Fechar menu lateral

Roteiros para escolas e grupos

O roteiro para escolas e grupos consiste em:

  • uma sessão do Planetário
  • duas atividades compatíveis, listadas abaixo.

A pessoa responsável pelo agendamento deve escolher essas duas oficinas na plataforma de inscrição, levando em consideração o público-alvo indicado e o tema de cada atividade.

As visitações que ocorrem pela manhã ou tarde tem a duração total de 2h30, contando uma pausa na metade do roteiro para que os alunos façam um lance (providenciado pela escola/grupo) caso queiram. As visitas noturnas duram 2h e não há pausa para lanche.

.

OFICINAS

Imagem representando a oficina "Que parasito é esse?", mostrando um parasito feito de feltro.Que parasito é esse? *NOVA*

* Esta oficina esta disponível apenas 6ª feira à tarde.

Coordenadoras: Florence Mara Rosa (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB), Kézia G. Scopel (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB), Clarice Abramo (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB)

Colaboradora: Cláudia Avelar (FACED)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2

A oficina “Que parasito é esse?” visa divulgar as principais parasitoses intestinais que acometem milhões de pessoas. A oficina traz modelos didáticos dos parasitos confeccionados em feltro representando as suas principais características que são acessíveis ao manuseio pelo público. Além disso, será possível visualizar no microscópio alguns destes parasitos e alguns ovos que podem transmitir doenças para os seres humanos. A oficina foi montada para os alunos do Ensino Fundamental, a proposta é gerar discussões sobre as doenças causadas por esses organismos e sobretudo como evitá-las.

.

Imagem representando a oficina "Educação em saúde na prevenção das parasitoses", mostrando um parasito feito de feltro.Educação em saúde na prevenção das parasitoses *NOVA*

* Esta oficina esta disponível apenas 6ª feira à tarde.

Coordenadoras: Florence Mara Rosa (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB), Kézia G. Scopel (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB), Clarice Abramo (Dep. Parasitologia, Microbiologia e Imunologia/ICB)

Colaboradora: Cláudia Avelar (FACED)

Público-alvo: Ensino Médio

A oficina “Educação em saúde na prevenção das parasitoses” apresenta aos alunos do Ensino Médio os principais parasitos que infectam o nosso intestino e que causam doenças muito comuns no Brasil. A oficina oferece modelos didáticos dos parasitos na sua forma adulta confeccionados em feltro representando as suas principais características morfológicas, bem como modelos mostrando as diferentes fases do ciclo de vida do parasito (ovos, larvas e outros). Os alunos terão a oportunidade de observar alguns exemplares no microscópio. A oficina foi montada com o intuito de gerar uma reflexão e discussão sobre como a falta de saneamento básico, as condições de higiene inadequadas e a falta de conhecimento podem favorecer a disseminação dessas parasitoses no nosso meio.

.

Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia.Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia

* Esta oficina pode ser alterada dependendo de sua disponibilidade na data escolhida.

Coordenadores: Mariana Fonseca Rossi (Dep. Zoologia/ICB), Ralph Maturano Pinheiro (Dep. Zoologia/ICB), Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Roberto Junio Pedroso Dias (Dep. Zoologia/ICB), Artur Andriolo (Dep. Zoologia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

Explanação sobre os grupos animais e acesso a modelos facilitadores do aprendizado, como: jogos interativos, material audiovisual, modelos didáticos, visualização de espécimes em microscópio e estereoscópio, exposição de artrópodes vivos em terrários, além de vivência sonora com trilhas com acústicas de paisagens naturais. Esculturas em papel machê e cerâmica serão criadas em parceria com o “Projeto Organismo: Sentir a Vida com as Mãos”.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.

..

LED amarelo aceso, representando a oficina Energia e Eletricidade.Energia e Eletricidade: entendendo como o mundo se move

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Você sabe qual é a primeira usina hidrelétrica da América do Sul? A partir dessa pergunta, nós vamos mergulhar um pouco na história da geração de energia elétrica, discutir sobre as matrizes energéticas no Brasil e no mundo e conversar sobre fontes renováveis e não renováveis de energia e seus impactos ambientais. Vamos falar sobre Corrente Contínua (DC) e Corrente Alternada (AC). Na segunda parte da oficina, os alunos irão construir um circuito elétrico simples em uma folha de papel, com baterias de lítio, LEDs coloridos e fitas condutoras elétricas.

.

Roteiro De onde vêm as cores?De onde vêm as cores?

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1

Esta oficina mostra, a partir de um vídeo da série “De Onde Vem?”, como podemos entender a composição de cores do arco-íris como originária da luz branca emitida pelo Sol. Os alunos poderão brincar com vários padrões de cores, observando como as cores do arco-íris podem ser formadas com a utilização de CDs e outros materiais, e também como podemos fazer sombras coloridas. Na segunda parte da oficina, eles irão construir um brinquedo chamado Disco de Newton, em que pintarão as 7 cores do arco-íris em um disco e, ao colocá-lo para girar, poderão observar como a cor resultante é a branca.

