- Definição da atividade
Atendimento aos consulentes para acesso aos diversos acervos da sociedade sob a guarda do Arquivo Central.
- Abrangência e execução
Este procedimento refere-se ao prédio situado na avenida Barão do Rio Branco, 3.460.
Execução direta: equipe da Secretaria.
Responsáveis pelo atendimento: os horários em que não houver trabalhador da equipe supracitada o atendimento deverá ser realizado por Técnicos-Administrativos em Educação integrantes do Plano de Flexibilização da Jornada TAE, em sistema de rodízio.
- Objetivo
Providenciar o acesso dos consulentes ao material objeto de consulta.
- Material utilizado
- Livro de Registro de Visitantes
- Guarda-volumes
- Inventários e guias dos acervos disponíveis na página do Arquivo Central.
- Procedimentos
Item | Passos | Descrição |
1 | Receber solicitação | Receber a solicitação de consulta aos acervos da sociedade. |
2 | A solicitação é presencial? | Se Sim, ir diretamente para o Passo 4. Se Não, seguir para o Passo 3. |
3 | Proceder ao atendimento inicial | O atendimento por telefone é geralmente inicial. É preciso passar as informações ao solicitante para prosseguir ao atendimento presencial no Passo 4. |
4 | Solicitar assinatura no Livro de Registro de Visitantes | Solicitar que o interessado assine o Livro de Registro de Visitantes preenchendo os seus dados e de sua pesquisa. |
5 | Guardar pertences do visitante | Guardar bolsas, mochilas ou outros pertences do visitante no balcão. |
6 | Recolher dados | Recolher os dados a respeito da pesquisa e informar ao consulente que:
– a consulta é gratuita e não há empréstimos domiciliares; – as cópias digitalizadas podem ser enviadas, por e-mail ou nuvem , ou copiadas em pen-drive; em geral as cópias são enviadas pela conta arqcentral.ufjf@gmail.com, pois a conta arqcentral@ufjf.br não possui o serviço de drive no Google. – fotos são permitidas sem o uso do flash; – o interessado deve se comprometer em citar a fonte, respeitando o direito do produtor do documento. |
7 | Procurar nos fundos | Consultar a pasta fundos diversos, no computador 272834, para verificar se o documento já foi digitalizado, e consultar as guias e os inventários dos fundos na página do Arquivo Central (menu “Pesquisa ao acervo” ou bâner rotativo ou da lateral).
* Não afirmar ao consulente que não existem documentos de seu interesse imediatamente. Sempre consultar a lista de inventários e seu conteúdo na página do Arquivo Central. |
8 | Documento existe? | Se sim, ir para o Passo 9. Se não, avisar ao consulente e finalizar o atendimento. |
9 | Localizar o documento | Localizar o documento em estante na (MOD AC – 04 – Sala de Custódia – Térreo). Pôr a caixa ou documento em cima da mesa e retirar o documento.
* Observar a ordem dos documentos dentro da caixa (crescente a partir da abertura da tampa da caixa). |
10 | Verificar documento | Verificar se é o documento pedido e a sua integridade.
* Observar que o documento pode estar em uma caixa subsequente ou antecedente àquela indicada no inventário do fundo. |
11 | Emprestar documento | Preencher o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais e solicitar que o usuário assine.
Emprestar os documentos, de preferência, em cópia digitalizada (fornecer o arquivo em PDF). |
12 | Pedido de cópia digitalizada | Preencher o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais e solicitar que o usuário assine.
