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Cursos

Plano de Ensino

Disciplina: LEM184 - LIBRAS E EDUCAÇÃO PARA SURDOS

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

Ementa
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Desenvolvimento, em nível básico, das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos sinalizantes da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Introdução ao estudo das visões sobre a surdez e sobre a Educação de Surdos. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros e suas implicações educacionais. Estudo das políticas linguísticas e educacionais na área da Surdez.
TEORIA
1. Fundamentos da Educação de Surdos
1.1 História da Educação de Surdos e filosofias educacionais: oralismo(s), comunicação total e bilinguismo(s).
1.2 A legislação brasileira e os documentos (nacionais e internacionais) relacionados à surdez e à Educação de Surdos.
1.3 Visões da Surdez: modelo clínico-terapêutico versus modelosócio-antropológico.
1.4 Conceitos básicos: linguagem, língua, surdez, pessoa Surda, pessoa com deficiência auditiva (D.A.), dentre outros.
1.5 Perspectivas atuais da Educação Bilíngue de/para/com surdos.
1.6 Aspectos culturais e identidade(s) da(s) Comunidade(s) Surda(s).

PRÁTICA
2. Fundamentos linguísticos da Libras
2.1 Diferenças e semelhanças entre as línguas orais e as de sinais.
2.2 O Plano Fonológico da Libras: os cinco parâmetros: CM, L, M, Or e ENM (introdução).
2.3 Morfossintaxe da Libras (introdução).
2.4 Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras (introdução).
2.5 Corporeidade: consciência corporal e expressões físicas e sua importância na interação em Libras.
2.6 Classificadores em Língua de Sinais (introdução).
2.7 Vocabulário Básico da Libras/ interação em Libras (nível básico).
1. CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D; MAURICIO, A. L.Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2013. v.1, v.2.
2. GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.
3. KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
4. LACERDA, C. B. F.Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos.Cadernos Cedes, Campinas, XIX, n. 46, p.68-80. Set. 1998.
5. SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
6. SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos.v.1, v.2. Porto Alegre: Mediação, 1999.
1. BRITO, L. F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
2. BRITO, L. F. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. 273 p.
3. BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação de Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
4. FERNANDES, E. Problemas Linguísticos e Cognitivos do Surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
5. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa abordagem sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
6. QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997
7. SKLIAR, C. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
8. SKLIAR, C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
9. SOUZA, R. M. Que palavra que te falta? Linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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