Fechar menu lateral

5 anos do Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Divulgamos as informações que recebemos do Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais acerca da comemoração dos 5 anos de sua criação:

5 anos do Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais curso

 

O Arquivo Permanente mantém sob a sua guarda documentos históricos datados dos séculos XVIII, XIX e primeira metade do século XX, garantindo a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos institucionais de guarda permanente e a proteção da história do Judiciário Mineiro.

As informações obtidas nas pesquisas frutos do seu acervo auxiliam na garantia dos direitos dos cidadãos, bem como de pessoas, entidades e comunidades que, de alguma forma, apresentaram suas demandas para que fossem solucionadas pelo Estado-Juiz ao longo do tempo. O acervo recolhido contém informações sobre o contexto político, social e jurídico das comarcas mineiras. Ainda está em fase de construção e tende a se ampliar com o recebimento de novos documentos e aprimoramento das suas atividades voltadas a maior publicidade e conhecimento do seu conteúdo.

As consultas direcionadas ao Arquivo Permanente atendem aos mais variados interesses, desde a comprovação de direitos pessoais até o subsídio a pesquisas de historiadores, juristas, arquivistas, genealogistas e estudantes universitários.

5 anos do Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais curso

 

 

 

 

 

Relevando a importância dos trabalhos desenvolvidos a partir do acervo que integra o Arquivo Permanente do TJMG, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convida os gestores de entidades arquivísticas, museológicas, educacionais, bem como os profissionais que atuam nas áreas de conhecimento afetas e o público em geral a participarem do evento on-line “Comemoração do Aniversário de 5 anos do Arquivo Permanente do TJMG”, que será transmitido por meio da página da EJEF no Youtube, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2021, das 18h30min às 20h30min.

Inscrições abertas até as 12 horas do dia 20 de setembro de 2021.

 

 

 

 

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ 

Instagram