Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: LEC150 - GREGO CLÁSSICO II

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE LETRAS

Conceitos fundamentais de morfossintaxe do grego clássico com ênfase no sistema verbal.
1 Conceitos fundamentais de morfossintaxe grega
1.1 Aspectos verbais: durativo, aoristo e perfeito
1.2 Modos verbais: indicativo, subjuntivo, optativo, imperativo
1.3 Formas nominais do verbo: particípios e infinitivos
1.4 Conjugação em
BRANDÃO, Jacyntho L. et al. Hellenika BRANDÃO, Jacyntho L. et al. Hellenika - Introdução ao grego antigo. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
CARTLEDGE, Paul. (Org.) Grécia Antiga. Tradução de Laura Alves Aurélio Rebello. 2. ed. São Paulo, Ediouro, 2009.
FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto
______. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: UNICAMP, 2003.
JOINT ASSOCIATION OF CLASSICAL TEACHERS. Aprendendo grego. Tradução de Luiz Alberto Machado Cabral. São Paulo: Odysseus, 2010.
MALHADAS, Daisi et al. Dicionário Grego-Português. 5 volumes. São Paulo: UNESP, 2007.

Textos Clássicos:
HESIODO. F. Solmsen, M. L. West (ed.). Theogonia, Opera et dies, Scutum, Fragmenta Selecta. 3. ed. Oxford: OUP, 1990.
HOMERO. D.B. Monro e T. W. Allen (ed.) Opera. Vol. III. Odyssey. Books I-XII. 2. ed. Oxford: OUP, 1922.
HOMERO. D.B. Monro e T. W. Allen (ed.) Opera. Vol. IV. Odyssey. Books XII-XXIV. 2. ed. Oxford: OUP, 1922.
HOMERO. D. B. Monro e T. W. Allen (ed.). Opera. Vol. I: Iliad, books I-XII. Oxford: OUP, 1920.
HOMERO. D. B. Monro e T. W. Allen (ed.). Opera. Vol. II: Iliad, books XIII-XXIV. Oxford: OUP, 1920.
BAILLY, A. Dictionnaire Grec-français. Paris: Hachette, 2000.
LIDDELL, Henry George & SCOTT, Robert. Greek-English Lexicon. Abridged. Londres: Simon Wallenberg, 2007.
SCHNEIDER, Nélio. Isso é grego para mim. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. 7. ed. São Paulo: Difel, 2002.
VEYNE, Paul. O império greco-romano. Tradução de Marisa Motta. São Paulo: Campus/Elsevier, 2009.