Fechar menu lateral

Aluna do IAD conquista Prêmio Curtas Universitários do Canal Futura

(Foto: Stefânia Sangi)

O minidocumentário de Renata trata da vida, pretérita e presente, de ex-internos da antiga Colônia Padre Damião, em Ubá (Foto: Stefânia Sangi)

Um minidocumentário que narra aspectos da vida de pessoas que tiveram hanseníase conquistou o Prêmio Curtas Universitários promovido pelo Canal Futura, parceira da TV Globo. A estudante Renata Meffe Franco do Bacharelado Intersdisciplinar de Artes e Design, habilitação em Artes Visuais da UFJF está entre os 20 vencedores do Projeto, de alcance nacional. Como recompensa, a estudante terá o aporte do Canal Futura no valor de R$ 5 mil para coproduzir o documentário, que será exibido no próprio canal.

O projeto é uma iniciativa inédita, lançado este ano, voltado para alunos de cursos de graduação em fase de preparação dos seus trabalhos finais nas áreas de Comunicação Social, Cinema ou outra que envolva a formação para o audiovisual. Para participar, os interessados precisaram desenvolver uma proposta de reportagem, de temática livre, com duração de 13 minutos.

O minidocumentário de Renata trata da vida, pretérita e presente, de ex-internos da antiga Colônia Padre Damião, em Ubá (MG). Durante mais de 30 anos, a colônia recebeu pacientes para tratamento de hanseníase, através de internação compulsória. Por conta da doença , há casos de pacientes, dos quais os filhos foram retirados e enviados pra outras cidades, dentre elas, Juiz de Fora. Renata visita a colônia há três anos, pois tem amigos em Ubá, e escutando os “causos” dos antigos internos, ficou com vontade de produzir um registro videográfico.

A aluna conta que ficou sabendo do concurso no site do Canal Futura, e ali viu a oportunidade do “minidoc” obter visibilidade. “Desde o ano passado desenvolvo nesta Colônia, em Ubá, um trabalho relacionado ao resgate da memória e construção da identidades, através da fotografia. Já tinha o projeto do documentário e quando fiquei sabendo do concurso tive a motivação”.

(Foto: Arquivo pessoal)

Ex-interno da Colônia, Paulo Pereira, mostra fotos de família (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto fotográfico de Renata faz parte da pesquisa ligada ao Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (Lavidoc) da UFJF. Localizado no IAD, o laboratório conta com professores e alunos que pesquisam cinema antropológico e documentário, interessados particularmente na abordagem do filme como produção de artefatos visuais enquanto documentos constitutivos de pesquisa, buscando experimentações e diálogos entre o cinema e antropologia.

Agora, Renata com ajuda do colega fotógrafo Carlos Velazquez, vão terminar de gravar e editar o minidocumentário que deve estar finalizado até janeiro do ano que vem. O material será transmitido, a partir de 2014, no Sala de Notícias, um espaço dedicado aos documentários que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas. As obras serão editadas também em versões de dois minutos para apresentação no programa e no site do Globo Universidade.

Oficina no Projac

Como parte da premiação, todos os vencedores, dentre os dias 3 e 4 de outubro, estiveram juntos no Rio para assistir a um ciclo de palestras com profissionais da Rede Globo e participar de uma oficina de capacitação em audiovisual. O encontro aconteceu na Central Globo de Produções, no Projac, com estudantes da Bahia, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, de Santa Catarina, de São Paulo, do Distrito Federal e do próprio estado do Rio.

Segundo Meffe o encontro foi bem interessante. “Além de conhecer o Projac, a cidade cenográfica e salas de edições, tivemos uma espécie de reunião de pauta para conhecermos e trocarmos sugestões do projeto do outro”, destacou.

Disciplinas da Faculdade

Renata reconhece que as matérias que teve na faculdade foram muito úteis na elaboração deste trabalho. “Principalmente as matérias ligadas a Cinema, como ‘Cinema e Diálogos’ e ‘Cinema e Ciências Sociais’”. A disciplina ” Historia da fotografia” ministrada pelo professor Afonso Rodrigues, também me ajudou, e ajuda, até hoje, auxilando numa “abertura de horizontes”, complementa.

Além de ser graduanda no BI em Artes Visuais, Renata possui graduação em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Unesp, também tem Mestrado em América Latina (Master Europeo en Estudios Latinoamericanos), pela Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha.