Clique aqui para acessar o Tutorial sobre como fazer matrícula no SIGA
Clique aqui para acessar o Tutorial de alteração do seu e-mail ufjf (passar de cpf para seu nome)
Clique aqui para acessar o Tutorial de acesso ao Siga e ao Google Classroom
____________________________________________________________________
15 a 17 de outubro – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 2°/2024 no Siga (1ª Etapa)
22 a 24 de outubro – Matrícula em disciplinas feita pelos acadêmicos para o 2°/2024, no Siga (2ª Etapa)
30 e 31 de outubro – Matrícula em disciplinas feita pelos acadêmicos para o
2°/2024, no Siga (3ª Etapa)
04 de novembro de 2024: Início das aulas
04 a 15 de novembro – Ajuste de matrícula feito pelos Coordenadores
Formulário online para ajustes de matrícula feitos pela coordenação Link (fechado)
Resultado do ajuste: (aparece após processado): Link
*Os ajustes devem ser conferido também no siga
04 a 31 – Período para pedido de dispensa de disciplinas na página da Central de Atendimento
____________________________________________________________________
1ª Etapa – 26 a 31 janeiro – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2024, no SIGA
2ª Etapa – 03 a 11 fevereiro – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2024, no SIGA
3ª Etapa – 21 a 29 fevereiro – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2024, no SIGA
4ª Etapa – 04 a 15 março – Formulário online para ajustes de matrícula feitos pela coordenação
Link (aberto)
Resultado da 4ª etapa: (aparece após processado): Link
*Deve ser conferido também no siga
Início das aulas: 11 de março de 2024
04 a 27 março – Período para pedido de dispensa de disciplinas na página da Central de Atendimento
15 de julho – início da reposição dos dias letivos
08 de outubro – último dia de aula do 1/2024
__________________________________________________
1ª Etapa – 20 a 23 de julho – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 2º/2023, no SIGA
2ª Etapa – 26 a 30 de julho – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 2º/2023, no SIGA
3ª Etapa – 04 a 07 de agosto – Matrícula feita pelos acadêmicos para o 2º/2023, no SIGA
4ª Etapa – 10 a 22 de agosto – Formulário online para ajustes de matrícula feitos pela coordenação (fechado para solicitações)
Resultado da 4ª etapa: (aparece após processado): Link
*Conferir no siga
Início das aulas: 14 de agosto de 2023
07 a 31 de agosto – Período para pedido de dispensa de disciplinas na
Central de Atendimento
____________________________________________________________________
Atenção! Orientações sobre novos procedimentos para matrícula em disciplinas
A partir do semestre 2023/1 a PROGRAD/UFJF passa a adotar um novo procedimento no processo de matrícula (a partir do 2º período), passando os alunos a serem inteiramente responsáveis pelas suas matrículas no SIGA. Estas passarão por 3 etapas, conforme calendário acadêmico:
1ª Etapa – 30/01 a 05/02 Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2023, no SIGA.
2ª Etapa – 08/02 a 13/02 Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2023, no SIGA.
3ª Etapa – 23/02 a 27/02 Matrícula feita pelos acadêmicos para o 1º/2023, no SIGA
Início das aulas: 13/03/2023
Outra informação importante para este semestre é que o próprio aluno conseguirá desistir/cancelar a solicitação de matrícula em cada um dos períodos abertos. Somente após as 3 etapas é que, caso seja estritamente necessário, a coordenação fará ajustes:
Formulário I para Ajustes de matrículas (Aberto nos dias 04 a 20 de março) (fechado)
Resultado online para o Formulário I
Após dia 21/03/2023 não será possível mais nenhum tipo de ajuste.
06 a 31 de março: Período para pedido de dispensa de disciplinas
10 a 14 de abril: Período para inscrição para Colação de Grau 1/2023 via SIGA
21 de abril: Último dia para trancamento de disciplina via SIGA
_________________________________________________________________
Horário das disciplinas 3/2022
Disciplinas oferecidas pelos departamentos:
24 a 28 de agosto – Matrícula feita pelos acadêmicos no SIGA
02 a 07 de setembro – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA
10 a 11 de setembro – Primeira solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos
Link para o Formulário (finalizado)
Resultado do 1º ajuste – publicado
12 de setembro – Início das aulas
13 a 16 de setembro – Segunda solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos (se pediu no primeiro formulário, aguarde o resultado)
Link para o Formulário (finalizado)
Resultado do 2º ajuste – publicado
22 de setembro – Matrícula em disciplinas com vagas ociosas realizada pela coordenação (Bolsão).
Formulário para o bolsão – Aberto
Resultado do formulário bolsão – aparece o resultado síncrono (assim que for processado). Verificar no siga também.
