
O arquivo é um lugar onde se pode obter respostas e fazer novas perguntas. Essas perguntas são subjetivas, pertencem a cada um que visita esses lugares. Assim, é que esses sujeitos devem ser representados nos acervos e nas práticas arquivísticas. É esse o norte da Semana de Arquivos de 2025 que destaca os conceitos de acessibilidade e sustentabilidade. Nesses conceitos também cabe o modo de trabalhar e oferecer informação que indica os valores e os conhecimentos dos trabalhadores que exercem essas práticas.
Conheça as atividades do Arquivo Central da UFJF na 9a. Semana de Arquivos que ocorre, de 9 a 13 de junho de 2025, e tem como tema “Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade”.
Exposição “Pode um sinistro salvar um acervo? Um apelo à memória a partir dos eventos climáticos”
Exposição virtual que registra o trabalho de recuperação de documentos institucionais após um sinistro, ocorrido em decorrência das chuvas de verão. A partir da provocação dada pelo título e reunindo o material produzido ao longo do resgate, a exposição traz reflexões sobre a preservação de bens documentais em tempos de eventos extremos causados pelas mudanças climáticas. Parte do material também ficará em exposição no prédio do Arquivo Central da UFJF.
Endereço do Arquivo Central da UFJF:
Avenida Rio Branco, 3.460 – Fundos – Alto dos Passos – Juiz de Fora/MG.
Acesse pelo QRCode:

12/6/2025 | 10h-12h – Atividade presencial no Instituto de Ciências Humanas (ICH) – campus da UFJF em Juiz de Fora/MG
Bate-papo “Arquivos disponíveis: preservação e acessibilidade”
Nossa roda de conversa traz convidados especiais para debater sobre o impacto das mudanças climáticas como desafio à preservação de acervos documentais e sobre a construção de futuros mais sustentáveis.
Seguimos conectados!




