Fechar menu lateral

Mostra “Cinema e Patrimônio”.


Como parte da programação da 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, a Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), da Funalfa, promove a mostra “Cinema e Patrimônio”. As sessões, com entrada franca, serão realizadas sempre às quartas-feiras de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro João Carriço.

Por meio das obras cinematográficas, a mostra vai propor a discussão em torno de questões relativas à preservação dos espaços históricos e da memória. Após as exibições, acontecerão debates sobre os temas tratados.

Quatro obras compõem a programação, que terá início na próxima semana. De acordo com o diretor da Dipac, Paulo Gawryszewski, “relacionamos a sétima arte a temas ligados ao patrimônio, para enriquecer a discussão sobre identidade, memória e pertencimento”. 

Programação 

Dia 4
“Hiroshima Mon Amour” (Japão/França, 1959)
Direção: Alain

30 08 HIROSHIMA MON AMOUR_160144 (1)

Resnais; Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Bernard Fresson, Stella Dassas; Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de

 Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos, surgem várias lembranças enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinh

a apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo, ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.

Dia 11
“Horas de Verão” (França, 2008)
Direção: Olivier Assayas; Elenco: Juliette Binoche, Charles Berling, Jérémie Renier Sinopse: As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando sua mãe — que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século XIX Paul Berthier — morre repentinamente. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne (Juliette Binoche), uma bem sucedida designer em Nova York, Frédéric (Charles Berling), economista e professor universitário em Paris e Jérémie (Jérémie Renier), um dinâmico empresário que vive na China, são apresentados às texturas e lembranças do final da infância, às memórias partilhadas, criando uma visão única do futuro.

Dia 18
“A Marvada Carne” (Brasil, 1985)
Direção: André Klotzel; Elenco: Fernanda Torres, Dionísio Azevedo, Adilson Barros, Chiquinho Brandão, Regina Casé, Henrique Lisboa, Lucélia Maquiavelli, Geny Prado, Paco Sanches Sinopse: A Marvada Carne é uma comédia que mostra as hilariantes aventuras de Carula (Fernanda Torres), uma garota simples, do interior, que tem um grande sonho na vida: se casar. E para isso ela está disposta a tudo. Nhô Quim (Adilson Barros) vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andacás, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totó (Dionísio Azevedo), cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?

Dia 25
“Bomra: um dia no Bairro” (Documentário, Brasil, 2006)
Direção: Renata Terra; Sinopse: Entrelinhas Bomra é um documentário que retrata o bairro do Bom Retiro em São Paulo com um olhar contemporâneo, por meio de histórias e da rotina de seus habitantes – que são, em sua grande maioria, imigrantes de várias origens. O filme acompanha um dia nessa área, revelando a diversidade de atividades da população e traçando um paralelo com a chegada dos imigrantes responsáveis por sua formação.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044
FUNALFA