Nunca mais!

O  Arquivo Central da UFJF está exibindo uma exposição com cópias de documentos de seu acervo que dizem respeito ao golpe de 1964 e à ditadura então instalada. Organizada pela restauradora do setor, Andreia de Freitas, a exposição on-line contém documentos que permitem conhecer um pouco dos anos e dias iniciais de um tempo de terror e opressão. Nota-se que o golpe e a repressão, cujos marcos legais são os atos institucionais publicados pelo regime implantado, entre outros, impactaram a recém criada Universidade Federal  de Juiz de Fora.

Os documentos expostos revelam o quanto é relevante esse tema para a cidade de Juiz de Fora e a UFJF. Ainda contemplam os esforços que o Arquivo Central da UFJF tem feito para preservar e dar acesso à informação. Os arquivos têm um importante papel  no trabalho de reversão da perda de memória a respeito do golpe e da ditadura de 1964.

Ao preservar e divulgar esses vestígios de pessoas e fatos ocorridos, o Arquivo Central reafirma o desejo de que nunca mais aconteça o que se viveu nesse tempo.  É  necessário reavivar a memória para que que nunca mais se repitam a tortura, as mortes ou a ditadura.

Além dessa exposição disponível no canal no Youtube do LAPHARQ, Andreia criou, em março, uma outra exposição presencial  e publica, no Instagram, cópia de documentos textuais, fotográficos e fonográficos do acervo do setor.

Conheça alguns documentos existentes no Arquivo Central da UFJF  que remetem ao golpe e à ditadura de 1964:

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