Visão socioantropológica do turismo. Mito, rito, imaginário e representação social no turismo. Etnocentrismo, identidade, relativismo, heterogeneidade e alteridade. Relações e interações entre os diferentes sujeitos do processo turístico: turistas, hóspedes, viajantes, anfitriões, hospedeiros e nativos. A viagem antropológica. O exercício de exotizar o familiar e familiarizar o exótico. O exótico e o familiar como atrativo turístico. A construção de narrativas e imagens turísticas: tradição, invenção da tradição, memória, autenticidade e diversidade. O ponto de vista de nativo e o olhar do turista. Práticas turísticas contemporâneas.
1. CULTURA E TURISMO
1.1. Uma discussão socioantropológica do conceito de cultura;
1.2. Uma visão socioantropológica do turismo.
2. VISITANTES E ANFITRIÕES
2.1. Os sujeitos do processo turístico;
2.2. O ponto de vista do nativo;
2.3. O olhar do turista;
2.4. Etnocentrismo, identidade, relativismo, heterogeneidade e alteridade.
3. MITO, RITO E IMAGINÁRIO NO TURISMO
3.1. O mito e o rito no turismo;
3.2. O imaginário e as representações culturais no turismo;
3.3. A construção de representações pelo e para o turismo;
3.4. A construção simbólica ou social do atrativo turístico;
3.5. A tradição, a invenção da tradição, a memória e a autenticidade pelo/no turismo;
3.6. Narrativas, representações verbais e folhetos turísticos;
3.7. Cultura material, suvenir e outras mensagens codificadas;
3.8. Postais e fotografias.
4. A VIAGEM
4.1. A viagem antropológica;
4.2. Familiarizar o exótico e exotizar o familiar;
4.3. O exótico como atrativo;
4.4. O familiar como atrativo;
5. PRATICAS TURÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS.
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