Fechar menu lateral

Programação do Planetário

A programação do Planetário para o público geral em fevereiro de 2024 é a seguinte:

.

Quinta-feira20h30*Da Terra ao Universo
Sábado15h15 | 16h20Fronteiras
Domingo10h15 | 11h20O Segredo do Foguete de Papelão

* Sessão noturna: exclusivamente com inscrição para a visita que se inicia às 19h00. Caso as condições climáticas não permitam a atividade no Observatório Astronômico, a sessão do Planetário será substituída por uma atividade de identificação do céu.

Os horários das sessões, bem como os filmes exibidos, podem sofrer alteração sem aviso prévio.

.

Da Terra ao Universo

Cartaz da sessão Da Terra ao Universo.

Faixa etária indicada: 10 anos ou mais.

Sinopse:

“O céu noturno, tão lindo quanto misterioso, nos admira e tem sido tema de contos e mitos antigos desde que o ser humano surgiu. O desejo de compreender o Universo talvez seja a experiência intelectual compartilhada mais antiga da humanidade. No entanto, só recentemente começamos a compreender o nosso real lugar no vasto cosmo. Para conhecer essa jornada de descoberta celestial, desde as teorias dos antigos astrônomos gregos até aos maiores telescópios da atualidade, convidamos você a apreciar o filme ‘Da Terra ao Universo’.

Essa impressionante viagem de 30 minutos através do espaço e do tempo nos mostra, através de maravilhosas imagens e sons, o Universo tal como nos foi revelado pela ciência.”

Duração: 30 minutos.

Dias de exibição: quinta-feira 20h30, exclusivamente com inscrição para a visita que se inicia às 19h00. Caso as condições climáticas não permitam a atividade no Observatório Astronômico, a sessão do Planetário será substituída por uma atividade de identificação do céu.

.


.

Fronteiras

Cartaz da sessão Fronteiras.

Faixa etária indicada: 10 anos ou mais.

Sinopse:

“Não importa onde se estabeleceram na Terra, os nossos antepassados expandiram os seus territórios sempre que descobriram um novo lugar, garantindo assim mais alimento, construindo casas melhores e criando bairros, cidades e países… Quase toda a história humana transcorreu na superfície do nosso planeta. No entanto, não importa o quanto tentemos criar fronteiras artificiais, um voo sobre a Terra nos revela um sistema conectado no qual não existem fronteiras políticas.

‘Fronteiras’ nos leva à região mais distante conhecida pelo ser humano: a última superfície de espalhamento, de onde se origina a radiação cósmica de fundo, que provoca nossa imaginação sobre a possível existência de multiversos. Só temos uma certeza: nosso conhecimento tem fronteiras, mas nossa determinação em apagá-las, nossa busca por respostas, é infinita. Quando você pensar que chegou, será o momento de partir…”

Duração: 29 minutos.

Dias de exibição: sábado 15h15 | 16h20.

.


.

O Segredo do Foguete de Papelão

Cartaz da sessão O Segredo do Foguete de Papelão.

Faixa etária indicada: 6 a 13 anos.

Sinopse:

“Três coisas são essenciais para passar a noite viajando pelo sistema solar: um foguete de papelão, um prestativo livro falante de astronomia e uma pitada de imaginação. O foguete é rapidamente construído com uma caixa de papelão. Embarque os balões cheios de ar fresco, o computador de bordo feito com uma caixa de sapatos, o livro de astronomia da biblioteca, coloque os capacetes e lá vamos nós! A jornada leva os dois jovens astronautas pelo o Sol, pelos planetas terrestres e os gigantes gasosos com seus lindos anéis e até o planeta anão Plutão. A viagem tem seus percalços, mas o livro os ajuda a sobreviver em todas as situações perigosas.”

Duração: 40 minutos.

Dias de exibição: domingo 10h15 | 11h20.

.


Confira nosso calendário de funcionamento e informações sobre a visitação do público geral.