Fechar menu lateral

Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design é reconhecido pelo MEC‏

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, com conceito 4, o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O curso foi criado no final de 2008 e, em março de 2009, foi aberta a primeira turma do primeiro ciclo, que se formou no ano passado.

Para reconhecer cursos de nível superior, o MEC realiza um processo de avaliação, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que utiliza instrumentos desenvolvidos por especialistas de cada área do conhecimento. São avaliados a organização didático-pedagógica, os corpos docentes e discentes, os técnico-administrativos e as instalações físicas. A conceituação é feita com notas de 1 a 5.

Segundo a coordenadora do BI em Artes e Design, Ana Maria Barbosa, o conceito obtido na avaliação, feita no final de 2011, indica o bom andamento do curso:” Estamos seguindo as normas padrão exigidas”.

 

Os ciclos

O Instituto de Artes e Design (IAD) estabeleceu seus cursos em dois ciclos; o primeiro é o BI em Artes e Design, com duração de três anos. Ao final de seis períodos, o estudante recebe o título de Bacharel Interdisciplinar em Artes e Design.

O segundo ciclo tem duração de um ano e meio e oferece aos estudantes formados no BI em Artes e Design as seguintes opções de curso: Bacharelado em Artes Visuais; Cinema e audio-visual, Moda, Design e Licenciatura em Artes visuais. As primeiras turmas deste ciclo foram abertas no início de 2012.

Aprovada em 2008, a concepção dos cursos em dois ciclos tem a proposta de realizar uma comunicação dinâmica entre os estudos e permitir que o aluno, se assim desejar, mude sua opção de estudos e reoriente a sua trajetória acadêmica dentro da UFJF.