Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: HIS134 - TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL III

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH

Refletir sobre os principais conceitos, temáticas e formas de abordagem da história econômica e social na trajetória da historiografia mais recente. Subsidiar o aluno para compreender as aproximações possíveis da história econnômica e social com as demais abordagens históricas, principalmente com a história política e cultura. Aprofundar as reflexões teórico-metodológicas desenvolvidae na primeira parte da disciplina enfocando mais verticalmente um tema ou um período histórico específico, a critério do professor. O objetivo maior da disciplina é subsidiar o aluno tanto para lidar com os conceitos centrais à história econômica e social, quanto para identificar lacunas ou polêmicas historiográficas passíveis de serem transformadas em temas de pesquisa.
Os principais conceitos, temáticas e formas de abordagens da História econômica na trajetória da Historiografia mais recente. As reflexões teóricas e metodológicas desenvolvidas na primeira parte da disciplina deverão ser enfocadas mais verticalmente em um tema ou período histórico específico, à critério do professor. O objetivo maior da disciplina é subsidiar o aluno tanto para lidar com os conceitos centrais da história econômica, quanto para identificar lacunas ou polêmicas historiográficas passíveis de serem transformadas em temas de pesquisa.
CARDOSO, C. & MALERBA, J. Representações: contribuição ao debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.
DOSSE, F. História do estruturalismo. Campinas: UNICAMP, 1993.
FALCON, F. História cultural: uma nova visão sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
ALMEIDA, C. Homens ricos, homens bons: produção e hierarquização social em Minas Colonial. Niterói: UFF, 2001.
FURTADO, J. Homens de negócio: a interiorização da Metrópole e do comércio nas Minas setenticistas. São Paulo: HUCITEC, 1999.
LOWY, M. As aventuras de K. Marx contra o Barão de Munchausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.