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POP AC – 29 – Atendimento das consultas aos acervos diversos da sociedade

  1. Definição da atividade

Atendimento aos consulentes para acesso aos diversos acervos da sociedade sob a guarda do Arquivo Central.

 

  1. Abrangência e execução

Este procedimento refere-se ao prédio situado na avenida Barão do Rio Branco, 3.460.

Execução direta: equipe da Secretaria.

Responsáveis pelo atendimento: os horários em que não houver trabalhador da equipe supracitada o atendimento deverá ser realizado por Técnicos-Administrativos em Educação integrantes do Plano de Flexibilização da Jornada TAE, em sistema de rodízio.

 

  1. Objetivo

Providenciar o acesso dos consulentes ao material objeto de consulta.

 

  1. Material utilizado
  • Livro de Registro de Visitantes
  • Guarda-volumes
  • Inventários e guias dos acervos disponíveis na página do Arquivo Central.

 

  1. Procedimentos

 

Item Passos Descrição
1 Receber solicitação Receber a solicitação de consulta aos acervos da sociedade.
2 A solicitação é presencial? Se Sim, ir diretamente para o Passo 4. Se Não, seguir para o Passo 3.
3 Proceder ao atendimento inicial O atendimento por telefone é geralmente inicial. É preciso passar as informações ao solicitante para prosseguir ao atendimento presencial no Passo 4.
4 Solicitar assinatura no Livro de Registro de Visitantes Solicitar que o interessado assine o Livro de Registro de Visitantes preenchendo os seus dados e de sua pesquisa.
5 Guardar pertences do visitante Guardar bolsas, mochilas ou outros pertences do visitante no balcão.
6 Recolher dados Recolher os dados a respeito da pesquisa e informar ao consulente que:

 

– a consulta é gratuita e não há empréstimos domiciliares;

– as cópias digitalizadas podem ser enviadas, por e-mail ou nuvem , ou copiadas em pen-drive; em geral as cópias são enviadas pela conta arqcentral.ufjf@gmail.com, pois a conta arqcentral@ufjf.br não possui o serviço de drive no Google.

– fotos são permitidas sem o uso do flash;

– o interessado deve se comprometer em citar a fonte, respeitando o direito do produtor do documento.

7 Procurar nos fundos Consultar a pasta fundos diversos, no computador 272834, para verificar se o documento já foi digitalizado, e consultar as guias e os inventários dos fundos na página do Arquivo Central (menu “Pesquisa ao acervo” ou bâner rotativo ou da lateral).

 

* Não afirmar ao consulente que não existem documentos de seu interesse imediatamente. Sempre consultar a lista de inventários e seu conteúdo na página do Arquivo Central.

8 Documento existe? Se sim, ir para o Passo 9. Se não, avisar ao consulente e finalizar o atendimento.
9 Localizar o documento Localizar o documento em estante na (MOD AC – 04 – Sala de Custódia – Térreo). Pôr a caixa ou documento em cima da mesa e retirar o documento.

 

* Observar a ordem dos documentos dentro da caixa (crescente a partir da abertura da tampa da caixa).

10 Verificar documento Verificar se é o documento pedido e a sua integridade.

 

* Observar que o documento pode estar em uma caixa subsequente ou antecedente àquela indicada no inventário do fundo.

11 Emprestar documento Preencher o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais  e solicitar que o usuário assine.

Emprestar os documentos, de preferência, em cópia digitalizada (fornecer o arquivo em PDF).

12 Pedido de cópia digitalizada Preencher o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais  e solicitar que o usuário assine.

Preencher a Requisição de Digitalização de Documentos (MOD AC – 08 – Requisição de Digitalização de Documentos).

Essa requisição impressa acompanha o documento desde a sua retirada da estante, durante o tempo que fica na fila de digitalização até quando a cópia é verificada e enviada ao interessado.

Não enviar cópias até que o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais  esteja assinado.

13 Guardar documento Guardar o documento na caixa, observando que a parte mais pesada (onde está a lombada da capa, da pasta ou da camisa ou qualquer outro invólucro) deve ficar para baixo e que a identificação deve ficar na parte superior e bem visível.
14 Sugerir redação da referência ao consulente Sugerir a referência a seguir para publicação:

 

ARQUIVO CENTRAL (Universidade Federal de Juiz de Fora). Nome do fundo. Série, subsérie, documento específico, datas. Disponível em: [endereço]. Acesso em [data].

15 Orientar o usuário Orientar o usuário que ele pode entrar em contato por meio do formulário de atendimento acessado no rodapé ou em vários pontos da página do Arquivo Central.
16 Finalizar atendimento Registrar o atendimento de forma sucinta para estatística anual. Ver MOD AC – 10 – Controle de Movimentação de Documentos das Salas de Custódia.