 

Roteiro Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica.Reflexão, Refração e a Pirâmide Holográfica

Coordenador: José Luiz Matheus Valle (ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Esta oficina apresenta, sem necessidade de conhecimento prévio, os fenômenos da reflexão e da refração da luz através de demonstrações e experimentos. Os alunos observarão imagens formadas em espelhos planos e parabólicos para perceber a diferença entre imagens virtuais e reais, observarão como a trajetória da luz de um laser muda de direção quando ela passa de um meio para outro (ar-água, ar-óleo-água) e como podemos fazer a luz se mover em uma curva quando em um meio não homogêneo. Ao final, eles construirão um pequeno brinquedo, a Pirâmide Holográfica, em que a reflexão de imagens de um vídeo dá a impressão de se comportarem como um holograma em movimento.

 

Roteiro Aqui tem Química.Aqui tem Química

Coordenador: Eloi Teixeira César (Dep. Ciências Naturais/C. A. João XXIII)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Conta com 10 experimentos interativos com possibilidade de participação e manipulação pelos visitantes. Une teoria e prática, desvendando acontecimentos de nossa vida diária. É uma atividade de caráter inédito no país!

 

 

Contando Histórias com a GeometriaContando Histórias com a Geometria

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Educação Infantil

Um passeio pela Geometria por meio de uma contação de histórias.

.

.

.

Pavimentando com Mosaicos GeométricosPavimentando com Mosaicos Geométricos

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2

Arte e Matemática sempre estiveram juntas. Nesta atividade, a Geometria ganha uma nova dimensão ao compor padrões de pavimentação.

.

.

.

O Mistério das Pirâmides.O Mistério das Pirâmides

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2

Atividade cheia de descobertas e aprendizado envolvendo Matemática. Alia História, Geografia e Matemática, discutindo a Geometria das pirâmides de uma forma prática.

.

.

.

Conhecendo os Fractais.Conhecendo os Fractais

Coordenador: Marco Antônio Escher (Dep. Matemática/ICE)

Público-alvo: Ensino Médio

Será uma nova Geometria? Nesta atividade apresentamos a teoria fractal como um conteúdo relativamente novo dentro da Matemática, possíveis aplicações, uma construção fractal possível e um Jogo do Caos.

.

.

Roteiro O que os moluscos têm para nos ensinar?O que os Moluscos têm para nos ensinar?

Coordenadoras: Sthefane D’Ávila (Dep. Zoologia/ICB e Museu de Malacologia), Maria Alice Allemand (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

A atividade consiste em explorar o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, despertando os visitantes ao aprendizado com atividades e jogos sobre o tema e sobre os itens da exposição, que tem como objetivo a popularização da ciência. No espaço existe uma extensa coleção de conchas marinhas, terrestres e de água doce e alguns espécimes vivos.

* Esta atividade é incompatível com “O Pulsar da Vida é o Ritmo do Coração”.

 

Roteiro Fazer Ciência no Sítio Arqueológico.

Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

* Esta oficina está disponível 4ª a 6ª feira. de manhã e à tarde. E ela pode ser alterada, dependendo de sua disponibilidade e das condições climáticas.

Coordenadora: Luciane Monteiro de Oliveira (MAEA)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 (recomenda-se a partir do 3º ano), Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia? Nesta oficina os alunos, por meio da simulação de uma escavação arqueológica, participarão da demonstração de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa e como o estudo dos vestígios materiais podem nos informar sobre o modo de vida das populações que os produziram.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite, e poderá ser alterada conforme condições climáticas, por ser executada ao ar livre.

.

Roteiro De onde vêm os bebês?

De onde vêm os bebês?

* Esta oficina esta disponível apenas 5ª feira de manhã, 5ª feira à tarde e 6ª feira à tarde.

Coordenadora: Maria Inês da Cruz Campos (Dep. Morfologia/ICB)

Público-alvo: 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nesta oficina será apresentada a evolução da formação dos bebês através da utilização de vídeos, pranchas fotográficas e manequins, além da ilustração com algumas peças anatômicas. Nela as crianças poderão receber maiores informações sobre a concepção dos bebês, bem como sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino, e farão atividades com confecção de peças em EVA, massa plástica, desenhos ou imagens para colorir.

* Esta atividade não está disponível às terças-feiras à noite.

 

O pulsar da vida é o ritmo do coração.

O pulsar da vida é o ritmo do Coração

Coordenadores: Rodrigo Hohl (Dep. Fisiologia/ICB), Alice Belleigoli Rezende (Dep. Anatomia/ICB)

Público-alvo: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Este roteiro combina conteúdo, observação de lâminas no microscópio, atividades monitoradas e jogos para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Os alunos poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais, e ainda discutir questões sobre a influência da alimentação e da atividade física na prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão, tudo isso dentro da exposição “Vias do Coração” (Fiocruz).

* Esta atividade é incompatível com a atividade “O que os Moluscos têm para nos Ensinar?”.

 

Observação astronômica.Observação Astronômica

Coordenadores: Lucas de Paula Lima Batista (Centro de Ciências), José Luiz Matheus Valle (ICE), Adriano Dias dos Santos (Centro de Ciências)

Público-alvo: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

No Observatório Astronômico, os visitantes vão acompanhar uma apresentação sobre Astronomia, conhecendo um pouco sobre o universo e os equipamentos para observação. Sob condições climáticas favoráveis, poderão também observar alguns astros no céu diretamente pelos nossos telescópios! Estrelas, planetas, a Lua, nebulosas, aglomerados estelares… esses são alguns corpos celestes que podemos ver do Centro de Ciências!

* Esta atividade só está disponível para escolas e grupos às terças-feiras à noite.

.

Faça seu agendamento no botão abaixo:

Agendamento de escolas e grupos.