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Plano de Ensino

Disciplina: PSI183 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 2

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa
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Desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e social na adolescência, idade adulta e na velhice. Abordagens integradoras do desenvolvimento ao longo do curso de vida.
Unidade 1
Desenvolvimento na Adolescência
- Teorias psicológicas sobre a adolescência
- Desenvolvimento físico
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento psicossocial
- Família e adolescência
- Educação e adolescência
- Saúde e adolescência
Unidade 2
Desenvolvimento na Adultez
- Teorias psicológicas sobre a adultez
- Desenvolvimento físico
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento psicossocial
- Família e vida adulta
- Educação na vida adulta
- Trabalho na vida adulta
- Saúde na vida adulta
Unidade 3
Desenvolvimento na Velhice
- Teorias psicológicas sobre a velhice
- Desenvolvimento físico
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento psicossocial
- Família e velhice
- Gerontologia Educacional
- Trabalho na velhice
- Saúde na velhice
Unidade 4
Desenvolvimento ao longo do curso de vida
- Principais abordagens integradoras: Baltes, teoria bioecológica e tendências atuais
Brandão, T., Saraiva, L., & Matos, P. M. (2012). O prolongamento da transição para a idade adulta e o conceito de adultez emergente: Especificidades do contexto português e brasileiro. Análise Psicológica,30(3), 301-313. CAPES/MEC (2016) Portal de Periódicos. Disponível em http://www-periodicos-capes-gov-br.ez25.periodicos.capes.gov.br/
Cavanaugh, J., & Blanchard-Fields, F. (2014). Adult development and aging. Stanford: Cengage Learning.
Lemos, I. (2009). Adversidade psicossocial, resiliência e saúde mental na adolescência. Em: Cruz, J. P., Jesus, S. N., & Nunes, C., (Eds.). Bem-Estar e Qualidade de Vida – Contributos da Psicologia da Saúde, (pp.206-227). Alcochete: Textiverso. Lerner, R. M. (2001). Concepts and theories of human development. Psychology Press. Neri, A. L. (2006). Contribuições da psicologia ao estudo e à intervenção no campo da velhice. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 1(1). Neri, A. L. (2006). O legado de Paul B. Baltes à Psicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento. Temas em psicologia, 14(1), 17-34.
Papalia, D., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano. São Paulo: McGrawHill.
Schoen-Ferreira, T. H., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. D. M. (2010). Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 227-234. Senna, S. R. C. M., & Dessen, M. A. (2012). Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(1), 101-108.
Bee, H. (1997). O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed. Coleman, J. C., & Hendry, L. B. (1999). The nature of adolescence. New York: Psychology Press. Lemos, I. M. D. F. A. (2007). Família, psicopatologia e resiliência na adolescência: Do risco psicossocial ao percurso delinquente. Tese não publicada. Faro: Universidade do Algarve. Neri, A. (1995). Psicologia do envelhecimento. Campinas: Papirus. Steinberg, L. (2005). Cognitive and affective development in adolescence. Trends in Cognitive Science, 9, 69-74.
Steinberg, L., & Lerner, R. M. (2004). The scientific study of adolescence: a brief history. The Journal of Early Adolescence, 24(1), 45-54. Whitbourne, S. K., & Whitbourne, S. B.(2014). Adult development and aging: biopsychosocial perspectives. New York: Wiley.
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