Fechar menu lateral

Doação do acervo do Fórum 8M à UFJF

 

Em 28 de março de 2022, às 17 horas, a Universidade Federal de Juiz de Fora vai receber o acervo documental do Fórum 8M e de outros coletivos e organizações de mulheres da cidade de Juiz de Fora. Na ocasião, será assinado o termo de doação.

O evento encerra a programação de atividades realizadas, pela universidade, em comemoração do mês das mulheres.  

Esse acervo ficará sob a guarda do Arquivo Central da UFJF que vai conhecer a documentação e começar a traçar as estratégias do tratamento adequado, a organização, a divulgação e as ações para contribuir para a consciência de movimentos sociais acerca da importância da organização e preservação de seus documentos.

Anote:

Data: 28 de março, segunda-feira

Horário: 17 horas

Local: auditório da Reitoria da UFJF com transmissão pelo Canal do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia.

Conheça alguns documentos pertencentes ao acervo do 8M:

Leia mais:

A ideia da doação surgiu da live promovida pelo Arquivo Central “Arquivos de mulheres em pauta: por que são tão raros?”,  apresentada  na Semana Nacional de Arquivos de 2021. A temática era exatamente debater a falta de arquivos de mulheres e de movimentos de mulheres, sobretudo de mulheres racializadas, disponíveis para pesquisa.
Depois de organizado, o acervo  do 8M ficará disponível ao público. A documentação vai oferecer várias possibilidades de pesquisa em temas como  história de movimentos feministas, políticas públicas para mulheres, sobretudo as que que dizem respeito à violência de gênero,  a manutenção da Lei Maria da Penha, os investimentos públicos, os direitos da mulher trabalhadora e a defesa dos direitos femininos.

O Arquivo Central da UFJF tem sob sua guarda um acervo que registra a história da sociedade local e regional.  Durante este mês de março, vem divulgando ações e documentos de seu acervo relativos à preservação da memória e do patrimônio documental de mulheres. A doação do acervo do 8M vai ao encontro das preocupações de nossa instituição com a valorização da história e da luta pelo reconhecimento e defesa dos direitos femininos. Com essa iniciativa,  inclusive rara  no nível nacional, o Arquivo Central  pretende dar visibilidade aos arquivos de movimentos de mulheres, especialmente em Juiz de Fora,  que registram as ações de organizações políticas e sociais,  sindicatos,  grupos de mulheres e  interessados em defender os direitos das mulheres.

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ 

Instagram