 

  1. Recomendações

– Para o atendimento relativo ao fundo Fórum Benjamin Colucci, consultar o POP AC-30;

– Para o atendimento relativo ao acervo permanente institucional da UFJF, consultar o POP AC-03;

– Não deverá ser permitido acesso à Sala de Consulta portando bolsas, mochilas, garrafas d´água ou alimentação;

– Orientar e disciplinar os consulentes e trabalhadores do setor em caso de conversa desnecessária no local;

– Orientar o usuário a fazer pesquisas rápidas, no campo existente para isso, na página inicial do site. Todos os textos que estão em Hypertext Markup Language (HTML) poderão ser acessados por esse tipo de pesquisa;

– O Arquivo Central ainda possui algumas cópias digitais de origens diversas:

Arquivo Central na mídia cópia de textos publicados
fotos avulsas do acervo e do trabalho do Arquivo Central postagens Instagram
Biblioteca do AC
Coleção Galba Di Mambro cópia integral
Coleção Miscelânea
fundo UFJF
fundos não sob a guarda do AC fundo  André Rebouças (cópia integral);

fundo Câmara de São João del Rei (cópia integral);

fundo Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de fora (cópia integral)

fundos sob guarda do AC fundo Albino Esteves; fundo Serviço de Educação Popular (SEP); fundo Filippe Coury Jabour; fundo Odilon Braga – alguns documentos
livros Registro de Casamentos do Distrito de Água Limpa/Coronel Pacheco de 1982;

Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio de 1954

periódicos revista de literatura Aboio;

páginas dos  jornais O Proletário, Folha do Povo, O Pharol e Última Hora

recortes de jornais 1964 a 1968; 1971; 1982; 1983

Arquivo Central – Organização de fotos – controle de criação dos pdfs – 30.11.2024

 

Ano Meses Lugares/assuntos Diretório/pdfs de fotos nome das fotos gravado
Arquivo Central na mídia pdfc I, E
fotos avulsas do acervo postagens Instagram I, E
Biblioteca do AC pdf I, E
Coleção Galba Di Mambro pdfc I, E, G
Coleção Miscelânea pdf I, E
fundo UFJF I, E
fundos não sob a guarda do AC I, E
fundos sob guarda do AC Albino Esteves, Associação Casa de Anita Garibaldi, Filippe Couri Jabour, SEP, Odilon Braga alguns documentos I, E, G
livros pdfc/pdf I, E
periódicos I, E
recortes de jornais 1964-1983 pdfc I, E
2010 03.05.2010 fotos prédio do AC DSC01225 I, E
2013 26.03.2013 venda de DOUS 2013-03-26 I, E
2017

 

08.11.2017 descarte de documentos prédio do AC DSC08311 G
2018 12.04.2018 obra do piso do prédio do AC fotos avulsas do acervo e do trabalho IMG683 G
2018 12.04.2018 visita turma Patrimônio III fotos avulsas G
2018 16.04.2018 fundo Odilon Braga pdf G
2018 21.12.2018 inundação do prédio AC fotos avulsas IMG742 G
2019 09.04.2019 trabalho com a coleção Galba Di Mambro fotos avulsas coleção Galba Di Mambro G
2019 17.04.2019 casa da frente do AC fotos avulsas DSC00460 G
2019 01.10.2019 garagens do prédio do AC fotos avulsas DSC04147 G
2019 30.10.2019 livros de genealogia paulistana e sobre Caminho Novo livros pdfc I, E
2019 03.12.2019 fotos para fazer a placa fotos avulsas 01partesup G
2020 13.01.2020 casa da frente do AC fotos avulsas IMG_2020 G
2020 26.04.2020 fundo Felipe Jabour sem santinhos fotos avulsas pdf G
2020 19.11.2020 fundo Pantaleone Arcuri – CECOM fotos avulsas G
2020 19.11.2020 imagens acervos pandemia fotos avulsas G
2022 10.03.2022 visita dos alunos da escola do bairro Industrial E.E. José Freire
2022 28.03.2022 Cerimônia de doação do acervo 8M ao AC cerimonia de doação acervo 8M pdfc G

I, E

2022 19.07.2022 patrimônio arquitetônico de Juiz de Fora fotos avulsas IMG_20220719 G
2022 20.07.2022 relato das condições elétricas do prédio do AC fotos avulsas pdfc I, E, G
2022 24.07.2022 casinhas fundo prédio AC fotos avulsas IMG_20220719 G
2022 21.09.2022 Chuva de granizo prédio da avenida Rio Branco Arquivo Central e MAEA pdfc G

I, E

2022 27.10.2022 Arquivo Criativo G
2022 17.11.2022 oficina Memória Representatividade História Negra fotos avulsas 01-memoria G

