Inscrições para 4ª edição da Colônia de Férias Científica da UFJF abrem no dia 13

Fonte: UFJF.

Mediador do Centro de Ciências à esquerda, demonstrando e explicando o funcionamento do Gerador de Van de Graaff para crianças sentadas ao redor do equipamento.

Temática desta edição de inverno será Missão ecoResgate (Foto: Carolina de Paula)

Para garantir a diversão da criançada no período das férias escolares, a IV Colônia de Férias Científica – Edição de Inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ofertar uma programação especial cheia de novidades e muito aprendizado, entre os dias 24 e 28 de julho. As atividades são totalmente gratuitas e serão realizadas de forma presencial no Centro de Ciências. Para garantir a participação dos pequenos, os responsáveis poderão fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico, a partir de meio-dia desta quinta-feira, 13 de julho. O formulário será fechado quando atingir 100 inscritos.

Duas meninas participando da Colônia de Férias e conversando enquanto uma mediadora à esquerda sorri enquanto olha para outros participantes fora do enquadramento da foto.

As crianças se divertem enquanto realizam experimentos científicos (Foto: Carolina de Paula)

Serão oferecidas um total de 60 vagas: 20 vagas para crianças de 6 a 7 anos de idade; 20 para a faixa dos 8 aos 9 anos; e outras 20 para crianças com 10 a 11 anos de idade. Em cada faixa etária, metade das vagas vão ser destinadas para estudantes de escolas públicas. A seleção seguirá esses critérios e ordem de inscrição.

A professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e coordenadora da iniciativa, Fernanda Bombonato, revela algumas singularidades da edição. “Este ano, todas as atividades vão ser voltadas para as questões ambientais, com a temática ‘Missão ecoResgate: a luta para manter os limites planetários em harmonia’”, garante a organizadora.

A programação prevê que as crianças fiquem na Universidade, das 14 às 17h30, desempenhando as tarefas propostas. Confira o planejamento:

• Segunda-feira, dia 24 – Construindo minimundos
  • Terça-feira, dia 25 – Vamos construir uma estação meteorológica?
  • Quarta-feira, dia 26 – Como são estimadas as áreas verdes?
  • Quinta-feira, dia 27 – Poluição das águas, como ocorre e o que podemos evitar?
  • Sexta-feira, dia 28 – Produzindo objetos exploratórios

A democratização do acesso às ciências

Fernanda Bombonato, coordenadora do projeto da Colônia de Férias.

Para coordenadora da Colônia, há uma lacuna na formação do ensino de Ciências na educação básica (Foto: Alexandre Dornelas)

“A intensificação dos movimentos de negação da Ciência e anti-vacina, durante o período pandêmico, serviu para demonstrar a evidente falha na formação do ensino de Ciências na escola básica. Esse fenômeno não é observado somente no Brasil, mas também em países que possuem altos índices de escolarização”, explica Bombonato ao resgatar a origem do projeto da Colônia de Férias Científica.

Esse sinal de alerta, associado a necessidade das mães que compõem o projeto (professoras e pesquisadoras) de encontrar atividades educativas para seus filhos para além do entretenimento, fez com que a iniciativa saísse do papel e ganhasse forma.

Um dos apoios ao projeto é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que financiará a execução das seis Colônias de Férias, a serem realizadas entre os anos de 2023 a 2025. A proposta foi inscrita na Chamada Fapemig 05/2022 – Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia – Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (processo APQ-02741-22).

Atualmente, a Colônia de Férias conta com vários colaboradores como, por exemplo, os professores Elói César, diretor do Colégio João XXIII; Marco Antônio Escher, diretor do Centro de Ciências da UFJF; Jacy Gameiro, do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia; Celly Mieko Shinohara Izumi, do Departamento de Química; e da bolsista da iniciativa, Grazielle Teixeira, estudante do curso de Engenharia Mecânica.

Outras informações:

Formulário de inscrição – a partir de meio-dia do dia 13/07