Fechar menu lateral

Arquivologia e preservação no Pará

PRODOC - Projeto Preservação Documental e Organização dos Arquivos Históricos das Comarcas de Bragança e de Ourém no Nordeste do Pará.

 

Filipe de Sousa Miranda, que tem participado dos cursos oferecidos pelo LaphArq, desenvolve uma pesquisa no Programa de Pós- Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural  da Universidade Federal do Pará, Em seu trabalho, o mestrando busca analisar as ações, atualmente implementadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará,  de preservação dos registros das Comarcas de Bragança e Ourém, no nordeste do Pará. 

Filipe se preocupa com a indiferença da sociedade bragantina em relação à perda de seu patrimônio arquivístico. Ele acredita que se deve criar estratégias de educação e de difusão de patrimônio que busquem aproximar arquivo e sociedade e tenham como resultado a ampliação sentimento de pertencimento dos cidadão em relação a esses arquivos. 

As preocupações do nosso colega também vem ao encontro de um dos objetivos do LaphAqr que é integrar profissionais e trabalhar de forma interdisciplinar: história, patrimônio, memória, preservação…. tudo ao mesmo tempo.

Filipe faz divulgação das atividades de sua equipe no site do Projeto Preservação Documental e Organização dos Arquivos Históricos das Comarcas de Bragança e de Ourém no Nordeste do Pará (PRODOC).

Futuramente o acervo que está sendo digitalizado poderá ser acessado nesse endereço..