Fechar menu lateral

Planetário

<< Exposições

 

O novo Planetário do Centro de Ciências da UFJF conta com uma cúpula de projeção de 12 metros de diâmetro e um sistema de projeção Zeiss Skymaster ZKP 4. Com capacidade para 90 pessoas sentadas em poltronas reclináveis, são apresentadas sessões com temas relacionados à Astronomia.

As sessões variam, e podem ter entre 10 e 30 minutos de duração.

Para visitar o Planetário, você deve se inscrever na visita do Público Geral ao Centro de Ciências. Lembre-se de ler atentamente os termos de visitação.

 

Interior do Planetário.

 


 

O antigo Planetário do Centro de Ciências

 

Durante os anos 2008 a 2016, o Centro de Ciências possuía um Planetário Inflável, que contava com um equipamento de projeção do céu em um domo de lona de 6 metros de diâmetro.

Os visitantes podiam vislumbrar um verdadeiro céu estrelado, observar o movimento de rotação da Terra, o céu em diferentes latitudes e viajar pelo espaço sideral através de nossas diferentes sessões temáticas, adequadas às diversas faixas etárias.

Eram exibidas duas sessões diárias, uma pela manhã e outra à tarde, com duração de cerca de 30 minutos cada. As sessões eram direcionadas às escolas e grupos agendados, mas o público em geral podia participar também, sendo incluído nas mesmas sessões das escolas, desde que avisado com antecedência.

Os participantes assistiam às apresentações sentados no chão sobre um tatame, em um ambiente ventilado e termicamente isolado.

 

Imagens do antigo Planetário inflável do Centro de Ciências.