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Plano de Ensino

Disciplina: PSI193 - PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa
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Dificuldades, transtornos ou distúrbios de aprendizagem. Níveis e modalidades de intervenção preventiva com foco nas dificuldades de aprendizagem da linguagem oral, da linguagem escrita e do
aprendizado da matemática.
Unidade 1 Produção nacional sobre queixa escolar e a proposta da “produção do fracasso escolar” - Produção científica nacional sobre queixa escolar. - Análise da proposta “A produção do fracasso escolar” com base nas pesquisas nacionais e internacionais contemporâneas.
Unidade 2
Classificação, definição e identificação dos transtornos/dificuldades de aprendizagem
- Definições: Dificuldade X Transtorno X Distúrbio
- Critérios de classificação
- Características do modelo de Resposta à Intervenção (RTI) – pontos fortes e fracos
Unidade 3
Níveis e modalidades de intervenção do(a) psicólogo(a) com foco no desenvolvimento da linguagem oral
- Definições: Linguagem X Fala X Comunicação
- Desenvolvimento fonológico, lexical, morfossintático e das habilidades de comunicação social (pragmática).
- Transtornos da fala, da fluência, da linguagem oral e da comunicação social.
- Avaliação, intervenção (prevenção e remediação), monitoramento.
Unidade 4
Níveis e modalidades de intervenção do(a) psicólogo(a) com foco no aprendizado da linguagem escrita
- Definições: Precisão X Fluência X Compreensão
- Variáveis cognitivas e metalinguísticas subjacentes ao aprendizado da leitura e da escrita.
- Transtorno específico da aprendizagem: escrita; leitura (dislexia)
- Avaliação, intervenção (prevenção e remediação), monitoramento.
Unidade 5
Níveis e modalidades de intervenção do(a) psicólogo(a) com foco no aprendizado da matemática.
- Modelos de desenvolvimento da cognição numérica
- Variáveis cognitivas de domínio geral e de domínio específico subjacentes ao aprendizado da matemática.
- Transtorno específico da aprendizagem: discalculia
- Avaliação, intervenção (prevenção e remediação), monitoramento.
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Artigos disponibilizados no Portal Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br/) e artigos publicados em revistas científicas nacionais especializadas em Psicologia.
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