Preencher a Requisição de Digitalização de Documentos (MOD AC – 08 – Requisição de Digitalização de Documentos). Essa requisição impressa acompanha o documento desde a sua retirada da estante, durante o tempo que fica na fila de digitalização até quando a cópia é verificada e enviada ao interessado. Não enviar cópias até que o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais esteja assinado. |
13 | Guardar documento | Guardar o documento na caixa, observando que a parte mais pesada (onde está a lombada da capa, da pasta ou da camisa ou qualquer outro invólucro) deve ficar para baixo e que a identificação deve ficar na parte superior e bem visível. |
14 | Sugerir redação da referência ao consulente | Sugerir a referência a seguir para publicação:
ARQUIVO CENTRAL (Universidade Federal de Juiz de Fora). Nome do fundo. Série, subsérie, documento específico, datas. Disponível em: [endereço]. Acesso em [data]. |
15 | Orientar o usuário | Orientar o usuário que ele pode entrar em contato por meio do formulário de atendimento acessado no rodapé ou em vários pontos da página do Arquivo Central. |
16 | Finalizar atendimento | Registrar o atendimento de forma sucinta para estatística anual. Ver MOD AC – 10 – Controle de Movimentação de Documentos das Salas de Custódia. |
- Recomendações
– Para o atendimento relativo ao fundo Fórum Benjamin Colucci, consultar o POP AC-30;
– Para o atendimento relativo ao acervo permanente institucional da UFJF, consultar o POP AC-03;
– Não deverá ser permitido acesso à Sala de Consulta portando bolsas, mochilas, garrafas d´água ou alimentação;
– Orientar e disciplinar os consulentes e trabalhadores do setor em caso de conversa desnecessária no local;
– Orientar o usuário a fazer pesquisas rápidas, no campo existente para isso, na página inicial do site. Todos os textos que estão em Hypertext Markup Language (HTML) poderão ser acessados por esse tipo de pesquisa;
– O Arquivo Central ainda possui algumas cópias digitais de origens diversas:
Arquivo Central na mídia | cópia de textos publicados |
fotos avulsas do acervo e do trabalho do Arquivo Central | postagens Instagram |
Biblioteca do AC | |
Coleção Galba Di Mambro | cópia integral |
Coleção Miscelânea | |
fundo UFJF | |
fundos não sob a guarda do AC | fundo André Rebouças (cópia integral);
fundo Câmara de São João del Rei (cópia integral); fundo Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de fora (cópia integral) |
fundos sob guarda do AC | fundo Albino Esteves; fundo Serviço de Educação Popular (SEP); fundo Filippe Coury Jabour; fundo Odilon Braga – alguns documentos |
livros | Registro de Casamentos do Distrito de Água Limpa/Coronel Pacheco de 1982;
Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio de 1954 |
periódicos | revista de literatura Aboio;
páginas dos jornais O Proletário, Folha do Povo, O Pharol e Última Hora |
recortes de jornais | 1964 a 1968; 1971; 1982; 1983 |
Arquivo Central – Organização de fotos – controle de criação dos pdfs – 30.11.2024
Ano | Meses | Lugares/assuntos | Diretório/pdfs de fotos | nome das fotos | gravado |
Arquivo Central na mídia | pdfc | I, E | |||
fotos avulsas do acervo | postagens Instagram | I, E | |||
Biblioteca do AC | I, E | ||||
Coleção Galba Di Mambro | pdfc | I, E, G | |||
Coleção Miscelânea | I, E | ||||
fundo UFJF | I, E | ||||
fundos não sob a guarda do AC | I, E | ||||
fundos sob guarda do AC | Albino Esteves, Associação Casa de Anita Garibaldi, Filippe Couri Jabour, SEP, Odilon Braga | alguns documentos | I, E, G | ||
livros | pdfc/pdf | I, E | |||
periódicos | I, E | ||||
recortes de jornais | 1964-1983 | pdfc | I, E | ||
2010 | 03.05.2010 | fotos prédio do AC | DSC01225 | I, E | |
