Na ocasião deste Dia Nacional da Consciência Negra, o Arquivo Central da UFJF apresenta um documento sob sua guarda que serviu de base para o poema “Avisos de Praça” de Edimilson de Almeida Pereira.
O documento faz menção ao leilão dos bens de Matheus Herculano Paiva, em 1880. Nesse documento de referência é possível saber do tratamento recebido pelas pessoas escravizadas (Sabina, Joaquim, Francisco Preto…), apresentadas como propriedade, ao lado de móveis, utensílios e bois.
Fontes:
- Acervo AC/UFJF. Fundo Fórum Benjamin Colucci. Inventário Inven 1880_0047.
- FERREIRA, Josiane Cristina de Oliveira. Signo Cimarrón: o direito de significar. Dissertação. Faculdade de Letras. UFJF, Juiz de Fora, 2009. Pg. 55 – 60. Disponível em <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3436>. Acesso em: 20 nov. 2021.
- PEREIRA, Edimilson de Almeida. Águas de Contendas. Curitiba: Secretaria de Estado de Cultura, 1988. Pg. 45 – 47.
Você sabia que logo após a abolição houve a tentativa de destruir todos os documentos referentes à escravidão?
Em 14 de dezembro de 1890, o então ministro da Fazenda Ruy Barbosa assina um ato que ordena o envio de documentos sobre a escravidão para a capital a fim de que eles fossem imediatamente destruídos.
De acordo com a historiadora Lilia Schwarcz, mesmo não tendo obtido êxito em suas pretensões de eliminar todos os arquivos da escravidão, o episódio toma o significado de uma tentativa de esquecimento do passado escravista e a tentativa de um recomeço na história brasileira a partir do presente no qual se encontrava o Brasil logo após a proclamação da república.
Referências:
- A destruição dos documentos sobre a escravidão (Estadão Acervo, 14/12/2015).
- Schwarcz, Lilia (2010). “O som do silêncio: sobre interditos e não ditos nos arquivos quando o tema é escravidão ou escorre para o racismo”. Cadernos AEL. 17 (29): 71-96. Disponível em <https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ael/article/view/2597>. Acesso em: 20 nov. 2021.
Seguimos conectados!