CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O Curso de Ciência da Computação tem duração de quatro anos (oito períodos). Com enfoque em raciocínio computacional, o curso tem por objetivo formar profissionais capacitados em desenvolver funções de empreendedor, consultor ou pesquisador. Após ter concluído sua formação básica, o bacharelando tem a opção de eleger o perfil profissional de seu interesse, escolhendo disciplinas nas seguintes áreas: Computação Científica, Redes e Processamento Distribuído e Desenvolvimento de Software.
ENGENHARIA COMPUTACIONAL
Este curso visa uma formação voltada para a formulação, análise, implementação e aplicação de modelos matemáticos, métodos numéricos e sistemas computacionais para a solução de problemas das ciências e das engenharias. Tal formação permite ao egresso a inserção em um segmento do mercado de trabalho que está voltado aos recentes desenvolvimentos tecnológicos, além de também poder se constituir em um primeiro passo para uma carreira acadêmica multidisciplinar de origem. De uma forma geral, os egressos estarão capacitados a resolver problemas complexos que permeiam as áreas de computação e engenharia.
ENGENHARIA ELÉTRICA
O profissional formado é o engenheiro com ênfase em Sistemas Eletrônicos, Energia, Robótica e Automação Industrial, Sistema de Potência e Telecomunicação. Está habilitado a exercer atividades de execução, supervisão e gerenciamento de obras de engenharia elétrica. Desenvolver e construir dispositivos elétrico-eletrônicos que se relacionem à transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, sistemas de comunicação, automação e controle de processos.
ENGENHARIA MECÂNICA
O Engenheiro Mecânico da UFJF terá uma formação generalista, ou seja, sem uma ênfase especifica, mas abordando os principais eixos da formação de um Engenheiro Mecânico: Projeto de Máquinas, Maquinas Térmicas e Processos de Fabricação. O curso visa formar profissionais com conhecimentos relacionados aos mais variados ramos das ciências físicas e da matemática, capazes de responder rapidamente as exigências atuais e as tendências futuras da indústria, como também introduzir mudanças estruturais por sua capacidade analítica e criativa. Sua atuação poderá se dar nos setores de autopeças, metalúrgico e siderúrgico. Ainda há outros segmentos de forte atrativo: aeronáutico, aeroespacial, petroquímico e alimentício, de celulose, papel e usinas de açúcar e álcool, além de petróleo e gás.
ESTATÍSTICA
O Estatístico deve ser um profissional com bons conhecimentos teóricos, aliados à experiência na solução de problemas práticos que envolvam grandes quantidades de dados. Para isto, deve aliar uma base teórica de Matemática e Metodologia Científica à capacidade de utilizar recursos computacionais, para ser capaz de planejar experimentos, coletar dados, organizar e resumir estes dados, ajustar modelos e tirar conclusões.
FÍSICA – Bacharelado e Licenciatura
O Físico é um profissional com sólida formação básica, o que proporciona grande flexibilidade para atuar em muitas áreas do conhecimento humano. Essa formação torna o bacharel em Física capaz de aplicar métodos matemáticos, computacionais e experimentais para a solução dos mais variados problemas, desde o comportamento dos átomos até modelos de análise do mercado financeiro. O bacharel em Física ocupa-se tradicionalmente da pesquisa básica ou aplicada, atuando em universidades, centros de pesquisa ou empresas privadas. O licenciado em Física conta com uma formação básica similar à do bacharel, complementada com um módulo de disciplinas pedagógicas. Dedica-se preferencialmente à educação e à disseminação do conhecimento científico, tanto no ensino escolar formal quanto através de novas formas de educação científica, como a produção de softwares e outros materiais didáticos.
MATEMÁTICA – Bacharelado e Licenciatura
A formação do profissional é de: a) licenciado em Matemática, podendo atuar no Ensino Fundamental, Médio e Superior; b) ou bacharel em Matemática, com atuação no Magistério Superior. Além disso, tanto o licenciado em Matemática quanto o bacharel em Matemática podem atuar em empresas públicas e privadas e em pesquisa científica.O objetivo principal é a sólida formação ligada a pesquisa científica e a preparação para os estudos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado.
QUÍMICA – Bacharelado e Licenciatura
O campo de atuação dos químicos é bastante extenso devido a sua interface com outras áreas da ciência (biologia, medicina, geologia, física, etc.) Esta atuação se faz desde a síntese de inúmeros insumos básicos, até o controle de qualidade de matérias primas e produtos acabados para indústrias dos mais variados segmentos. Outros campos de atuação para Químicos ainda são controle e preservação do meio ambiente através de novos processos industriais, avaliação do nível de poluentes e métodos para tratamentos de resíduos.