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POP AC – 03 – Atendimento das consultas ao acervo permanente da UFJF

 

  1. Definição da atividade

Atendimento aos consulentes para acesso ao acervo institucional da UFJF sob a guarda do Arquivo Central.

 

  1. Abrangência e execução

Todos os trabalhadores do setor (prédio da avenida Rio Branco, 3460) integrantes do Plano de Flexibilização da Jornada TAE.

 

  1. Objetivos

Providenciar o acesso ao material objeto de consulta.

 

  1. Material utilizado

Até que possamos inserir os dados em um sistema, localizar os documentos solicitados a partir das Guias de Recolhimento  de Documentos.

 

  1. Procedimentos

 

Item Passos Descrição Executor
1 Receber solicitação A solicitação pode ser de usuários internos ou externos à instituição por meio de e-mails, e-SIC, telefone ou presencial. TAE
2 Coletar informações Coletar o máximo de informações sobre o documento solicitado tais como:

·                    setor de origem;

·                    data do documento;

·                    número do processo;

·                    tipo documental…

TAE
3 Orientar usuário Esclarecer ao interessado que os documentos de caráter permanente não podem ser emprestados.

A consulta deve ser realizada nas dependências do Arquivo Central ou o documento será digitalizado e entregue uma cópia.

Em geral as cópias são enviadas pelo drive do Google da conta arqcentral.ufjf@gmail.com ou da arqcentral@ufjf.br .

 

* Se necessário, em uma cópia impressa, será registrada a autenticidade do documento.

 

** Os documentos de caráter permanente, assim como os livros da Biblioteca do Arquivo Central, não podem sair do prédio. As exceções são atendidas somente com pedido judicial ou ofício expedido pelo reitor da Universidade. Qualquer outra situação deverá ser debatida e autorizada, ou não, pelo Diretor e/ou Conselho Técnico- Administrativo do Arquivo Central.

TAE
4 Localizar documento Os documentos permanentes institucionais ainda não estão disponíveis em sistema. A busca é feita a partir das listagens de recolhimento que estão disponíveis no drive (Gmail) do Arquivo Central.

Localizar o documento em estante na Sala de Custódia – Primeiro Andar – a partir no número da guia e, em seguida, pelo número da caixa (ver MOD AC – 01 – Guia de Recolhimento ).

TAE
5 Consultar  documento A consulta deve ser presencial, dentro das dependências do Arquivo Central.

 

Caso não haja possibilidade da consulta presencial, o documento será digitalizado e encaminhado ao solicitante (ir para o Passo 6).

Solicitante
6 Digitalizar e enviar os documentos Digitalizar e encaminhar o documento via nuvem ou e-mail. Ver POP AC – 06 – Digitalização de  Processos e Documentos.

Não enviar cópias até que o MOD AC – 06 – Termo de Responsabilidade pelo Uso e Reprodução de Dados e Informações Pessoais  esteja assinado

TAE
7 Finalizar atendimento Registrar o atendimento de forma sucinta para estatística anual. Ver MOD AC – 10 – Controle de Movimentação de Documentos das Salas de Custódia. TAE

 

  1. Referência

CONSELHO SUPERIOR (Universidade Federal de Juiz de Fora). Resolução nº 54, de 27 de março de 2017. Aprova regras para flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://www2.ufjf.br/consu//files/2016/02/Resolu%c3%a7%c3%a3o-54.2016-CONSU_Flexibiliza%c3%a7%c3%a3o-da-Jornada-de-Trabalho.pdf.

 

  1. Recomendações

– Não realizar empréstimos de documentos permanentes.

– Não deverá ser permitido acesso à Sala de Consulta portando bolsas, mochilas, garrafas d´água ou alimentação;

– Orientar e disciplinar os consulentes e trabalhadores do setor em caso de conversa desnecessária no local;.

– Orientar o usuário a fazer pesquisas rápidas, no campo existente para isso, na página inicial do site. Todos os textos que estão em Hypertext Markup Language (HTML) poderão ser acessados por esse tipo de pesquisa;

– O Arquivo Central ainda possui algumas cópias digitais de origens diversas:

Ano Meses Lugares/assuntos Diretório/pdfs de fotos nome das fotos gravado
Arquivo Central na mídia pdfc I, E
Biblioteca do AC livro da Lola Yasbeck
Biblioteca do AC OLIVEIRA, Arqueologia e Patrimônio da Zona da Mata Mineira, 2004 pdfc I, E
Biblioteca do AC Registro de Casamentos do Distrito de Água Limpa/Coronel Pacheco de 1982;

Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio de 1954

cópia integral, pdfc/pdf
Biblioteca do AC revista de literatura Aboio;

páginas dos  jornais O Proletário, Folha do Povo, O Pharol e Última Hora

cópia integral I, E
coleções não sob a guarda do AC livros de genealogia paulistana e sobre Caminho Novo pdfc I, E
coleções sob a guarda do AC Coleção Galba Di Mambro cópia integral, pdfc E, G
coleções sob a guarda do AC Coleção Miscelânea cópia integral, pdf I, E
coleções sob a guarda do AC Coleção Recortes de Jornais 1964 a 1968; 1971; 1982; 1983 pdfc I, E
coleções sob a guarda do AC Coleção Waltencir Parizzi cópia integral, pdfc E, G
fundo UFJF alguns documentos I, E
fundo UFJF projeto de extensão “A memória da UFJF”, Márcio Guerra
fundo UFJF ata de reunião para eleger o Conselho Técnico do AC, 20012016
fundo UFJF Faculdade de Medicina e criação da UFJF
fundos não sob a guarda do AC Câmara de São João del Rei imagens, cópia integral I, E
fundos não sob a guarda do AC Fundo André Rebouças cópia integral, imagens
fundos não sob a guarda do AC Fundo Sociedade de Medicina e Cirurgia cópia integral, pdfc E, G
fundos sob a guarda do AC Fundo Albino Esteves alguns documentos I, E, G
fundos sob a guarda do AC Fundo Associação Casa de Anita Garibaldi alguns documentos I, E, G
fundos sob a guarda do AC Fundo Filippe Coury Jabour alguns documentos I, E, G
fundos sob a guarda do AC Fundo Odilon Braga muitos documentos (digitalização de Jordan) I, E, G
fundos sob a guarda do AC Fundo Flávio Checker muitos documentos (digitalização de Carolina Saporetti)
fundos sob a guarda do AC Fundo Serviço de Educação Popular (SEP) alguns documentos I, E, G
fundos sob a guarda do AC Central de Diversões
fundos sob a guarda do AC Centro de Estudos de Cinema (CEC)
imagens avulsas do acervo 24.07.2022 postagens Instagram I, E
2010 03.05.2010 fotos prédio do AC DSC01225 I, E
2013 26.03.2013 venda de DOUS 2013-03-26 I, E
2017

 

08.12.2017 descarte de documentos prédio do AC DSC08311 G
2018 12.04.2018 obra do piso do prédio do AC fotos avulsas do acervo e do trabalho IMG683 G
2018 12.04.2018 visita turma Patrimônio III fotos avulsas G
2018 21.12.2018 inundação do prédio AC fotos avulsas IMG742 G
2019 09.04.2019 trabalho com a coleção Galba Di Mambro fotos avulsas coleção Galba Di Mambro G
2019 17.04.2019 casa da frente do AC fotos avulsas DSC00460 G
2019 01.10.2019 garagens do prédio do AC fotos avulsas DSC04147 G
2019 03.12.2019 fotos para fazer a placa fotos avulsas 01partesup G
2020 13.01.2020 casa da frente do AC fotos avulsas IMG_2020 G
2020 19.11.2020 fundo Pantaleone Arcuri – CECOM fotos avulsas G
2020 19.11.2020 imagens acervos pandemia fotos avulsas G
2022 10.03.2022 visita dos alunos da escola do bairro Industrial E.E. José Freire
2022 28.03.2022 Cerimônia de doação do acervo 8M ao AC cerimonia de doação acervo 8M pdfc G, I, E
2022 19.07.2022 patrimônio arquitetônico de Juiz de Fora fotos avulsas IMG_20220719 G
2022 20.07.2022 relato das condições elétricas do prédio do AC fotos avulsas pdfc I, E, G
2022 24.07.2022 casinhas fundo prédio AC fotos avulsas IMG_20220719 G
2022 21.09.2022 Chuva de granizo prédio da avenida Rio Branco Arquivo Central e MAEA pdfc G, I, E
2022 20.10.2022 Arquivo Criativo G
2022 17.11.2022 oficina Memória Representatividade História Negra fotos avulsas 01-memoria G, I, E
2022 28.11.2022 encontro fim de ano AC fotos avulsas pdfc G I, E
2022 15.12.2022 Feira de Natal da UFJF fotos avulsas pdfc G I, E
2023 fotos do pessoal do Arquivo Central G
2023 03.01.2023 alagamento no AC pdfc G I, E
2023 05.01.2023 projeto Resgate Digital da Memória Histórico-Cultural de Minas Gerais: Arquivos das Câmaras de São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes fundo UFJF/projeto Resgate Digital da Memória pdf G
2023 16.01.2023 caderninho da máquina fotográfica fotos avulsas DSC07960 G I, E
2023 06.03.2023 início do trabalho com o escâner fotos avulsas G I, E
2023 16.03.2023 oficina Organização de Documentos Movimento Feminista de Juiz de Fora fotos avulsas Whats G I, E
2023 25.03.2023 Laboratório de Microfilmagem e Digitalização 2001 a 2023 pdfc I, E, G
2023 01.05.2023 Diretoria de Imagem Institucional registros criados em vídeo em maio 2023 C0229 vídeo G, I, E
2023 03.05.2023 visita Escola Uirandê fotos avulsas Semana de Museus G I, E
2023 06.05.2023 visita turma Patrimônio III fotos avulsas visita da turma G I, E
2023 18.05.2023 Arquivo Aberto fotos avulsas fotos Arquivo G I, E
2023 03.06.2023 Sarau do Arquivo fotos avulsas pdfc G I, E
2023 15.07.2023 Arraiá do Arquivo 2023 G I, E
2023 17.08.2023 Pesquisa em Arquivos da Justiça Brasileira pdfc I, E, G
2023 06.09.2023 oficina de restauração com estagiários pdfc I, E, G
2023 01.10.2023 chuva no AC fotos avulsas G
2023 24.10.2023 pôster O arquivo como laboratório prático na história da arte pdfc I, E, G
2023 26.10.2023 Feira da Semana do Funcionário Público 82 itens G
2023 22.11.2023 oficina de restauração com estagiários pdfc I, E, G
2023 30.11.2023 exposição presencial História e memórias negras pdfc I, E, G
2023 16.12.2023 churrasco da equipe do Arquivo Central pdfc I, E, G
2024 01.03.2024 visita do pessoal do Museu Mariano Procópio fotos avulsas pdfc E, G
2024 06.03.2024 exposição presencial 60 anos do golpe 1964-2024 pdfc I, E
2024 24.09.2024 exposição de charges/preparação de visita ao AC pdfc E, G
2024 26.09.2024 Roda de Conversa – Acessibilidade e inclusão em espaços de memória e acervo pdfc E, G
2024 24.10.2024 Arquivo Criativo – 2024 pdfc E, G
2024 13.11.2024 19º. Prêmio Amigo do Patrimônio pdfc E, G
2025 oficina Fios da Memória
2025 Proades/Edna
2025 XIII Seminário Laboratório História da Arte
2025 11.01.2025 documentos da Faculdade de Direito pdfc E, G
2025 20.02.2025 depoimento de Cristina Mussi pdfc E, G
2025 02.03.2025 restauração de capas de disco imagens E, G
2025 08.03.2025 visita alunos Patrimônio III imagens Andreia
2025 03.06.2025 aula Alessandra Brum
2025 06.06.2025 visita grupo de pesquisa Matemática
2025 09.06.2025 exposição Semana de Arquivos
2025 09.08.2025 visita alunos Patrimônio III

