O trancamento de disciplinas e/ou trancamento de curso deve ser efetuado pelo próprio discente via SIGA (SIGA3 > Acadêmico > Aluno > Trancamento). As orientações básicas sobre trancamentos estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA/trancamentos e no site da Central de Atendimento. A PROGRAD elaborou um tutorial com o passo-a-passo dos procedimentos sobre trancamento de disciplinas (formato .pdf, tamanho 629 KB).
Quem pode solicitar? Alunos matriculados nas disciplinas de períodos regulares (ou seja, excluindo cursos intensivos) e que não tenham trancado a disciplina anteriormente, nem tenham reprovado por infrequência ou nota zero naquela disciplina.
Como? O próprio aluno, via SIGA (SIGA3 > Acadêmico > Aluno > Trancamento > Trancamento de disciplina).
Quando? Durante o prazo previsto no calendário acadêmico (há uma data máxima para isso).
Exceção de prazo – Exceções ao prazo podem ser concedidas aos casos, analisados pelo órgão de saúde competente da UFJF, que comprovadamente impossibilitem a continuidade dos estudos.
Quem pode solicitar? Alunos do terceiro período em diante, que não tiveram, em nenhum período letivo, reprovação por infrequência ou nota zero, ou registro de “Sem Conceito”, em todas as disciplinas nas quais estavam matriculados. Alunos reintegrados não têm direito ao trancamento de curso.
Quando? A qualquer momento.
Como? O próprio aluno, via SIGA (SIGA3 > Acadêmico > Aluno > Trancamento > Trancamento de curso/período). Após a solicitação, o pedido será analisado e liberado pela coordenação de curso. Em seguida, o aluno deve acessar novamente o SIGA para confirmar ou cancelar a solicitação.
Por quanto tempo? O trancamento de curso não pode ultrapassar três períodos letivos regulares.
Exceções – Exceções podem ser concedidas aos casos, analisados pelo órgão de saúde competente da UFJF, que comprovadamente impossibilitem a continuidade dos estudos
O destrancamento de curso é realizado automaticamente pelo Siga ao fim do prazo de trancamento. O discente deve ficar atento ao período de pré-matrícula estabelecido no Calendário Acadêmico.