2013 | 26.03.2013 | venda de DOUS | 2013-03-26 | I, E | |
2017
|
08.11.2017 | descarte de documentos prédio do AC | DSC08311 | G | |
2018 | 12.04.2018 | obra do piso do prédio do AC | fotos avulsas do acervo e do trabalho | IMG683 | G |
2018 | 12.04.2018 | visita turma Patrimônio III | fotos avulsas | G | |
2018 | 16.04.2018 | fundo Odilon Braga | G | ||
2018 | 21.12.2018 | inundação do prédio AC | fotos avulsas | IMG742 | G |
2019 | 09.04.2019 | trabalho com a coleção Galba Di Mambro | fotos avulsas | coleção Galba Di Mambro | G |
2019 | 17.04.2019 | casa da frente do AC | fotos avulsas | DSC00460 | G |
2019 | 01.10.2019 | garagens do prédio do AC | fotos avulsas | DSC04147 | G |
2019 | 30.10.2019 | livros de genealogia paulistana e sobre Caminho Novo | livros | pdfc | I, E |
2019 | 03.12.2019 | fotos para fazer a placa | fotos avulsas | 01partesup | G |
2020 | 13.01.2020 | casa da frente do AC | fotos avulsas | IMG_2020 | G |
2020 | 26.04.2020 | fundo Felipe Jabour sem santinhos | fotos avulsas | G | |
2020 | 19.11.2020 | fundo Pantaleone Arcuri – CECOM | fotos avulsas | G | |
2020 | 19.11.2020 | imagens acervos pandemia | fotos avulsas | G | |
2022 | 10.03.2022 | visita dos alunos da escola do bairro Industrial E.E. José Freire | |||
2022 | 28.03.2022 | Cerimônia de doação do acervo 8M ao AC | cerimonia de doação acervo 8M | pdfc | G
I, E |
2022 | 19.07.2022 | patrimônio arquitetônico de Juiz de Fora | fotos avulsas | IMG_20220719 | G |
2022 | 20.07.2022 | relato das condições elétricas do prédio do AC | fotos avulsas | pdfc | I, E, G |
2022 | 24.07.2022 | casinhas fundo prédio AC | fotos avulsas | IMG_20220719 | G |
2022 | 21.09.2022 | Chuva de granizo prédio da avenida Rio Branco Arquivo Central e MAEA | pdfc | G
I, E |
|
2022 | 27.10.2022 | Arquivo Criativo | G | ||
2022 | 17.11.2022 | oficina Memória Representatividade História Negra | fotos avulsas | 01-memoria | G
I, E |
2022 | 28.11.2022 | encontro fim de ano AC | fotos avulsas | pdfc | G I, E |
2022 | 15.12.2022 | Feira de Natal da UFJF | fotos avulsas | pdfc | G I, E |
2023 | fotos do pessoal do Arquivo Central | G | |||
2023 | 03.01.2023 | alagamento no AC | pdfc | G I, E | |
2023 | 05.01.2023 | projeto Resgate Digital da Memória Histórico-Cultural de Minas Gerais: Arquivos das Câmaras de São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes | fundos não sob a guarda do AC | G | |
2023 | 16.01.2023 | caderninho da máquina fotográfica | fotos avulsas | DSC07960 | G I, E |
2023 | 06.03.2023 | início do trabalho com o escâner | fotos avulsas | G I, E | |
2023 | 16.03.2023 | oficina Organização de Documentos Movimento Feminista de Juiz de Fora | fotos avulsas | Whats | G I, E |
2023 | 25.03.2023 | Laboratório de Microfilmagem e digitalização 2001 a 2023 | fundo UFJF | pdfc | I, E, G |
2023 | 01.05.2023 | Diretoria de Imagem | fotos avulsas | C0229 vídeo | G |
2023 | 01.05.2023 | Diretoria de Imagem Institucional | registros criados em vídeo em maio 2023 | – | I, E, G |
2023 | 03.05.2023 | visita Escola Uirandê | fotos avulsas | Semana de Museus | G I, E |
2023 | 06.05.2023 | visita turma Patrimônio III | fotos avulsas | visita da turma | G I, E |
2023 | 18.05.2023 | Arquivo Aberto | fotos avulsas | fotos Arquivo | G I, E |
2023 | 03.06.2023 | Sarau do Arquivo | fotos avulsas | pdfc | G I, E |
2023 | 15.07.2023 | Arraiá do Arquivo 2023 | G I, E | ||
2023 | 17.08.2023 | Pesquisa em Arquivos da Justiça Brasileira | pdfc | I, E, G | |
2023 | 06.09.2023 | oficina de restauração com estagiários | pdfc | I, E, G | |
2023 | 17.10.2023 | chuva no AC | fotos avulsas | G | |
2023 | 24.10.2023 | pôster O arquivo como laboratório prático da história da arte | pdfc | I, E, G | |