Gravado: G – sala gelada; I – HD interno; E – HD externo; pdfc – pdf compactado

 –  Se necessário, orientar o usuário de que a UFJF disponibiliza canais oficiais para recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios.

canal para protocolar manifestações: plataforma FALABR (https://falabr.cgu.gov.br/)
e-mails institucionais:
Ouvidoria Geral (interlocução com as comunidades interna e externa à UFJF – (32) 2102-3380, ouvidoria@ufjf.br

Ouvidoria Especializada (responsável por acolher demandas pertinentes à política de ações afirmativas) – ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br;

– Para liberar espaço no Google Drive, usar a ajuda do próprio aplicativo e a opção de digitar em “Pesquisar no drive” o comando is:unorganized owner:me para localizar arquivos ocultos e descartá-los. Extrato de e-mail do CGCO enviado em 13.01.2023:

Em 2020, a UFJF passou a utilizar o Google como plataforma tecnológica de apoio às atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, foi possível oferecer novos serviços, como e-mail para os discentes e armazenamento em nuvem.

Inicialmente, não existiam restrições de armazenamento para o uso de tais serviços. Entretanto, uma mudança na política de uso do Google (https://support.google.com/a/answer/10403871?hl=pt-BR) limitou o armazenamento disponível. Com isso, será necessária a implementação de cotas individuais de armazenamento. Serão atribuídas cotas a todos(as) os(as) usuários(as) do serviço, conforme definido pela Resolução 01/2023 do Comitê de Governança Digital da UFJF (https://www2.ufjf.br/cgco/wp-content/uploads/sites/9/2023/01/SEI_UFJF-1109050-LEGISLACAO-03_-Resolucao.pdf). A atribuição das cotas considerou a capacidade atual de armazenamento e o perfil geral de consumo dos serviços.

Após a implementação da cota, em 01/02/2023, o(a) usuário(a) com consumo acima do limite estabelecido terá acesso ao drive apenas para download de arquivos e envio e recebimento de e-mails sem anexo. Ficará impedido(a) de gravar novos arquivos e editar os existentes.

Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado na conta da UFJF):

  1. Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando https://drive.google.com/settings/storage;
  2. Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários.

 

 

QUADRO DE REVISÃO
DATA RESPONSÁVEL  NÚMERO DO ITEM (MODIFICADO/ADICIONADO/ EXCLUÍDO) MODIFICAÇÃO REALIZADA
[nome do TAE que realizou a revisão/modificação do POP]