará a abordar o tema “Audiovisual e educação”. A presente edição traz um interessante relato de experiência na UFPEL:

“Um dos debates que teve destaque no congresso do FORCINE 2017 foi a importância da solidificação de ações de conexão entre o cinema e a educação. Como compartilhamento de boas práticas no âmbito das escolas, nós do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, gostaríamos de relatar nossa recente experiência.  

Vemos como de grande importância que, na medida do possível, os professores dos cursos de Cinema possam ministrar disciplinas para o curso de pedagogia de sua universidade, ou para as diversas licenciaturas, seja de artes, teatro ou outras. 

Na UFPel, no último semestre, para não sobrecarregar nenhum professor, fizemos uma gestão compartilhada da disciplina chamada “Cinema” para o curso de Artes Visuais. Com isso todos ganharam, pois nenhum professor se sobrecarregou e os alunos puderam ter múltiplas visões do cinema. 

Para o curso de Pedagogia, estamos em conversa para criação de uma disciplina específica sobre cinema e audiovisual, que ainda não existe. Nesse espaço, um professor especializado do campo poderá sensibilizar os futuros professores das séries iniciais e do ensino fundamental a terem o cinema brasileiro com matéria viva do seu trabalho, para além do uso de filmes como recurso facilitador do ensino, valorizando o cinema enquanto arte na escola”.

Cintia Langie (Profa. UFPel)

 

Colabore com o Boletim FORCINE

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim FORCINE. Colaborações com a edição de novembro são bem-vindas até o dia 20/11/2017, através do e-mail contato.forcine@gmail.com (favor informar no título da mensagem “Boletim FORCINE”). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.