“Acessibilidade e inclusão em espaços de memória e de acervo” foi a roda de conversa organizada pelo Arquivo Central, com o apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora, no dia 27 de setembro. Os professores da UFJF, Aline Garcia Takahira, coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI/UFJF), e Emmannuel Pedroso, líder do grupo de pesquisa Envelhecimento, Acessibilidade e Lugar, discutiram a importância das ações para tornar os ambientes urbanos acessíveis.
Especialmente em relação aos ambientes de estudo e pertencentes a bens culturais, esse seria um importante passo para efetivamente transformá-los em espaços de acolhimento e/ou de memória para todos.
Os técnicos-administrativos em educação Wellington de Paula e Andressa Lauriene fizeram a tradução das palestras para Libras.
Confira alguns momentos da conversa:
Ainda, no dia 25 de setembro, o Arquivo Central da UFJF organizou uma visita mediada ao seu prédio com acessibilidade por meio de Libras. A visita contou com a presença das técnicas-administrativas em educação tradutoras de Libras Ana Paula Santos Machado e Camila Lisboa.
Essas atividades foram inscritas, pelo Arquivo Central/UFJF, na 18ª. Primavera de Museus, que é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que, neste ano, teve como tema Museus, Acessibilidade e Inclusão.
Seguimos conectados!