______________________________________________
Horário das disciplinas 1.2022
Planilha de vagas – atualizada dia 6/04/22 – Link
Disciplinas oferecidas neste semestre: DEP FIN DEP CAD DEP ECO
Calendário 1/2022
14 a 20 de março – Matrícula feita pelos acadêmicos no SIGA
25 a 31 de março – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA
09 a 10 de abril – Primeira solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos –
Link para o Formulário (fechado)
16 a 17 de abril – Segunda solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos –
Link para o Formulário (aberto)
Resultado do 2º ajuste – atualizado dia 20 abril
18 de abril – início das aulas
19 a 17 de abril – Formulário para ajustes (antes do bolsão)
02 de maio – Matrícula em disciplinas com vagas ociosas realizada pela coordenação (Bolsão).
Formulário para o bolsão – Fechado. Ajustes de matrícula terminados.
Resultado do formulário bolsão – aparece o resultado síncrono (assim que for processado). Verificar no siga também.
___________________________________________________________________________________________________________
Horário das disciplinas 3/2021 ERE
Planilha de vagas – Atualizado 01/10/21 – O aluno deve verificar na planilha a disponibilidade de vagas antes de fazer a solicitação pelo formulário da coordenação.
Plano Departamental de Finanças – 3/2021
Calendário 3/2021 ERE
22 a 24 de setembro – Matrícula feita pelos acadêmicos no SIGA
02 a 05 de outubro – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA
08 a 10 de outubro – Primeira solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (fechado)
Resultado da 1ª etapa de ajuste
11 a 12 de outubro – Segunda solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (fechado)
Resultado da 2ª etapa de ajuste
18 de outubro – início das aulas
22 de outubro – Matrícula em disciplinas com vagas ociosas (Bolsão).
Link para o Formulário (Aberto)
Resultado (online ao ser processado)
* Os pedidos serão atendidos por ordem de recebimento e se tiver vagas.
03 a 12 de novembro – Período para pedido de dispensa de disciplinas na Central de Atendimento
22 a 26 de novembro – Inscrição para Colação de Grau – 2º/2021
26 de novembro – Último dia para trancamento de disciplina, no SIGA, pelos acadêmicos
___________________________________________________________________________________________________________
Horário das disciplinas 1/2021 ERE
* O aluno deve verificar na planilha a disponibilidade de vagas antes de fazer a solicitação pelo formulário da coordenação.
Calendário 1/2021 ERE
19 a 23 de abril – Matrícula feita pelos acadêmicos no SIGA
29 e 30 de abril – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA
01 e 02 de maio – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA
05 a 06 de maio– Primeira solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (Fechado)
Publicação do resultado do ajuste da coordenação – 1ª etapa
12 de maio – Segunda solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (Fechado)
Publicação do resultado do ajuste da coordenação – 2ª etapa
17 de maio – Terceira solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (Fechado) .
Publicação do resultado do ajuste da coordenação – 3ª etapa
17 de maio – Início das aulas
17 a 31 de maio – Período para pedido de dispensa de disciplinas (https://www2.ufjf.br/cat/formularios/)
21 de maio – Matrícula em disciplinas com vagas ociosas, realizada pelos coordenadores –
Link para o Formulário (Fechado) – Somente hoje. Os pedidos serão atendidos por ordem de recebimento e se tiver vagas.
Verificar a planilha antes de pedir. Planilha de vagas
Se tiver sinalizado de vermelho que não tem vagas, pedimos para que a solicitação não seja feita.
Motivo: isso só irá atrasar o processamento incorrendo no risco de outros cursos acabarem com as vagas
Resultado do Bolsão – Planilha – CONFIRA TAMBÉM NO SIGA
14 a 18 de junho – Inscrições para colação de grau pelo siga
Ensino Remoto Emergencial (ERE) 2020.3
14 de Dezembro a 22 de Março de 2021
Planilha para verificar vagas em disciplinas – 08/12/20
01 a 03 – Matrícula feita pelos acadêmicos no SIGA, para o 3/2020
09 e 10 – Ajuste de matrícula pelos acadêmicos no SIGA para o 3/2020
12 a 14 – Solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (Fechado)
14 – Início das aulas – 3/2020
14 a 18 – Período para pedido de dispensa de disciplinas na CAT Campus JF (https://www2.ufjf.br/cat/formularios/)
18 – Resultado da solicitação de ajuste de matrícula pelo formulário online da coordenação – Publicado
4 a 15 – Período para pedido de dispensa de disciplinas na CAT Campus JF (https://www2.ufjf.br/cat/formularios/)
4 e 5 – Solicitação de ajuste de matrículas pelo formulário online da coordenação para todos os alunos – Link para o Formulário (fechado)
8 – Resultado da solicitação de ajuste de matrícula pelo formulário online da coordenação – Link – Publicado
15 – Último dia para trancamento de disciplinas no siga.
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
As inscrições serão por meio de formulário no SIGA.
ATENÇÃO! Porque o prazo será apenas de: 14 a 17 de outubro 2020
Os resultados devem ser conferidos no siga:
12 a 16 de setembro: alunos devem acessar o siga para confirmar matrículas nas disciplinas e assinar termo de gravação
21 de setembro: reinício das aulas do 1º semestre de 2020
DEP FIN 1/2020 (formato. pdf, tamanho 35 KB)