Fechar menu lateral

Roteiros para escolas e grupos

O roteiro para escolas e grupos consiste em:

• uma sessão do Planetário
  • duas atividades compatíveis, listadas abaixo.

A pessoa responsável pelo agendamento deve escolher essas duas oficinas na plataforma de inscrição, levando em consideração o público-alvo indicado e o tema de cada atividade.

As visitações que ocorrem pela manhã ou tarde tem a duração total de 2h30, contando uma pausa na metade do roteiro para que os alunos façam um lance (providenciado pela escola/grupo) caso queiram. As visitas noturnas duram 2h e não há pausa para lanche.

OFICINAS

Aqui tem Química

Coordenador: Eloi Teixeira César (Dep. de Ciências Naturais/C. A. João XXIII)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Conta com 10 experimentos interativos com possibilidade de participação e manipulação pelos visitantes. Une teoria e prática, desvendando acontecimentos de nossa vida diária. É uma atividade de caráter inédito no país, preparada para todas as idades!

* Esta atividade não está disponível em todos os dias.

Entre números, formas e medidas.Entre Números, Formas e Medidas

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. de Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio

Atividades desenvolvidas dentro do Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM), com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado envolvendo matemática. São diversas atividades preparadas para cada nível de ensino, envolvendo assuntos relacionados às pirâmides, contação de histórias, música, fractais e mosaicos, utilizando materiais manipulativos e desenvolvendo a criatividade.

MalacologiaO que os Moluscos têm para nos ensinar?

Coordenadoras: Sthefane D’ávila (Dep. de Zoologia/ICB), Maria Alice Allemand (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio

A atividade consiste em explorar o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, despertando os visitantes ao aprendizado com atividades e jogos sobre o tema e sobre os itens da exposição, que tem como objetivo a popularização da ciência. No espaço existe uma extensa coleção de conchas marinhas, terrestres e de água doce e alguns espécimes vivos.

* Esta atividade é incompatível com “O Pulsar da Vida é o Ritmo do Coração”.

Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

Coordenadoras: Cecília Belindo de Araújo Porto (MAEA), Luciane Monteiro de Oliveira (MAEA)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 (recomenda-se a partir do 3o ano), Fundamental 2 e Ensino Médio

Como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia? Nesta oficina os alunos, por meio da simulação de uma escavação arqueológica, participarão da demonstração de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa e como o estudo dos vestígios materiais podem nos informar sobre o modo de vida das populações que os produziram.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite, e poderá ser alterada conforme condições climáticas, por ser executada ao ar livre..

De onde vêm os bebês?

Coordenadora: Maria Inês da Cruz Campos (Dep. de Morfologia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2

Nesta oficina será apresentada a evolução da formação dos bebês através da utilização de vídeos, pranchas fotográficas e manequins, além da ilustração com algumas peças anatômicas. Nela as crianças poderão receber maiores informações sobre a concepção dos bebês, bem como sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino, e farão atividades com confecção de peças em EVA, massa plástica, desenhos ou imagens para colorir.

.

O pulsar da vida é o ritmo do coração.

O pulsar da vida é o ritmo do Coração

Coordenadores: Rodrigo Hohl (Dep. de Fisiologia/ICB), Alice Belleigoli Rezende (Dep. de Anatomia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Este roteiro combina conteúdo, observação de lâminas no microscópio, atividades monitoradas e jogos para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Os alunos poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais, e ainda discutir questões sobre a influência da alimentação e da atividade física na prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão, tudo isso dentro da exposição “Vias do Coração” (Fiocruz).

* Esta atividade é incompatível com a atividade “O que os Moluscos têm para nos Ensinar?”.

Observação astronômica.Observação Astronômica

Coordenador: Cláudio Henrique da Silva Teixeira (Depto. de Ciências Naturais – Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio

No Observatório Astronômico, os visitantes vão acompanhar uma apresentação sobre Astronomia, conhecendo um pouco sobre o universo e os equipamentos para observação. Sob condições climáticas favoráveis, poderão também observar alguns astros no céu diretamente pelos nossos telescópios! Estrelas, planetas, a Lua, nebulosas, aglomerados estelares… esses são alguns corpos celestes que podemos ver do Centro de Ciências!

* Esta atividade só está disponível para escolas e grupos às terças-feiras à noite.

.

Faça seu agendamento no botão abaixo:

Agendamento de escolas e grupos.