O roteiro para escolas e grupos consiste em:
- uma sessão do Planetário
- duas atividades compatíveis, listadas abaixo.
A pessoa responsável pelo agendamento deve escolher essas duas oficinas na plataforma de inscrição, levando em consideração o público-alvo indicado e o tema de cada atividade.
As visitações que ocorrem pela manhã ou tarde tem a duração total de 2h30, contando uma pausa na metade do roteiro para que os alunos façam um lance (providenciado pela escola/grupo) caso queiram. As visitas noturnas duram 2h e não há pausa para lanche.
.
OFICINAS
Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia *Nova oficina! A partir de outubro/2023*
Coordenadores: Mariana Fonseca Rossi (Dep. Zoologia/ICB), Ralph Maturano Pinheiro (Dep. Zoologia/ICB), Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Roberto Junio Pedroso Dias (Dep. Zoologia/ICB), Artur Andriolo (Dep. Zoologia/ICB)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio
Explanação sobre os grupos animais e acesso a modelos facilitadores do aprendizado, como: jogos interativos, material audiovisual, modelos didáticos, visualização de espécimes em microscópio e estereoscópio, exposição de artrópodes vivos em terrários, além de vivência sonora com trilhas com acústicas de paisagens naturais. Esculturas em papel machê e cerâmica serão criadas em parceria com o “Projeto Organismo: Sentir a Vida com as Mãos”.
.
De onde vêm as cores?
Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1
Esta oficina mostra, a partir de um vídeo da série “De Onde Vem?”, como podemos entender a composição de cores do arco-íris como originária da luz branca emitida pelo Sol. Os alunos poderão brincar com vários padrões de cores, observando como as cores do arco-íris podem ser formadas com a utilização de CDs e outros materiais, e também como podemos fazer sombras coloridas. Na segunda parte da oficina, eles irão construir um brinquedo chamado Disco de Newton, em que pintarão as 7 cores do arco-íris em um disco e, ao colocá-lo para girar, poderão observar como a cor resultante é a branca.
Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica
Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)
Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Esta oficina apresenta, sem necessidade de conhecimento prévio, os fenômenos da reflexão e da refração da luz através de demonstrações e experimentos. Os alunos observarão imagens formadas em espelhos planos e parabólicos para perceber a diferença entre imagens virtuais e reais, observarão como a trajetória da luz de um laser muda de direção quando ela passa de um meio para outro (ar-água, ar-óleo-água) e como podemos fazer a luz se mover em uma curva quando em um meio não homogêneo. Ao final, eles construirão um pequeno brinquedo, a Pirâmide Holográfica, em que a reflexão de imagens de um vídeo dá a impressão de se comportarem como um holograma em movimento.
Aqui tem Química
Coordenador: Eloi Teixeira César (Dep. Ciências Naturais/C. A. João XXIII)
Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Conta com 10 experimentos interativos com possibilidade de participação e manipulação pelos visitantes. Une teoria e prática, desvendando acontecimentos de nossa vida diária. É uma atividade de caráter inédito no país!
Contando Histórias com a Geometria
Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)
Público-alvo: Educação Infantil
Um passeio pela Geometria por meio de uma contação de histórias.
.
.
.
Pavimentando com Mosaicos Geométricos
Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2
Arte e Matemática sempre estiveram juntas. Nesta atividade, a Geometria ganha uma nova dimensão ao compor padrões de pavimentação.
.
.
.
O Mistério das Pirâmides
Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)
Público-alvo: Ensino Fundamental 2
Atividade cheia de descobertas e aprendizado envolvendo Matemática. Alia História, Geografia e Matemática, discutindo a Geometria das pirâmides de uma forma prática.
.
.
.
Conhecendo os Fractais
Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)
Público-alvo: Ensino Médio
Será uma nova Geometria? Nesta atividade apresentamos a teoria fractal como um conteúdo relativamente novo dentro da Matemática, possíveis aplicações, uma construção fractal possível e um Jogo do Caos.
.
.
O que os Moluscos têm para nos ensinar?
Coordenadoras: Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Maria Alice Allemand (Centro de Ciências)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio
A atividade consiste em explorar o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, despertando os visitantes ao aprendizado com atividades e jogos sobre o tema e sobre os itens da exposição, que tem como objetivo a popularização da ciência. No espaço existe uma extensa coleção de conchas marinhas, terrestres e de água doce e alguns espécimes vivos.
* Esta atividade é incompatível com “O Pulsar da Vida é o Ritmo do Coração”.
Fazer Ciência no Sítio Arqueológico
Coordenadora: Luciane Monteiro de Oliveira (MAEA)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1 (recomenda-se a partir do 3º ano), Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia? Nesta oficina os alunos, por meio da simulação de uma escavação arqueológica, participarão da demonstração de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa e como o estudo dos vestígios materiais podem nos informar sobre o modo de vida das populações que os produziram.
* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite, e poderá ser alterada conforme condições climáticas, por ser executada ao ar livre.
.
De onde vêm os bebês?
Coordenadora: Maria Inês da Cruz Campos (Dep. Morfologia/ICB)
Público-alvo: 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Nesta oficina será apresentada a evolução da formação dos bebês através da utilização de vídeos, pranchas fotográficas e manequins, além da ilustração com algumas peças anatômicas. Nela as crianças poderão receber maiores informações sobre a concepção dos bebês, bem como sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino, e farão atividades com confecção de peças em EVA, massa plástica, desenhos ou imagens para colorir.
O pulsar da vida é o ritmo do Coração
Coordenadores: Rodrigo Hohl (Dep. Fisiologia/ICB), Alice Belleigoli Rezende (Dep. Anatomia/ICB)
Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Este roteiro combina conteúdo, observação de lâminas no microscópio, atividades monitoradas e jogos para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Os alunos poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais, e ainda discutir questões sobre a influência da alimentação e da atividade física na prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão, tudo isso dentro da exposição “Vias do Coração” (Fiocruz).
* Esta atividade é incompatível com a atividade “O que os Moluscos têm para nos Ensinar?”.
Observação Astronômica
Coordenadores: Lucas de Paula Lima Batista (Centro de Ciências), José Luiz Matheus Valle (ICE), Adriano Dias dos Santos (Centro de Ciências)
Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio
No Observatório Astronômico, os visitantes vão acompanhar uma apresentação sobre Astronomia, conhecendo um pouco sobre o universo e os equipamentos para observação. Sob condições climáticas favoráveis, poderão também observar alguns astros no céu diretamente pelos nossos telescópios! Estrelas, planetas, a Lua, nebulosas, aglomerados estelares… esses são alguns corpos celestes que podemos ver do Centro de Ciências!
* Esta atividade só está disponível para escolas e grupos às terças-feiras à noite.
.
Faça seu agendamento no botão abaixo: