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POP AC – 06 – Atendimento das Consultas ao Acervo Fotográfico da UFJF

Responsável: equipe do AC/UFJF que trabalha no prédio da avenida Rio Branco

1 Definição da atividade

Atendimento a consulentes para acesso ao Fundo Fotógrafo da UFJF.

 

2 Abrangência e execução

Este procedimento refere-se ao prédio situado na avenida Barão do Rio Branco, 3.460.

Aqui não é contemplada a pesquisa aos negativos de fotografias que foram entregues diretamente pelo fotógrafo da UFJF Roberto Dornelas ao Arquivo Central.

Execução direta: equipe da Secretaria.

Responsáveis pelo atendimento: os horários em que não houver trabalhador da equipe supracitada o atendimento deverá ser realizado por Técnicos-Administrativos em Educação integrantes do Plano de Flexibilização da Jornada TAE, em sistema de rodízio.

3 Objetivo

Dar acesso à documentação objetivo de pesquisa dos consulentes.

 

4 Material utilizado

Lista disponível aqui.

 

5 Procedimentos

 

Item Passos Descrição
1 Receber solicitação Receber a solicitação de consulta ao acervo.
2 A solicitação é presencial? Se Sim, ir diretamente para o Passo 4. Se Não, seguir para o Passo 3.
3 Proceder ao atendimento inicial O atendimento por telefone é geralmente inicial. É preciso passar as informações ao solicitante para prosseguir ao atendimento presencial no Passo 4.
4 Solicitar assinatura no Livro de Registro de Visitantes Solicitar que o interessado assine o Livro de Registro de Visitantes registrando seus dados e os de sua pesquisa.
5 Guardar pertences do visitante Guardar bolsas, mochilas ou outros pertences do visitante no balcão.
6 Recolher dados Recolher os dados a respeito da pesquisa e informar ao consulente que:

 

– a consulta é gratuita e não há empréstimos domiciliares;

– as cópias digitalizadas podem ser enviadas, por e-mail ou nuvem, ou copiadas em pen-drive;

– fotos são permitidas sem o uso do flash;

– o interessado deve se comprometer em citar a fonte, respeitando o direito do produtor do documento.

7 Consultar planilha Consultar a lista disponível abaixo. Observar que essa lista será sempre atualizada, pois é cópia de uma planilha Excel que resulta da organização do material e pode ser acessada no computador XXXXXXX na pasta “Dornelas”. Essa planilha tem duas abas principais chamadas “relação fotografias caixa box sala fria” e

Anotar os campos  “assunto” ou “observações” da lista.

8 Acessar pasta Acessar a pasta “Dornelas” no computador XXXXXXX.

Na pasta existem as subpastas identificadas como CDs avulsos, fotos UFJF, fotos 2006-2007, fotos Cine Central, fotos Henrique Duque, fotos de obras. Essa identificação refere-se aos vários CDs foram recolhidos da Diretoria de Imagem Institucional ao Arquivo Central. As fotos foram produzidas entre os anos de XXX a 2010.

Sempre alertar o usuário de que as fotos em meio digital não estão totalmente organizadas.

9 Cópia existe? Se Sim, fornecer ao usuário. Se Não, ir para o Passo 10.

Em geral as cópias são enviadas pelo drive no Google da conta arqcentral.ufjf@gmail.com ou da arqcentral@ufjf.br.

10 Localizar o documento Observar na lista que as colunas “número de registro envelope” e “assunto”  contêm o código e o texto escrito no envelope em que se guarda as cópias impressas das fotos.  Localizar o documento na estante grande de longarinas na Sala de Documentos em Vários Suportes.

São 23 caixas identificadas por GR 1/2022 – fotografias com fotos em tamanho postal e 3 caixas azuis de poliamida com fotos de dimensões maiores.

Pôr a caixa ou documento em cima da mesa e retirar o documento.

* Observar a ordem dos documentos dentro da caixa. Usar uma guia fora para voltar com o documento.

11 Verificar documento Se a conclusão for que o documento não existe, avisar ao consulente e finalizar o atendimento.
12 Emprestar documento Emprestar os documentos; de preferência, fornecer o arquivo em PDF com a cópia digitalizada. Preencher e solicitar que o usuário assine o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais.
13 Pedido de cópia digitalizada Preencher a Requisição de Digitalização de Documentos (MOD AC-08).

Essa requisição impressa acompanha o documento desde a sua retirada da estante, durante o tempo que fica na fila de digitalização até quando a cópia é verificada e enviada ao interessado. Não enviar cópias até que o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais  esteja assinado

14 Guardar documento Guardar o documento na caixa.
15 Sugerir redação da referência ao consulente Sugerir a referência a seguir para publicação:

 

ARQUIVO CENTRAL (Universidade Federal de Juiz de Fora).  Fundo Fotógrafo da UFJF. Documento específico, datas.

17 Finalizar atendimento Registrar o atendimento de forma sucinta para estatística anual. Ver MOD AC-10 – Controle de Movimentação de Documentos das Salas de Custódia.

 

6 Recomendações

 

QUADRO DE REVISÃO
DATA RESPONSÁVEL  NÚMERO DO ITEM (MODIFICADO/ADICIONADO/ EXCLUÍDO) MODIFICAÇÃO REALIZADA
[nome do TAE que realizou a revisão/modificação do POP]