VI Festival Internacional de Inverno de Brasília: Música e Mídias Interativas.

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM GAMEARTE NA MÚSICA E EDUCAÇÃO

O VI Festival Internacional de Inverno de Brasília – FIB, coordenado pela professora Beatriz Salles, visa mapear, divulgar e sedimentar uma linha de pesquisa Música e Mídias Interativas, no contexto da inovação artística e tecnocientífica, com a colaboração e parceria da Petrobrás, Universidade de Brasília e Instituto Federal de Brasília, bem como, incentivar e constituir um canal de comunicação, entre os grupos emergentes na área, situados na academia, Instituições de Ensino Superior, indústria ou em coletivos independentes.

O FIB possibilitará o encontro de apaixonados pelo jogo e domínio da tecnologia de games que hibridizam conhecimentos da música, da arte, da educação e do entretenimento utilizando, por exemplo, conceitos de simulação, inteligência artificial, pintura digital, modelagem 3D, realidade aumentada, entre outros que gamefiquem o processo criativo como metodologia e filosofia. É uma grande oportunidade para se ter uma visão de como está o interesse artístico e tecnocientífico pelo campo de conhecimento transdisciplinar.

[ …]

Assim, o Comitê Acadêmico do FIB 2011 convida você a submeter seu trabalho como:

• Artigos acadêmicos que descrevam trabalhos com resultados relacionados a Música e Games, Música e Educação, Gamearte e Design de Interação;

• Artigos que descrevam resultados relacionados a interfaces interativas;

• Trabalhos artísticos interativos e performáticos;

• Trabalhos experimentais em desenvolvimento nas escolas da rede pública ou privada e em Institutos Tecnológicos de ensino.

1. Objetivo da Chamada

Esta chamada tem por objetivo apresentar as pesquisas científicas que consolidem informações acerca da área de gamearte na música e educação, que contribua para o desenho de instrumentos e ações de desenvolvimento da pesquisa e políticas artísticas e tecnológicas. A pesquisa científica deverá contemplar tópicos e questões, tais como:

_ Interrelações dos games com cinema, televisão, Internet, celular etc;

_ Análise das tendências da pesquisa e ensino de Música e Games no Brasil.

_ Metodologias de criação de música, design e arte para games.

_ Processos de criação de games, destacando a função da música.

_ Ensino e pesquisa de ponta atuais no desenvolvimento das interfaces sensório-motoras de um game.

_ Criação de interfaces para o ensino de conteúdos musicais interativos.

_ Outros assuntos pertinentes envolvendo a música e game.

2. Prazos e Procedimentos

Divulgação e recebimento das propostas:

i. Divulgação – 1 a 15 de novembro de 2011;

ii. Esclarecimento de dúvidas por e-mail –

suzeteventurelli@gmail.com – até 15 de novembro de 2011;

iii. Encaminhamento de resumos para apresentação até 20 de novembro de 2011;

iv. Resultados até 25 de novembro de 2011;

v. Apresentação dos trabalhos em mesas redondas na Universidade de Brasília (telefones 61 – 92777997 e 31071187).

1.3 Comitê artístico-científico

Professores Instituto de Artes: Suzete Venturelli, Beatriz Salles, Juliana Silva, Alexandre Romariz e Alexandre Zaguetto

Apoio: Estudantes pós-graduação: Ana Lemos, Claudia Loch, Danilo Guimarães, Francisco Barretto, Sidney Medeiros, Leonardo Guilherme Freitas, Juliana Hilário, Victor Hugo Valentim e Hudson Bomfim”

Suzete Venturelli