1. A autonomia da arte frente a outras esferas do conhecimento.
2. A realidade e a consciência: impressionismo e pós-impressionismo.
3. As vanguardas históricas: fauvismo, cubismo, expressionismo, futurismo, dada, surrealismo, os construtivismos.
4. De Paris a Nova Iorque: o expressionismo abstrato e o abstracionismo informal.
ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOIS, Yves-Alain. Matisse e Picasso. São Paulo, Melhoramentos, 1999.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987.
CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naivy, 2005.
FRANSCINA, Francis. Modernidade e Modernismo. A Pintura francesa no final do século XIX. São Paulo: Cosac e Naify Edições, 1998.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo: Ática, 1996.
Coleção Movimentos da Arte Moderna. São Paulo: Cosac e Naify
- Pós-impressionismo, Belinda Thompson
- Cubismo, David Cottington
- Surrealismo, Fiona Bradley
- Minimalismo, David Batchelor
GUINSBURG, Jacó (org.). O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Cosac Naify, 2005.
SCHAPIRO, Meyer. A unidade da arte em Picasso. São Paulo: Cosac e Naify, 2002
_________. A Arte Moderna: séculos XIX e XX. São Paulo: EDUSP, 1996
_________. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da Arte Moderna. Jorge Zahar Ed., 2000.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
RICKEY, George. Construtivismo: origens e evolução. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
ROSENBERG, Harold. A Tradição do Novo. São Paulo: Perspectiva, 1974.
WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.