I, E

2022 28.11.2022 encontro fim de ano AC fotos avulsas pdfc G I, E
2022 15.12.2022 Feira de Natal da UFJF fotos avulsas pdfc G I, E
2023 fotos do pessoal do Arquivo Central G
2023 03.01.2023 alagamento no AC pdfc G I, E
2023 05.01.2023 projeto Resgate Digital da Memória Histórico-Cultural de Minas Gerais: Arquivos das Câmaras de São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes fundos não sob a guarda do AC pdf G
2023 16.01.2023 caderninho da máquina fotográfica fotos avulsas DSC07960 G I, E
2023 06.03.2023 início do trabalho com o escâner fotos avulsas G I, E
2023 16.03.2023 oficina Organização de Documentos Movimento Feminista de Juiz de Fora fotos avulsas Whats G I, E
2023 25.03.2023 Laboratório de Microfilmagem e digitalização 2001 a 2023 fundo UFJF pdfc I, E, G
2023 01.05.2023 Diretoria de Imagem fotos avulsas C0229 vídeo G
2023 01.05.2023 Diretoria de Imagem Institucional registros criados em vídeo em maio 2023 I, E, G
2023 03.05.2023 visita Escola Uirandê fotos avulsas Semana de Museus G I, E
2023 06.05.2023 visita turma Patrimônio III fotos avulsas visita da turma G I, E
2023 18.05.2023 Arquivo Aberto fotos avulsas fotos Arquivo G I, E
2023 03.06.2023 Sarau do Arquivo fotos avulsas pdfc G I, E
2023 15.07.2023 Arraiá do Arquivo 2023 G I, E
2023 17.08.2023 Pesquisa em Arquivos da Justiça Brasileira pdfc I, E, G
2023 06.09.2023 oficina de restauração com estagiários pdfc I, E, G
2023 17.10.2023 chuva no AC fotos avulsas G
2023 24.10.2023 pôster O arquivo como laboratório prático da história da arte pdfc I, E, G
2023 26.10.2023 Feira da Semana do Funcionário Público 82 itens G
2023 22.11.2023 oficina de restauração com estagiários pdfc I, E, G
2023 30.11.2023 exposição presencial História e memórias negras pdfc I, E, G
2023 16.12.2023 churrasco da equipe do Arquivo Central pdfc I, E, G
2024 01.03.2024 visita do pessoal do Museu Mariano Procópio fotos avulsas pdfc I, E
2024 06.03.2024 exposição presencial 60 anos do golpe 1964-2024 pdfc I, E, G
2024 26.09.2024 Roda de Conversa Acessibilidade e inclusão em espaços de memória e acervo pdfc
2024 24.10.2024 Arquivo Criativo pdfc

Gravado: G – sala gelada; I – HD interno; E – HD externo; pdfc – pdf compactado

– Consultar o MOD AC 03 – Mapa da Sala de Documentos em Vários Suportes para acessar documentos que não estão no suporte papel;

–  Se necessário, orientar o usuário de que a UFJF disponibiliza canais oficiais para recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios.

canal para protocolar manifestações: plataforma FALABR (https://falabr.cgu.gov.br/)
e-mails institucionais:
Ouvidoria Geral (interlocução com as comunidades interna e externa à UFJF – (32) 2102-3380, ouvidoria@ufjf.br

Ouvidoria Especializada (responsável por acolher demandas pertinentes à política de ações afirmativas) – ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br;

– Para liberar espaço no Google Drive, usar a ajuda do próprio aplicativo e a opção de digitar, em “Pesquisar no drive”, o comando is:unorganized owner:me para localizar arquivos ocultos e descartá-los. Extrato de e-mail do CGCO enviado em 13.01.2023:

Em 2020, a UFJF passou a utilizar o Google como plataforma tecnológica de apoio às atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, foi possível oferecer novos serviços, como e-mail para os discentes e armazenamento em nuvem.

Inicialmente, não existiam restrições de armazenamento para o uso de tais serviços. Entretanto, uma mudança na política de uso do Google (https://support.google.com/a/answer/10403871?hl=pt-BR) limitou o armazenamento disponível. Com isso, será necessária a implementação de cotas individuais de armazenamento. Serão atribuídas cotas a todos(as) os(as) usuários(as) do serviço, conforme definido pela Resolução 01/2023 do Comitê de Governança Digital da UFJF (https://www2.ufjf.br/cgco/wp-content/uploads/sites/9/2023/01/SEI_UFJF-1109050-LEGISLACAO-03_-Resolucao.pdf). A atribuição das cotas considerou a capacidade atual de armazenamento e o perfil geral de consumo dos serviços.

Após a implementação da cota, em 01/02/2023, o(a) usuário(a) com consumo acima do limite estabelecido terá acesso ao drive apenas para download de arquivos e envio e recebimento de e-mails sem anexo. Ficará impedido(a) de gravar novos arquivos e editar os existentes.

Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado na conta da UFJF):

  1. Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando https://drive.google.com/settings/storage;
  2. Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários.

 

  1. Referências

CONSELHO SUPERIOR (Universidade Federal de Juiz de Fora). Resolução nº 54, de 27 de março de 2017. Aprova regras para flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://www2.ufjf.br/consu//files/2016/02/Resolu%c3%a7%c3%a3o-54.2016-CONSU_Flexibiliza%c3%a7%c3%a3o-da-Jornada-de-Trabalho.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.

 BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, DF: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 3 jun. 2021.

 

QUADRO DE REVISÃO
DATA RESPONSÁVEL  NÚMERO DO ITEM (MODIFICADO/ADICIONADO/ EXCLUÍDO) MODIFICAÇÃO REALIZADA
[nome do TAE que realizou a revisão/modificação do POP]