2023 | 26.10.2023 | Feira da Semana do Funcionário Público | 82 itens | G | |
2023 | 22.11.2023 | oficina de restauração com estagiários | pdfc | I, E, G | |
2023 | 30.11.2023 | exposição presencial História e memórias negras | pdfc | I, E, G | |
2023 | 16.12.2023 | churrasco da equipe do Arquivo Central | pdfc | I, E, G | |
2024 | 01.03.2024 | visita do pessoal do Museu Mariano Procópio | fotos avulsas | pdfc | I, E |
2024 | 06.03.2024 | exposição presencial 60 anos do golpe 1964-2024 | pdfc | I, E, G | |
2024 | 26.09.2024 | Roda de Conversa Acessibilidade e inclusão em espaços de memória e acervo | pdfc | ||
2024 | 24.10.2024 | Arquivo Criativo | pdfc |
Gravado: G – sala gelada; I – HD interno; E – HD externo; pdfc – pdf compactado
– Consultar o MOD AC 03 – Mapa da Sala de Documentos em Vários Suportes para acessar documentos que não estão no suporte papel;
– Se necessário, orientar o usuário de que a UFJF disponibiliza canais oficiais para recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios.
canal para protocolar manifestações: plataforma FALABR (https://falabr.cgu.gov.br/)
e-mails institucionais:
Ouvidoria Geral (interlocução com as comunidades interna e externa à UFJF – (32) 2102-3380, ouvidoria@ufjf.br
Ouvidoria Especializada (responsável por acolher demandas pertinentes à política de ações afirmativas) – ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br;
– Para liberar espaço no Google Drive, usar a ajuda do próprio aplicativo e a opção de digitar, em “Pesquisar no drive”, o comando is:unorganized owner:me para localizar arquivos ocultos e descartá-los. Extrato de e-mail do CGCO enviado em 13.01.2023:
Em 2020, a UFJF passou a utilizar o Google como plataforma tecnológica de apoio às atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, foi possível oferecer novos serviços, como e-mail para os discentes e armazenamento em nuvem.
Inicialmente, não existiam restrições de armazenamento para o uso de tais serviços. Entretanto, uma mudança na política de uso do Google (https://support.google.com/a/answer/10403871?hl=pt-BR) limitou o armazenamento disponível. Com isso, será necessária a implementação de cotas individuais de armazenamento. Serão atribuídas cotas a todos(as) os(as) usuários(as) do serviço, conforme definido pela Resolução 01/2023 do Comitê de Governança Digital da UFJF (https://www2.ufjf.br/cgco/wp-content/uploads/sites/9/2023/01/SEI_UFJF-1109050-LEGISLACAO-03_-Resolucao.pdf). A atribuição das cotas considerou a capacidade atual de armazenamento e o perfil geral de consumo dos serviços.
Após a implementação da cota, em 01/02/2023, o(a) usuário(a) com consumo acima do limite estabelecido terá acesso ao drive apenas para download de arquivos e envio e recebimento de e-mails sem anexo. Ficará impedido(a) de gravar novos arquivos e editar os existentes.
Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado na conta da UFJF):
- Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando https://drive.google.com/settings/storage;
- Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários.
- Referências
CONSELHO SUPERIOR (Universidade Federal de Juiz de Fora). Resolução nº 54, de 27 de março de 2017. Aprova regras para flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://www2.ufjf.br/consu//files/2016/02/Resolu%c3%a7%c3%a3o-54.2016-CONSU_Flexibiliza%c3%a7%c3%a3o-da-Jornada-de-Trabalho.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, DF: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 3 jun. 2021.
QUADRO DE REVISÃO | |||
DATA | RESPONSÁVEL | NÚMERO DO ITEM (MODIFICADO/ADICIONADO/ EXCLUÍDO) | MODIFICAÇÃO REALIZADA |
[nome do TAE que realizou a revisão/modificação do POP] |