
Fonte: Fundo sociedade de Medicina, Revista Médica de Medicina, 1957
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) foi fundada em Juiz de Fora/MG, em 1889, como sociedade civil sem fins lucrativos. Foi uma das primeiras instituições médicas do gênero a serem organizadas fora da capital federal, Rio de Janeiro.
Em sua organização e atuação buscou interferir na organização do espaço urbano e nas questões de saúde da população. Discutiu as diversas questões médicas do período. Manteve-se em contato com instituições estrangeiras e nacionais. Combateu o exercício de leigos em práticas médicas. Destaca-se a atuação de seus membros na interferência nos órgãos públicos nas questões de higiene e saneamento.
Em 2005 a SMCJF mudou sua denominação para Associação Médica de Juiz de Fora (AMJF), em decorrência das disposições do novo Código Civil, enquadrando-se na categoria de associação civil.
Os documentos permaneceram sob a custódia da SMCJF desde sua fundação, em 1889, e início de sua acumulação, sendo transferidos para a atual sede da Sociedade, situada na rua Braz Bernardino, após a inauguração do prédio, em 1940. Atualmente, os documentos da SMCJF pertencem à AMJF.

Fonte: Fundo sociedade de Medicina, Recorte de jornal, sem data.
A partir de abril de 2005, os documentos foram recolhidos provisoriamente ao Arquivo Histórico da UFJF com o propósito de preparar um projeto de organização e digitalização. Em agosto de 2005, a Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou projeto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), visando a organização e digitalização do fundo. A proposta foi aprovada e executada no ano de 2006.
Os documentos foram organizados e digitalizados. No Arquivo Central da UFJF encontra-se uma cópia em arquivos PDFs que pode ser enviada aos interessados.