Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: HIS133 - TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL II

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH

Refletir sobre os principais conceitos, temáticas e formas de abordagens da história social na trajetória da historiografia mais recente. Subsidiar o aluno para uma leitura crítica das distintas perspectivas desta forma de abordagem histórica. Aprofundar as reflexões teórico-metodológicas desenvolvidas na primeira parte da disciplina enfocando mais verticalmente um tema ou um péríodo histórico específicos, a critério do professor. O objetivo maior da disciplina é subsidiar o aluno tanto para lidar com os conceitos centrais à história social, quanto para identificar lacunas ou polêmicas historiográficas passíveis de serem transformadas em temas de pesquisa.
Os principais conceitos, temáticas e formas de abordagens da História econômica na trajetória da Historiografia mais recente. As reflexões teóricas e metodológicas desenvolvidas na primeira parte da disciplina deverão ser enfocadas mais verticalmente em um tema ou período histórico específico, à critério do professor. O objetivo maior da disciplina é subsidiar o aluno tanto para lidar com os conceitos centrais da história econômica, quanto para identificar lacunas ou polêmicas historiográficas passíveis de serem transformadas em temas de pesquisa.
BATALHA, C. História: Questão e debate. Curitiba: ano 9, nº 17, 1988.
DAVIS, N. Culturas do povo: sociedade e cultura no início da França Moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990;
MATTOS, H. História social (IN): Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PERROT, M., Os excluídos da História: mulheres, operários e prisioneiros. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
RUDE, G., A multidão na História: estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
THOMPSON, E., Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998.