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Roteiros para escolas e grupos

O roteiro para escolas e grupos consiste em:

  • uma sessão do Planetário
  • duas atividades compatíveis, listadas abaixo.

A pessoa responsável pelo agendamento deve escolher essas duas oficinas na plataforma de inscrição, levando em consideração o público-alvo indicado e o tema de cada atividade.

As visitações que ocorrem pela manhã ou tarde tem a duração total de 2h30, contando uma pausa na metade do roteiro para que os alunos façam um lance (providenciado pela escola/grupo) caso queiram. As visitas noturnas duram 2h e não há pausa para lanche.

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OFICINAS

Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia.Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia

* Esta oficina pode ser alterada, dependendo de sua disponibilidade.

Coordenadores: Mariana Fonseca Rossi (Dep. Zoologia/ICB), Ralph Maturano Pinheiro (Dep. Zoologia/ICB), Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Roberto Junio Pedroso Dias (Dep. Zoologia/ICB), Artur Andriolo (Dep. Zoologia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

Explanação sobre os grupos animais e acesso a modelos facilitadores do aprendizado, como: jogos interativos, material audiovisual, modelos didáticos, visualização de espécimes em microscópio e estereoscópio, exposição de artrópodes vivos em terrários, além de vivência sonora com trilhas com acústicas de paisagens naturais. Esculturas em papel machê e cerâmica serão criadas em parceria com o “Projeto Organismo: Sentir a Vida com as Mãos”.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.

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Roteiro De onde vêm as cores?De onde vêm as cores?

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1

Esta oficina mostra, a partir de um vídeo da série “De Onde Vem?”, como podemos entender a composição de cores do arco-íris como originária da luz branca emitida pelo Sol. Os alunos poderão brincar com vários padrões de cores, observando como as cores do arco-íris podem ser formadas com a utilização de CDs e outros materiais, e também como podemos fazer sombras coloridas. Na segunda parte da oficina, eles irão construir um brinquedo chamado Disco de Newton, em que pintarão as 7 cores do arco-íris em um disco e, ao colocá-lo para girar, poderão observar como a cor resultante é a branca.

 

Roteiro Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica.Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Esta oficina apresenta, sem necessidade de conhecimento prévio, os fenômenos da reflexão e da refração da luz através de demonstrações e experimentos. Os alunos observarão imagens formadas em espelhos planos e parabólicos para perceber a diferença entre imagens virtuais e reais, observarão como a trajetória da luz de um laser muda de direção quando ela passa de um meio para outro (ar-água, ar-óleo-água) e como podemos fazer a luz se mover em uma curva quando em um meio não homogêneo. Ao final, eles construirão um pequeno brinquedo, a Pirâmide Holográfica, em que a reflexão de imagens de um vídeo dá a impressão de se comportarem como um holograma em movimento.

 

Roteiro Aqui tem Química.Aqui tem Química

Coordenador: Eloi Teixeira César (Dep. Ciências Naturais/C. A. João XXIII)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Conta com 10 experimentos interativos com possibilidade de participação e manipulação pelos visitantes. Une teoria e prática, desvendando acontecimentos de nossa vida diária. É uma atividade de caráter inédito no país!

 

 

Contando Histórias com a GeometriaContando Histórias com a Geometria

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Educação Infantil

Um passeio pela Geometria por meio de uma contação de histórias.

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Pavimentando com Mosaicos GeométricosPavimentando com Mosaicos Geométricos

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2

Arte e Matemática sempre estiveram juntas. Nesta atividade, a Geometria ganha uma nova dimensão ao compor padrões de pavimentação.

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O Mistério das Pirâmides.O Mistério das Pirâmides

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2

Atividade cheia de descobertas e aprendizado envolvendo Matemática. Alia História, Geografia e Matemática, discutindo a Geometria das pirâmides de uma forma prática.

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Conhecendo os Fractais.Conhecendo os Fractais

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Médio

Será uma nova Geometria? Nesta atividade apresentamos a teoria fractal como um conteúdo relativamente novo dentro da Matemática, possíveis aplicações, uma construção fractal possível e um Jogo do Caos.

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Roteiro O que os moluscos têm para nos ensinar?O que os Moluscos têm para nos ensinar?

Coordenadoras: Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Maria Alice Allemand (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

A atividade consiste em explorar o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, despertando os visitantes ao aprendizado com atividades e jogos sobre o tema e sobre os itens da exposição, que tem como objetivo a popularização da ciência. No espaço existe uma extensa coleção de conchas marinhas, terrestres e de água doce e alguns espécimes vivos.

* Esta atividade é incompatível com “O Pulsar da Vida é o Ritmo do Coração”.

 

Roteiro Fazer Ciência no Sítio Arqueológico.

Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

* Esta oficina pode ser alterada, dependendo de sua disponibilidade.

Coordenadora:  Luciane Monteiro de Oliveira (MAEA)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 (recomenda-se a partir do 3º ano), Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia? Nesta oficina os alunos, por meio da simulação de uma escavação arqueológica, participarão da demonstração de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa e como o estudo dos vestígios materiais podem nos informar sobre o modo de vida das populações que os produziram.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite, e poderá ser alterada conforme condições climáticas, por ser executada ao ar livre.

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Roteiro De onde vêm os bebês?

De onde vêm os bebês?

* Esta oficina não estará disponível no início de 2024.

Coordenadora: Maria Inês da Cruz Campos (Dep. Morfologia/ICB)

Público-alvo: 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nesta oficina será apresentada a evolução da formação dos bebês através da utilização de vídeos, pranchas fotográficas e manequins, além da ilustração com algumas peças anatômicas. Nela as crianças poderão receber maiores informações sobre a concepção dos bebês, bem como sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino, e farão atividades com confecção de peças em EVA, massa plástica, desenhos ou imagens para colorir.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.

 

O pulsar da vida é o ritmo do coração.

O pulsar da vida é o ritmo do Coração

Coordenadores: Rodrigo Hohl (Dep. Fisiologia/ICB), Alice Belleigoli Rezende (Dep. Anatomia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Este roteiro combina conteúdo, observação de lâminas no microscópio, atividades monitoradas e jogos para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Os alunos poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais, e ainda discutir questões sobre a influência da alimentação e da atividade física na prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão, tudo isso dentro da exposição “Vias do Coração” (Fiocruz).

* Esta atividade é incompatível com a atividade “O que os Moluscos têm para nos Ensinar?”.

 

Observação astronômica.Observação Astronômica

Coordenadores: Lucas de Paula Lima Batista (Centro de Ciências), José Luiz Matheus Valle (ICE), Adriano Dias dos Santos (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

No Observatório Astronômico, os visitantes vão acompanhar uma apresentação sobre Astronomia, conhecendo um pouco sobre o universo e os equipamentos para observação. Sob condições climáticas favoráveis, poderão também observar alguns astros no céu diretamente pelos nossos telescópios! Estrelas, planetas, a Lua, nebulosas, aglomerados estelares… esses são alguns corpos celestes que podemos ver do Centro de Ciências!

* Esta atividade só está disponível para escolas e grupos às terças-feiras à noite.

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Faça seu agendamento no botão abaixo:

Agendamento de escolas e grupos.