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Plano de Ensino

Disciplina: PSI189 - PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Níveis e modalidades de intervenção preventiva e promotora de saúde em contextos educacionais com ênfase no desenvolvimento psicossocial.
Unidade 1
Prevenção e promoção em saúde mental: pressupostos teóricos e marcos conceituais
- Contribuições da Psicologia Positiva e do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano para a concepção de prevenção em saúde mental.
- Breve histórico da prevenção e promoção em contextos educacionais.
- Convergência com os conceitos de resiliência, fatores de risco e proteção e vulnerabilidade.
- Modelos explicativos, etapas no planejamento, intervenção e avaliação de programas de prevenção e promoção em saúde mental.
Unidade 2
Fundamentos para as Intervenção em contextos educativos formais e não-formais
- Histórico da prevenção e promoção em contextos educacionais.
- Desenvolvimento Positivo e sua relação com a ótica preventiva e promotora de saúde na infância e adolescência.
Habilidades sociais ao longo do desenvolvimento.
- Intervenção com pais para prevenção de problemas comportamentais na infância.
- O programa de habilidades de Vida e suas implicações para a adolescência.
Unidade 3
Intervenções proativas na escola: possibilidades e limites
- A escola e o professor como agentes de prevenção e promoção de saúde mental: reflexões e redirecionamentos necessários.
- Prevenção da violência na escola: promoção de habilidades próssociais na infância (empatia, resolução de problemas interpessoais, auto-regulação e virtudes).
- Prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
- Desenvolvimento e promoção do autoconceito e autoestima.
- Desenvolvimento e promoção da criatividade.
Estanislau, G.M. & Bressan, R.A. (Orgs) (2014). Saúde mental na escola: O que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed.
Gomide, P.I.C. (2011). Comportamento Moral: uma proposta para o desenvolvimento das virtudes. Curitiba: Juruá.
Koller, S.H. (Org.). (2008). Ecologia do desenvolvimento humano. Pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Murta, S.M.; Leandro-França; Santos, K.B. & Polejack (Orgs.) (2015). Prevenção e Promoção em Saúde Mental. Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção: Novo Hamburgo: Synopsis
Shure, M. B. (2006). Eu posso resolver problemas: educação infantil e ensino fundamental. Um programa de solução cognitiva para problemas interpessoais. Petrópolis: Vozes.
Snyder, C.R. & Lopez, S.J. (2008). Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed.
Complemento: Artigos atuais de periódicos nacionais e internacionais
Hutz, C.S. (2012). Prevenção e Intervenção em Situação de Risco e Vulnerabilidade. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. (2011). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo: São Paulo: Casa do Psicólogo
Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. (2013). Psicologia das Habilidades sociais na infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes