Fechar menu lateral

Dia do Imigrante no Arquivo Central

No dia 25 de junho é celebrado o dia do imigrante. A data coincide com as comemorações da semana da imigração japonesa, que começa no dia 18 de junho.  O Brasil, como sabemos, recebeu imigrantes de várias partes do mundo, o que caracteriza nossa diversidade cultural. Juiz de Fora não foi diferente e recebeu muitos imigrantes que aqui se instalaram, criaram seus filhos e participaram ativamente da economia e desenvolvimento local.

 

Fundo Filippe Coury Jabour - santinhos

Fundo Filippe Coury Jabour – santinhos

A história dos imigrantes na região está registrada especialmente nos processos cíveis do Fórum Benjamin Colucci, sob nossa guarda, e em outros fundos, como o de Filippe Coury Jabour, que contém santinhos de missas de sétimo dia de vários libaneses que adotaram o Brasil como seu lar.

Documentos da história da imigração em Juiz de Fora

fundo Panteleone Arcuri 3 26062020Dia do Imigrante 26062020fundo Panteleone Arcuri 2 26062020

 

fundo Panteleone Arcuri 1 26062020Dia do Imigrante 2 26062020

 

 

Juiz de Fora recebeu muitos imigrantes que aqui se instalaram, criaram seus filhos e participaram ativamente da economia local.

Nos processos do Fórum Benjamin Colucci, encontram-se muitos documentos que registram a presença de negócios de imigrantes.

Página de um processo do Fórum Benjamin Colucci

Página de um processo do Fórum Benjamin Colucci

1Página de um processo do Fórum Benjamin Colucci

Página de um processo do Fórum
Benjamin Colucci

O arquivo do 4º Cartório Cível do Fórum Benjamin Colucci se encontra sob a guarda do Arquivo Central. É constituído por documentos cartorários que têm servido de base à pesquisa acadêmica nas áreas de história, cultura e sociologia.Também consultam esses documentos os cidadãos ou profissionais que desejam conhecer a história de sua família, produzir textos jornalísticos ou preparar material didático.

Documentos do fundo Filippe Coury Jabour

fundo Wilson Jabour hino nacional libanês

Em 2012, o Arquivo Central recebeu os documentos do comerciante libanês Filippe Coury Jabour. Esse conjunto  registra um pouco da memória da comunidade libanesa existente em Juiz de Fora e é constituído por diversos tipo de documentos, como cartas, folhetos, periódicos, que recriam um pedaço do Líbano no Brasil.

fundo Filippe Coury Jabour - cartas

fundo Filippe Coury Jabour – cartas